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 Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [AGORA SIMMM] 
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Vectra Clube
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
Caros amigos
Boa tarde !!!!

fiz alguns testes mais acho que estou com problemas ...
meu vectra 98 2.2 8v aciona as duas ventoinhas em 92º e baixa pra 89º
Qndo aciono o ar ele liga as duas na primeira rotação
Qndo chega nos 90º ele aciona a segunda rotação da ventuinha interna por 5 segundos e para, mas as outras continuam funcionando na velocidade baixa mais nao volta pra 89º
Se acelerero um pouco; novamente aciona o 2º estagio da ventinha interna na segiunda velocidade
Isso tudo com o carro parado, qndo ando com ele e aciono o ar a temperatura vai para uns 97º e so baixa se eu desligo o ar
Acho q o segundo estagio nao está funcinando com o carro em movimento
Há mais uma duvida, a ventoinha externa tem 2 estagios tmb ???
Nao e ela q e responsavel pelo resfriamento do ar condicionado ??? pois o meu não gela muito e tem gas e nao tem vazamento, se tiver 2 estagios nao teria de ser ativado o 2º estagio qndo se liga o ar
fico grato pela atenção e pela ajuda ....

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Seg Nov 02, 2009 3:15 pm
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
NINGUEMDORME13 escreveu:
Caros amigos
Boa tarde !!!!

a ventoinha externa tem 2 estagios tmb ???

Sim, a externa tambem tem dois estagios. Pode ser que o resitor de amortecimento tenha queimado a parte relativa a esse estagio. Em cima do radiador tem um plugue grande, esse plugue é da ventuinha externa e tem tres fios que são: MARRON, PRETO e VERMELHO. Se voce desconectar esse plugue e atravez de um multímetro medir sua continuidade, vera que os tres se interligam entre si. Se um deles estiver sem continuidade, o mesmio correspondera ao resistor queimado.
Verifique tambem os cebolões que ficam no radiador. Abs.

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Ter Nov 03, 2009 1:32 pm
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
agora eh minha vez de ter problemas..
cebolinha testada e esta ok, termostatica nova, relês todos bons e originais e os plugues tambem
estava funcionando normalmente e inventou, do nada, de ligar a velocidade alta das ventoinhas o tempo todo.. virou a chave, ligou
tirando o rele da velocidade alta, a baixa aciona normalmente como deveria ser
vou revisar no proximo fds a fiação.. acho que deve ter algum curto circuito nos fios..
pelo que vi, o positivo que aciona a segunda velocidade tambem é usada naqueles sensores que ficam presos na tubulacao de gas do ar condicionado, logo abaixo dos radiadores.. estou desconfiado de algum problema eletrico ali

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Ter Nov 03, 2009 1:47 pm
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Registrado em: Sex Nov 23, 2007 1:16 pm
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
WACD97 escreveu:
NINGUEMDORME13 escreveu:
Caros amigos
Boa tarde !!!!

a ventoinha externa tem 2 estagios tmb ???

Sim, a externa tambem tem dois estagios. Pode ser que o resitor de amortecimento tenha queimado a parte relativa a esse estagio. Em cima do radiador tem um plugue grande, esse plugue é da ventuinha externa e tem tres fios que são: MARRON, PRETO e VERMELHO. Se voce desconectar esse plugue e atravez de um multímetro medir sua continuidade, vera que os tres se interligam entre si. Se um deles estiver sem continuidade, o mesmio correspondera ao resistor queimado.
Verifique tambem os cebolões que ficam no radiador. Abs.


resistor de amortecimento ...nossaaaaa ...rsss
Cara, desculpe a minha ignorancia mas onde fica este resistor e no relê ???
Sei usar mais ou menos o multimetro, como faço pra medir a continuidade, outra coisa qndo coloco o ar no low no caso do digital, nao teria q acionar o segundo estagio da ventinha externa pra gelar mais ???
obrigado pela atenção

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Ter Nov 03, 2009 2:39 pm
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
Ninguémdorme, dependendo do esquema elétrico do seu carro (sensor ou cebolão), pode ser que não exista esse resistor.

No esquema elétrico da outra página, vc pode ver que nos modelos sem cebolão, quem faz a velocidade baixa das ventoinhas é uma ligação em série entre os motores. Quando é exigido o maior resfriamento, um relê reversível (marrom) desfaz a ligação em série e liga-as em paralelo.

--

Dionei, mesmo aparentemente estando bom, pode ser que o relê tenha colado atracado, fazendo com que a velocidade alta das ventoinhas seja acionada quando vc liga a chave. Se for isso mesmo, se vc inverter os relês das velocidades alta X baixa, fatalmente a velocidade baixa delas vai funcionar assim que vc ligar a chave, mesmo com o motor gelado.

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Ter Nov 03, 2009 8:17 pm
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
José Leal escreveu:
Ninguémdorme, dependendo do esquema elétrico do seu carro (sensor ou cebolão), pode ser que não exista esse resistor.

No esquema elétrico da outra página, vc pode ver que nos modelos sem cebolão, quem faz a velocidade baixa das ventoinhas é uma ligação em série entre os motores. Quando é exigido o maior resfriamento, um relê reversível (marrom) desfaz a ligação em série e liga-as em paralelo.

--

Dionei, mesmo aparentemente estando bom, pode ser que o relê tenha colado atracado, fazendo com que a velocidade alta das ventoinhas seja acionada quando vc liga a chave. Se for isso mesmo, se vc inverter os relês das velocidades alta X baixa, fatalmente a velocidade baixa delas vai funcionar assim que vc ligar a chave, mesmo com o motor gelado.


ja fiz isso.. independente do rele que coloque na posicao de velocidade alta, ele arma na hora
fds vou revisar o chicote :/

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Qua Nov 04, 2009 9:42 am
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
entao pq a temperatura sobe qndo eu ligo o ar e so baixa qndo eu desligo ???
O segundo estagio da ventuinha interna esta funcionando, a externa nao sei como testar somente ela
pois qndo tirei o primeiro rele acionol somente a interna no segundo estagio
Qual será a solução caros amigos

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Qua Nov 04, 2009 11:36 am
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
NINGUEMDORME13 escreveu:
Qndo chega nos 90º ele aciona a segunda rotação da ventuinha interna por 5 segundos e para, mas as outras continuam funcionando na velocidade baixa mais nao volta pra 89º
Se acelerero um pouco; novamente aciona o 2º estagio da ventinha interna na segiunda velocidade


Estranho!
Esse não é o comportamento das ventoinhas do Vectra.
As ventoinhas do Vectra funcionam em paralelo, ou seja, o que uma faz, a outra faz também. Se uma liga, a outra também liga. Se uma desliga, a outra também. Se uma liga o 2° estágio, a outra também. Isso funciona pelo menos até o 2005 porque eu não vi ainda o funcionamento do Vectras "C".

O que eu e o Zé Leal chegamos a uma conclusão, é de que se tudo está novo e testado e mesmo assim as ventoinhas não se comportam do jeito que devem para baixar a temperatura do motor para 80°C quando o ar está ligado, significa que o chicote está ligado errado.
O chicote do ar condicionado e ventoinhas devem ser ligados em conjunto com a caixa de relês da frente da bateria de modo a ligar o 2° estágio das ventoinhas para baixar a temperatura do motor para 80°C. Isso única e exclusivamente com o ar condicionado ligado. Com o ar desligado, a temperaura normal de funcionamento é de 90°C chegando aos 92° para acionar o primeiro estágio abaixando para 87º 88º.
Confirmando ... se tudo está novinho no seu carro, relês, cebolão, água do radiador, termostática etc ... e ainda sim a temperatura está alta, o problema é chicote! E o único a solucionar isso é um BOMMMMM eletricista que saiba do sistema elétrico do Vectra. Agora para achar esse maldito eletricista é outra tarefa dura!

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Qua Nov 04, 2009 2:53 pm
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Registrado em: Sex Nov 23, 2007 1:16 pm
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
Val escreveu:
NINGUEMDORME13 escreveu:
Qndo chega nos 90º ele aciona a segunda rotação da ventuinha interna por 5 segundos e para, mas as outras continuam funcionando na velocidade baixa mais nao volta pra 89º
Se acelerero um pouco; novamente aciona o 2º estagio da ventinha interna na segiunda velocidade


Estranho!
Esse não é o comportamento das ventoinhas do Vectra.
As ventoinhas do Vectra funcionam em paralelo, ou seja, o que uma faz, a outra faz também. Se uma liga, a outra também liga. Se uma desliga, a outra também. Se uma liga o 2° estágio, a outra também. Isso funciona pelo menos até o 2005 porque eu não vi ainda o funcionamento do Vectras "C".

O que eu e o Zé Leal chegamos a uma conclusão, é de que se tudo está novo e testado e mesmo assim as ventoinhas não se comportam do jeito que devem para baixar a temperatura do motor para 80°C quando o ar está ligado, significa que o chicote está ligado errado.
O chicote do ar condicionado e ventoinhas devem ser ligados em conjunto com a caixa de relês da frente da bateria de modo a ligar o 2° estágio das ventoinhas para baixar a temperatura do motor para 80°C. Isso única e exclusivamente com o ar condicionado ligado. Com o ar desligado, a temperaura normal de funcionamento é de 90°C chegando aos 92° para acionar o primeiro estágio abaixando para 87º 88º.
Confirmando ... se tudo está novinho no seu carro, relês, cebolão, água do radiador, termostática etc ... e ainda sim a temperatura está alta, o problema é chicote! E o único a solucionar isso é um BOMMMMM eletricista que saiba do sistema elétrico do Vectra. Agora para achar esse maldito eletricista é outra tarefa dura!



ENTAO VAL ...
COM AR LIGADO E O CARRO PARADO, ELE ACIONA O 2º ESTAGIO DA VENTUINHA INTERNA MAS ELA FICA LIGADA SÓ POR UNS 5 SEGUNDOS E NAO BAIXA PRA 80º C
COM O CARRO ANDANDO COM AR LIGADO CHEGA A 97º C E NAO LIGA O 2º ESTAGIO, SO BAIXA SE EU DESLIGO O AR ..." ELETRECISTA QUE CONHECE SISTEMA ELETRICO DE VECTRA E QUE NEM PÉ DE COBRA ,QUEM VÊ MORRE "...RSSS

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Qua Nov 04, 2009 6:34 pm
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
NINGUEMDORME13 escreveu:
Val escreveu:
NINGUEMDORME13 escreveu:
Qndo chega nos 90º ele aciona a segunda rotação da ventuinha interna por 5 segundos e para, mas as outras continuam funcionando na velocidade baixa mais nao volta pra 89º
Se acelerero um pouco; novamente aciona o 2º estagio da ventinha interna na segiunda velocidade


Estranho!
Esse não é o comportamento das ventoinhas do Vectra.
As ventoinhas do Vectra funcionam em paralelo, ou seja, o que uma faz, a outra faz também. Se uma liga, a outra também liga. Se uma desliga, a outra também. Se uma liga o 2° estágio, a outra também. Isso funciona pelo menos até o 2005 porque eu não vi ainda o funcionamento do Vectras "C".

O que eu e o Zé Leal chegamos a uma conclusão, é de que se tudo está novo e testado e mesmo assim as ventoinhas não se comportam do jeito que devem para baixar a temperatura do motor para 80°C quando o ar está ligado, significa que o chicote está ligado errado.
O chicote do ar condicionado e ventoinhas devem ser ligados em conjunto com a caixa de relês da frente da bateria de modo a ligar o 2° estágio das ventoinhas para baixar a temperatura do motor para 80°C. Isso única e exclusivamente com o ar condicionado ligado. Com o ar desligado, a temperaura normal de funcionamento é de 90°C chegando aos 92° para acionar o primeiro estágio abaixando para 87º 88º.
Confirmando ... se tudo está novinho no seu carro, relês, cebolão, água do radiador, termostática etc ... e ainda sim a temperatura está alta, o problema é chicote! E o único a solucionar isso é um BOMMMMM eletricista que saiba do sistema elétrico do Vectra. Agora para achar esse maldito eletricista é outra tarefa dura!



ENTAO VAL ...
COM AR LIGADO E O CARRO PARADO, ELE ACIONA O 2º ESTAGIO DA VENTUINHA INTERNA MAS ELA FICA LIGADA SÓ POR UNS 5 SEGUNDOS E NAO BAIXA PRA 80º C
COM O CARRO ANDANDO COM AR LIGADO CHEGA A 97º C E NAO LIGA O 2º ESTAGIO, SO BAIXA SE EU DESLIGO O AR ..." ELETRECISTA QUE CONHECE SISTEMA ELETRICO DE VECTRA E QUE NEM PÉ DE COBRA ,QUEM VÊ MORRE "...RSSS


Eu também estou com esse mesmo problema no arrefecimento, ou melhor, ainda estou com esse problema, pois pensei que eu tinha corrigido e não corrigi. e agora o carro está com tudo novo, todos sensores, válvulas e tudo peça original GM.
Eu vou tentar fazer um teste semana que vem com um cara que mexe com ar e com um eletricista que me foi indicado, se nenhum deles solucionar o enigma vou levar o Vectra na GM, se a GM não arrumar, ninguém arruma.

abçs

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Qua Nov 04, 2009 10:10 pm
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
um fato curioso eh que aqueles sensores (acho que sao sensores) que ficam na tubulacao do gas tao ligados de alguma forma com esses reles tb..
eu vou revisar o chicote do meu no fds e se descobrir o rolo posto aqui

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Qua Nov 04, 2009 11:51 pm
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
Dionei, na verdade, aqueles sensores estão ligados na central de IE, para controlar a marcha-lenta e provavelmente desligar o compressor caso a pressão do sistema esteja muito alta/baixa.

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Qui Nov 05, 2009 5:49 pm
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [RESOLVIDO]
Agora SIMMMMMMMM !!!!

Senhores, agora o meu problema foi corrigido definitivamente.

Nessa segunda feira levei o carro no mecânico decidido a descobrir o pq do carro estar trabalhando mais quente do que o normal mesmo depois de ter trocado todo o sistema de arrefecimento. E assim o fiz, deixei o carro com ele essa semana e dei carta branca para ele levar o carro em todos especialistas possíveis para tentar diagnosticar o que estava ocorrendo.

Ele levou o carro em um especialista em ar condicionado automotivo, pois suspeitando ser algo no ar do carro pelo fato de com o ar ligado o carro trabalhar muitooo quente, e o cara fez uma devassa no ar do carro, fez vários testes com vários aparelhos e manômetros e o veredito era que o ar condicionado estava OK e em pleno vigor.

Depois ele levou em um eletricista e o veredito foi o mesmo, o chicote estava OK
O chicote da ventoinha estava OK

Só restava levar o carro em um especialista em painel onde foi feita a aferição do mesmo. E não era que o problema esteve todo esse tempo bem em frente de meus olhos ???

Era o painel que estava aferido errado e sendo assim ele marcava a temperatura errada.

Painel aferido corretamente agora o carro está trabalhando igual os outros Vectras, ele agora não passa dos 90º e se passar um pouco dos 90º ele já aciona a segunda velocidade fazendo a temperatura baixar dos 90º assim como o Val descreveu como deveria funcionar a temperatura dos Vectras.

Acho que eu talvez nem precisasse trocar tudo que eu troquei, mas pelo menos foi bom, pois agora sei que todo o sistema de meu carro está 100% original e com todas peças novas e genuínas...

Fica aí a dica...

Não se esqueçam que uma das checagens do problema é o próprio painel do carro e não somente o sensor da temperatura do painel que fica no motor...


abçs

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Sáb Nov 14, 2009 1:25 am
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [AGORA SIMMM]
Aff, não é possível, Ricardo! Um problema "banal" deixar vc doido assim...

Mas como vc disse, agora tá tudo novo e original.

--

Val, caia duro de inveja: depois que fizemos aqueles testes aí em BSB, as ventoinhas do meu carro voltaram a trabalhar de acordo, e a temperatura do motor está por volta dos 80°C com o AC ligado :lol:

Mas falando sério, não sei o que houve. Parece que ao trocar o relê, a central de IE readaptou os parâmetros.

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Sáb Nov 14, 2009 1:05 pm
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Mensagem Re: Numero/Codigo dos Relês das ventoinhas [AGORA SIMMM]
PESSOAL !

COMO O PONTEIRO DO MEU MARCADOR DE TEMPERATURA ESTA MEIO LOUCO , VOU LEVAR EM UM ESPECIALISTA , POIS TAMBÉM FIZ IGUAL AO NOSSO AMIGO TROQUEI , VÁLVULA TERMOSTÁCITA, SENSOR DE TEMPERATURA , ATÉ A TAMPA DO RESERVATÓRIO DE ÁGUA FOI TROCADA .
COMO ESSES DIAS EU ANDEI COM O CARRO A TEMPERATURA FICAVA SÓ NOS 100ºGRS, AÍ ACABEI DANDO AQUELE TOQUE NO VIDRO DO PAINEL O FAMOSO ( TOC TOC ) E O PONTEIRO DOS 100º DESPENCOU PARA OS 90º GRAUS DE UMA SÓ VEZ .

ASSIM QUE TIVER RESULTADOS REFERENTE A AUTO ELETRICA DO PAINEL COLOCO AQUI NO FORUM .

VALEU GALERA ..

OBS: ESSE CLUBE REALMENTE É EXCELENTE AQUI TIRAMOS TODAS AS NOSSAS DÚVIDAS E TROCAMOS INFORMAÇÕES COM TODOS QUE PASSAM OU JÁ PASSARAM POR ESSA SITUAÇÃO .

_________________
Cotocoman


Sex Nov 27, 2009 6:21 am
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