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 [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado! 
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Organizador DF
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Mensagem [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
ALELUIA!!!!! :grito:

Compartilho aqui no Mecânica e Elétrica em Geral mais uma vitória minha deixando meu Vecão praticamente "ZERADO" depois disso. Não tenho mais nada para me preocupar com meu carro depois do dia de hoje. Meu GLS com kit do CD funciona tudo, acende tudo, liga tudo e tá com a cara do dono agora. :wink:

Vamos à história
Se não todos, mas pelo menos a maioria dos membros sabe que eu estava em constante conflito com o ar condicionado do meu carro. Tenho um Vectra GLS 97/98 com ar analógico e depois que fiz a manutenção no compressor, nunca mais funcionou como deveria. Fiquei um ano brigando com o sistema e nada desse ar condicionado voltar ao funcionamento original.
Ora, mas como você é um especialista em sistema de arrefecimento e pôde apanhar tanto assim, o ano todo, sem descobrir o problema? Pois é, mas a demora e persistência me fizeram aprender ainda mais!
Só lembrando aos astronáutas da Estação Espacial que "ar condicionado" tem tudo a ver com "sistema de arrefecimento". Vou explicar o por quê, tenha paciência.

Como estava
Eu ligava o ar condicionado do meu carro e a temperatura subia em vez de abaixar.
Abaixar? Sim!!! :shock:
Quem acompanha os tópicos onde há explicações minhas e também do meu amigo da Regional de Goiânia Zé Leal, sabe que com o ar condicionado ligado, a temperatura do motor trabalha na casa dos 80º. (não se desespere, vou explicar isso de novo)
Aí, com o ar condicionado ligado, a temperatura do motor subia até 97° forçando o sistema de emergência ligar o 2° estágio das ventoinhas para baixá-la para 90° e ficava constantemente assim. Subia para 97° ... ligava o 2° estágio das ventoinhas ... baixava para 90°.

O problema
Após fazer a manutenção do compressor, a sujeira deixada pelo "lindo e maravilhoso técnico" da Climauto (que os brasilienses guardem bem este nome para nunca levar seus carros lá) foi levada para essa peça aqui:

Imagem

essa peça é chamada "filtro secador" e fica instalada "maravilhosamente bem" atrás do farol esquerdo. :evil:
Eu disse "maravilhosamente bem" porque por obrigação precisa tirar o parachoque dianteiro para trocar essa peça.
No detalhe da foto eu estou segurando o filtro antigo e o novo já está instalado. Veja que a diferença é nítida né? O antigo estava porcão.
Ouvi alguém perguntar para que serve isso... bom, como o próprio nome diz, serve para filtrar. Mas filtrar o que? O gás do ar e não deixar que ele condense e dê goteiras nos difusires do painel. E ele também é o responsável pelos maus odores vindos do ar. Então cheiro ruim no ar, hora de fazer a limpeza. Só que no meu caso não dava mais devido ao estado do filtro. Então, só um novo mesmo.
Para se fazer a limpeza do sistema de ar condicionado, precisa-se tirar o gás antigo para que uma máquina sugadora retire todas as impurezas lá de dentro, processo que dura em média uns 15 minutos. Após, coloca-se o gas novo e voalá!!! Seu ar estará novinho em folha! :mrgreen:

Vamos à segunda peça que foi trocada então:

Imagem

O nome disso que estou segurando? Pressostato!
Esse que estou segurando é de um Xsara 1.8 de 16v. Ora, mas o que esse pressostato estava fazendo no seu carro? Fiz essa pergunta para mim mesmo também. Por incrível que pareça, o do Xsara cabe direitinho no Vectra. Estranho não? Mas funciona direitinho também? NA - NA - NI - NA - NÃO!!! :?
O pressostato é o instrumento de medição de pressão do gas do ar condicionado circulando no motor. Ele é o responsável direto pelo acionamento do 2° estágio das ventoinhas enquanto o ar está ligado!!! Vou explicar já já.
Instalado um original GM "para Vectra", resolvido o problema de pressão.

Como está agora
Assim:

Imagem

Sistema em ordem e nessa foto as ventoinhas estavam em pleno 2° estágio e a todo vapor baixando a temperatura do motor. A foto mostra a ventoinha externa trabalhando.

Explicações de funcionamento
Estou com preguiça de digitar. Assim, colei aqui uma das minhas próprias explicações. :mrgreen:

Val escreveu:
Agora gente ...

quero que prestem atenção no que direi a vocês, mas o que direi aqui não difere em nada daquilo que eu falei nos tópicos relacionados a esse assunto. Aqui mesmo nesse tópico eu e o Zé Leal explicamos muito sobre o assunto. É só voltar e procurar bem que aqui no "Mecânica e Elétrica em Geral" vôcês acharam as respostas detalhadas minhas sobre o assunto.

1- segundo estágio das ventoinhas
Com o ar desligado, DESLIGADO, se o sistema estiver em ordem, água limpa com aditivo e reservatório também, sensores e etc, você não verá o 2° estágio das ventoinhas ligar nunca! O 1° estágio se encarrega de baixar a temperatura dos 92° para 87° sem problema nenhum.

2- Ventoinhas e ar condicionado
o ar condicionado dos Vectras "B" em diante funciona junto com a central.
Assim que você ligar o ar concicionado, a central envia um sinal para o disparo do 2° estágio das ventoinhas para baixar a temperatura para próximo dos 80° seja onde você estiver, trânsito, estrada ... onde for, a temperatura abaixará para próximo dos 80° no painel.

3- quando entra o 2° estágio então com o ar desligado?
só no inferno onde o calor é insuportável! :mrgreen:
Sério agora ... só quando a temperatura do motor atingir 97° Célsius. Mas quando atinge esse valor, significa que alguma coisa está em desarmonia no sistema. Algum sensor ou relê que não está funcionando deixou a temperatura atingir esse valor e o 2° estágio entrou em funcionamento no modo emergência.

4- qual a melhor maneira de descobrir isso se eu já troquei tudo alí?
Indo na concessionária e pedir ao técnico para passar o Tech II regulado só para escaniar o ar condicionado. Aí o problema aparecerá com certeza porque já que o ar funciona junto com a central, ela dirá para o Tech II o problema.

Dúvidas estamos aí e perguntem à vontade. :wink:


No item 3 eu expliquei como o 2° estágio entra em operação com o ar desligado. Faltou explicar quando o 2º estágio das ventoinhas liga com o ar ligado.
Isso acontece quando você liga o ar condicionado e a pressão dentro do sistema sobe acima de 250 psi. Normalmente isso ocorre quando a temperatura do motor atinge a casa de 85° no painel. Isso não é constante, pois observando hoje vi que ora o 2° estágio das ventoinhas entrava em 85°, ora em 87°, ora em 83° ... enfim, só ligará o 2° estágio das ventoinhas quando o sistema atingir uma pressão de 250 psi ou mais. Qual o sensor que mede essa pressão? Já falei aqui em cima: pressostato! É ele que sabe qual é a pressão do sistema nesse exato momento. Se subir para mais de 250 psi, ele emite um sinal para os relês dispararem o 2º estágio das ventoinhas. Por que isso? Porque as duas ventoinhas ligadas no 2° estágio abaixarão a temperatura do motor e em consequência abaixará a pressão do sistema de refrigeração. Quando a pressão do ar condicionado abaixa para menos de 250 psi, as ventoinhas voltam-se para o 1° estágio novamente. Isso acontece quando a temperatura do motor no painel chega na casa dos 80°. Também não é constante isso não! Observando isso hoje, o 2° estágio desligou ora em 80°, ora em 79°, ora em 81°.

Veredito

Retífica do compressor: juntas, selos, óleo e filtro da cabine: 330 reais
gás sem CFC: 80 reais
Pressostato original: 120 reais (com desconto)
Bujão filtro secador: 170 reais (com desconto)
M.O.: só 100 reais porque eu sou o coordenador da Regional do DF :twisted:
Total: 800 pratas!!!

Nunca coloquem peças paralelas. Elas não duram nada e certamente você voltará no local para trocar a peça paralela queimada por uma original. Vale a pena pagar a diferença.
É só crianças! Espero ter ajudado mais uma vez os que precisam.

Dúvidas perguntem à vontade e eu estou muuuuito feliz hehehe!!!!

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Editado pela última vez por Val em Ter Fev 23, 2010 12:59 pm, em um total de 1 vez.



Dom Fev 21, 2010 2:59 am
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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
Até que enfim o Val fez um tópico que presta. :mrgreen:


Dom Fev 21, 2010 6:44 pm
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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
Val, ainda bem que vc conseguiu resolver esse problema!

No meu carro, com AC ligado, a ventoinha entra na alta por volta dos 92°C, baixando até 88°C. Achava que no seu caso, estava assim tb, e não nessa situação crítica.

Vou ter que dar um confere pelo menos no pressostato, pois meu AC tá gelando bastante, mas não chega a pingar água no chão. Depois que arrumei o recirculador, ficou muito bom. Só tá faltando mesmo a temperatura do motor trabalhar certinho. Lembra-se do vídeo que fiz do funcionamento das ventoinhas? Deve ser um mal contato no pressostato. Por acaso, como tenho acesso a ele?

Um abraço!

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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
o meu carro, nao é o pressostato que voce mostrou, mas aquele outro componente que fica ao lado dele.. vez ou outra a ventoinha fica disparada direto na segunad velocidade.. entao solto o plugue daquela peça e ligo novamente, e o problema para (ja limpei o conector, mas com o tempo acontece dnovo)
precisa trocar será? se tirar fora, o gas tambem se vai nao?

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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
^ Dionei ...
acho que não viu?
Quando o menininho da técnica colocou meu pressostato, o gás já estava no sistema. Então significa que tem uma válvula lá que é acionada quando rosqueado o pressostato até o fim. Aí, a válvula abre e o gás entra em contato com o sensor. Vou ver isso direitinho com ele e te falo. :wink:

José Leal escreveu:
Deve ser um mal contato no pressostato. Por acaso, como tenho acesso a ele?


O pressostato fica em baixo da ventoinha do motor em dutos por onde passa o gás.
É facinho achar, Zé. Com o motor frio, coloca a mão alí em baixo e você consegue alcançar ele. Enfia limpa contato alí que pode melhorar. É que a posição do pressostato é horrível. Qualquer poça d'água já chega nele.
Mas Zé ... de uma coisa eu falo ... não tem nada melhor do que uma peça nova e original! :mrgreen:

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Seg Fev 22, 2010 1:39 pm
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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
se vc puder confirmar pra mim mesmo.. realmente me ajudaria muito!
mas será que é o pressostato que estou com problema? o que eu desligo e limpo é uma peça com um plugue de dois fios, o menorzinho, nao aquele maior com o conector de 3 pinos

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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
^ Dionei...

era o que eu pensava mesmo.
Não vaza gás sem o pressostato nos dutos. Só com o transdutor que é outro sensor de que você estava falando. Tem uma válvula parecida com os bicos que tem no pneu que impede que o gás vaze. Já o transdutor vaza sim. Esse não tem válvula não.
Agora, o técnico te aconselhou a não tirar o pressostato de lá sem motivo nenhum. Você pode jogar WD40 com ele lá nos dutos mesmo.
Dúvidas estamos aí. :wink:

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Seg Fev 22, 2010 5:27 pm
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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
no fim de semana vou limpar bem os conectores pra ver se o problema para
valeu!

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Seg Fev 22, 2010 7:36 pm
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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
Valeu, Val! Vou dar uma olhada.

Parece que enquanto o motor aquece, o problema agrava, pois até os 80°C, a ventoinha fica naquele esquema ideal. Mas enquanto o motor vai esquentando, as ventoinhas passam a funcionar mais tarde.

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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
Ae Val Parabéns !!

Agora sim heim...

Finalmente acabou o seu calvário... hehehe

as vezes para achar um problema é melhor trocar todas as peças e dar uma geral na máquina, ela sempre volta melhor do que nunca... hehehe
eu quem o diga.. eu quem o diga...

abçs

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Seg Fev 22, 2010 8:43 pm
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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
Moreno ...

o Zé Leal precisou vim aqui em Brasília para me ajudar no diagnóstico. :mrgreen:
No dia, medimos as tensões dos relês e testamos o chicote das ventoinhas praticamente todo com o multímetro do Zé.
Mas quem iria saber que o problema era o maldito "filtro secador" que não dava pressão suficiente no sistema do ar?
O que eu fiz foi o que você mesmo disse. Testei peça por peça do ar condicionado até achar o problema. Nem carro novo tem o ar que eu tenho agora! :D

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Ter Fev 23, 2010 1:05 pm
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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
Val escreveu:
Moreno ...

o Zé Leal precisou vim aqui em Brasília para me ajudar no diagnóstico. :mrgreen:
No dia, medimos as tensões dos relês e testamos o chicote das ventoinhas praticamente todo com o multímetro do Zé.
Mas quem iria saber que o problema era o maldito "filtro secador" que não dava pressão suficiente no sistema do ar?
O que eu fiz foi o que você mesmo disse. Testei peça por peça do ar condicionado até achar o problema. Nem carro novo tem o ar que eu tenho agora! :D


Pronto !!!

Eu já incluí seu tópico no meu tópico viewtopic.php?f=4&t=34050

Coloquei como tópicos relacionados. Assim acho que juntamos uma fonte preciosa sobre o sistema de arrefecimento e assim fechamos o ciclo.

Quem tiver dúvida sobre problemas do sistema basta ler os tópicos que achará solução...

abçs

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Qua Fev 24, 2010 12:23 am
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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
^ Moreno ...

eu sempre dou umas olhadinhas no seu tópico, mas queria ler ele na íntergra com um pouco mais de tempo.
Queria comentar algumas coisas de lá e também acrecentar algumas informações.
Apesar disso, está muito bem feito. :wink:

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Qui Fev 25, 2010 6:45 pm
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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
val ,
parabens pelo topico , com ele vc diagnosticou um probleminha que começou aparecer no funcionamento do meu ac , logo quando eu o desligava; e mantinha a circulação ligada por mais um tempo pra evitar mau cheiro, ocorria uma condensação nos difusores do painel , o que por suas explicaçoes e devido ao tal secador, agora te pergunto: ele e selado e não tem como dar manutençao por isso vc o trocou? e ao troca-lo vou ter que dar nova carga de gas ?
passo a palavra a vc doutor em ac/arrefecimento...

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Qui Fev 25, 2010 9:20 pm
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Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!
Val escreveu:
^ Moreno ...

eu sempre dou umas olhadinhas no seu tópico, mas queria ler ele na íntergra com um pouco mais de tempo.
Queria comentar algumas coisas de lá e também acrecentar algumas informações.
Apesar disso, está muito bem feito. :wink:


Opa Valeu !!!

Não seja por isso...

sinta-se a vontade para sugestões e/ou correções no tópico...

abçs

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