vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Qua Abr 23, 2014 11:52 am

Responder  [ 83 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Tudo Sobre: Manutenção Preventiva do Vectra 
Autor Mensagem
Recente

Mensagem Re: Tudo Sobre: Manutenção Preventiva do Vectra
Muito bom este topico mas peço uma ajuda aos amigos na escolha mais correta na utilização do óleo para meu carro,,,, possuo um Vectra 96/97 GLS 2.0 8V na casa do 180.000 KM, meu uso é mais urbano (moro região grande Porto Alegre RS), rodo cerca de 40 KM dia, qual especificação mais correta para meu carro ja que esta com uma quilometrgem alta, utilizo atualmente Havoline Semi-Synthetic SAE 15W-40, troco a cada 5.000 KM junto filtro,,, tenho pesquisado sobre o assunto e verifiquei que atualmente os óleos fabricados e disponiveis no mercado nacional estão a niveis internacionais, já nossos filtros estão ultrapassados e os mesmos interverem diretamente na vida util do óleo, teria algum filtro de qualiade superior aos nacionais para indicarem para utilização e melhor aproveitamento do óleo...

Sáb Abr 10, 2010 12:47 pm
Vectra Clube

amigo, ja usa um bom oleo pro teu carro.

alias, como eu ja falei acima, nao precisa comprar oleo sintetico ou semi sintetico, eh inutil isso.

para um motor com 180 mil km, vale muito a pena antes de sair trocando o oleo, levar num mecanico de primeira e pedir para abrir o motor e realizar a limpeza interna QUIMICA, ou seja, abrir o motor inteiro e fazer a lavagem geral do motor.

NAO USE FLUSH, ou oleo diesel, isso limpa rapidamente o motor mas as piores borras e sujeiras irao sair mais tarde entupindo tudo por dentro.

a ideia com a limpeza interna eh deixar o motor livre de impuresas e borras, sem duvida isso vai fazer teu motor durar outros 200 mil km, muito mais interessante q ficar colocando X ou Y q nao vai ajudar em nada nesse quesito.

Vai custar mais caro? VAI, mas com certeza vai te dar mais potencia e rapidez na subida do giro (causada pela desobstrucao e maior levesa do conjunto geral).

eh bem possivel que tera q trocar o pescador do oleo assim como alguma coisa referente ao oleo q deve estar bem deteriorado. digamos que vai gastar nisso ai uns 300 reais mas vai ter uma sensivel melhora e longevidade do motor.

voltando ao fato do oleo, um motor de alta km, tende a se dar melhor com oleos mais espessos (ou seja 20W.. 15w.. ) nao pq o oleo é melhor ou pior mas pq as folgas internas do motor estao mais relaxadas, portando o oleo mais espesso trabalha melhor que um oleo mais fino nesses casos (seria exatamente o contrario no motor novo).

Um oleo mais fino, 0w... 5w.. faria o motor aparentar barulhos metalicos, e faltar lubrificacao (pois o oleo escorreria mais facil nao dando tempo de lubrificar adequadamente).

Veja isso é em teoria absoluta, pois um motor com 10 mil km pode estar totalmente judiado e um motor com 200 mil km pode estar em otimas condicoes, portanto, vale a pena abrir o motor, limpa-lo, verificar todas as folgas para ter uma ideia ou entao ir na base do experimento, usando oleos diferentes ate achar um numero q condiz melhor com o desgaste do motor.

Eu diria que com 180 mil 15wqqcoisa esta digamos no limiar do fino pro espesso, talvez um 20wqqrcoisa seria mais o ideal.

Ter Abr 20, 2010 10:48 pm
Vectra Clube

desculpe... onde eu colloquei algo como

5wqqrcoisa

entenda esse qqr coisa todos acima de 30 (acho q nao tem nem pra comprar mais abaixo de 30 ... mas nao custa falar).

Ter Abr 20, 2010 10:52 pm
Recente

ola amigos
eu gostaria de sabe se alguem pde me ajudar
preciso de o maior conteudo de iforma´ções sobre o nosso querido vectra
tipo catalogo de peças,manuais,esquema elétrico,diagramas e tudo mais p/ que possa compreender a maquina que esta em minhas mãos e quero cuidar da melhor maneira possivel
se tiver alguem disposto a me ajudar eu aceito
obrigado a todos

Sex Mai 28, 2010 11:41 pm
Vectra Clube

Amgo,

As suas informações foram muito util prá mim, comprei um Vectra na Quarta feira, mas a loja não deixou eu pegar o carro ainda só vou pegar na terça feira porque ele falou que vai fazer a revisão dele e troca da correia dentada, da junta da tampa de valvula, oleo, filtro e bieleta da suspensão porque está fazendo um pequeno barulho na suspensão e carregar o ar condicionado.

Assim que pegar ele vou fazer as minhas verificações conforme você falou.

Muito obrigado mesmo.

Anderson

Dom Jun 13, 2010 8:46 pm
Perfil YIM
Recente

Ola pessoal,comprei um vectra cd modelo A recentemente,vou trocar o oleo dele, estou pensando em usar o 5W40,gostaria de saber se tem alguma restrição para esse oleo?

Qua Ago 25, 2010 3:44 pm
Recente

só completando o motor ta com 149000km.

Qua Ago 25, 2010 3:54 pm
Vectra Clube

beleza...ótimas dicas ...valeu

Qui Ago 26, 2010 10:57 am
Vectra Clube

AMIGO,quanto ao oleo de cambio manual qual seria o mais indicado.luiz

Seg Set 06, 2010 2:15 pm
Vectra Clube

LUIZ CARLOS VIOLA escreveu:
AMIGO,quanto ao oleo de cambio manual qual seria o mais indicado.luiz

Conforme o manual do Vectra B:

Imagem

Vectra CD 01/01 2.2 16v AT + Air Bag Duplo + ABS (viewtopic.php?f=29&t=42206)
ex-vectra GLS 99/99 2.2 8v

Ter Set 14, 2010 10:42 am
Recente

Excelente post :grito:

Ter Out 05, 2010 12:38 pm
Vectra Clube

Muito bom, especialmente a parte sobre óleos minerais vs sinteticos. Parabens

Seg Out 18, 2010 12:30 am
Perfil Visitar website do usuário
Vectra Clube

Post muito bom e importante, afinal a maioria das pessoas não se incomoda em pagar caro por gasolina, afinal com tanque vazio o carro simplesmente não anda. Mas, quando se trata de troca de óleo, lá vem a economia barata, utilizando-se de óleos que não vão atender às exigencias do motor. Na terceira pág desse post, o Astra-Cinza-Teranis disse que todo óleo é Petrobrás, na realidade é quase isso. Apenas o óleo básico com o qual é feito o oleo acabado (aquele que nós compramos)é fornecido pela Petrobrás, assim mesmo, apenas o óleo básico mineral, quando óleo for base sintética dificilmente virá da Petrobrás.
Um óleo lubrificante acabado é constituido de óleo básico + pacote de aditivos. A diferença entre os óleos vai muito além do que normalmente a maioria das pessoas imaginam, a tecnologia que vai dentro de uma simples garrafa de um óleo moderno é simplesmente fantástica.
Com tanta tecnologia, vcs vão perceber que na aditivação de um óleo, estão presentes metais minerais (Zn, Ca, Ba, Ni, Sb, Bi, Cd, Fe, Pb), utilizados como antioxidantes, inibidores de corrosão e de ferrugem, agentes de extrema pressão, detergentes e dispersantes, sejam esses óleos de base mineral ou sintética.
O pacote de aditivos é que torna um óleo caro ou não. Converso com muitas pessoas que acham que óleo é tudo igual, enganam-se.
Por isso, em janeiro de 2006 a ANP criou o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Lubrificantes (PMQL) [10], que tem o objetivo de acompanhar sistematicamente a qualidade dos óleos lubrificantes comercializados no Brasil. Os ensaios realizados neste programa para a avaliação da qualidade são: viscosidade e determinação de Zn, Ca e Mg.
Entretanto, as concentrações dos metais da aditivação não estão estipuladas, uma vez que suas concentrações estão diretamente ligadas ao nível de desempenho dos óleoslubrificantes em relação a sua aditivação.
Para quem gosta muito do assunto e quiser acompanhar o que se tem no mercaqdo de errrado a respeito de óleos lubrificantes, acessa o boletim mensal de monitoramento dos lubrificantes no site a ANP.: http://www.anp.gov.br/?id=624.
O assunto é extenso demais para colocar aqui, o Ricardo Moreno faz uma dissertação muito boa no início do Post, basta seguir algumas recomendações ali postadas. Aliás, Moreno, acompanhei sua "briga" com os caras do forum do jornal da oficina e me diverti bastante na epoca com a ignorancia dos caras lá.
Um abraço a todos
Ricardo

Sáb Out 30, 2010 9:29 am
Vectra Clube

Também quero dar meus parabéns pelo tópico. Por outro lado fico feliz de perceber que costumava seguir a maioria das recomendações, mas também fruto de uma boa quantidade de pesquisa e estudos. :palmas:

Ex-GM Astra GLS 2.0 hatch 1999
Ex-GM Astra GLS 2.0 hatch 1995

Ter Nov 23, 2010 10:16 am
Recente

Sempre...
vlws...
tem coisas ai q eu n faço... =/
vlws pelo aviso ^^ :004:

Ter Fev 01, 2011 1:52 pm
Responder   [ 83 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo