vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Sex Abr 25, 2014 1:15 am

Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Agua do radiador baixando 1 dedo por dia [RESOLVIDO] 
Autor Mensagem
Vectra Clube

Mensagem Agua do radiador baixando 1 dedo por dia [RESOLVIDO]
Olá pessoal...

De duas semanas para cá, tenho constatado que a agua do radiador está baixando de forma absurda. Antes, eu completava a cada 2 meses, coisa de um dedo, no máximo. Agora, está baixando cerca de 1 dedo POR DIA.

Andei lendo aqui no fórum e muitos disseram ser a junta queimada.

Peguei um pedaço de papel absorvente e coloquei no escapamento e constatei que ele ficou todo molhado em poucos minutos. Dá para ver a agua pingando normalmente com o carro parado e AC ligado. Sem ar, ela pinga também só que com menos frequência.

Eis a questão: é junta queimada mesmo? Pode ser alguma outra coisa?

Agradeço a ajuda desde já

Ayrton Senna

Editado pela última vez por S_Rafa em Sáb Set 13, 2008 10:47 pm, em um total de 2 vezes.

Qui Set 04, 2008 3:12 pm
Vectra Clube

Mensagem Re: Nível da agua do radiador baixando 1 dedo por dia
cara tu so tem q conferir mesmo os mangotes se tão tudo vedadim, se o capeta do cano q fica atrás do motor n ta vazando água pq ele racha com o tempo ja troquei o meu, depois a mangueira em forma de S q é a maldita q estoura e faz o carro esquentar e queimar a junta, se o radiador num ta vazando dai ta caindo água e tal, se quando ele dispara as ventoinhas ai olha a tampa do reservatório se ta vazando por ela, se tiver mt velha ela pode ta vazando, se tudo issu tiver correto receio mesmo q ta queimada a junta considerando ainda q ta jogando água pela descarga. Se bem q água na descarga pode ser gasolina ruim sei la e tem carro q de manha joga água mesmo mais o meu aki depois q fiz o motor n lembro de ta jogando, mais uma vez abasteci e jogava tanta "água" q molhava o portão da garagem quando acelerava. Se tudo issu tiver correto ai tem q conferir mesmo a junta, dai tu ja manda conferir o cabeçote e tal se tiver ruim se nunca foi mexido e tal, retentor de válvula é barato 15 conto sabó e tal.
vlw

Aerofólio
Bancos de Couro
Motor com pistão 0.50

Sex Set 05, 2008 1:14 am
Perfil Visitar website do usuário
Vectra Clube

Valeu pela dica!

Essas magueiras que vc citou... é facil encontrá-las??? Tenho que checar isso sim, e já percebi que tem uma mangueira na parte de cima do reservatório, que a outra extremidade dela esta com a braçadeira meio "zuada"... mas nem chegou a vazar agua ali não, em todos os casos, vou trocar pra ver no que dá.

Ayrton Senna

Sex Set 05, 2008 1:30 am
Vectra Clube

Reativando o tópico...

Consegui identificar um local vazando agua... atrás do motor, mas ainda não consegui ver exatamente aonde é... Se é alguma mangueira, se é alguma peça...

Alguém já teve problema semelhante? Foi citado pelo MASMAR que em uma mangueira atrás do motor racha e vaza agua.

Alguém sabe me dizer que mangueira é essa? É muito caro???

Quem puder ajudar, agradeço!

Ayrton Senna

Qua Set 10, 2008 12:50 pm
Recente

Já tive um problema parecido e não era no motor em si mas na válvula de ar quente. Toda vez que eu completava o nível, um tempo depois acusava no computador o nível baixo do líquido de arrefecimento. Acontecia também de vazar mais água quando o ar estava ligado. Não sei se está na mesma posição do motor 8V mas no 16V fica um pouco abaixo do hidrovácuo, bem embaixo. Tive que trocar a peça toda pq a GM não vendia mais só a válvula e, como eu tinha visto um camarada fundir o motor (vazou o líquido de arrefecimento e quando ferveu...) na estrada por causa da maldita válvula. Troquei. Deu um trabalho do cão! Parou de abaixar o nível.

Qui Set 11, 2008 10:02 pm
Vectra Clube

:palmas: È galera! essa válvula de ar quente aki no forum, é muito comentado, seria bom alguém colocar fotos ou um HOW TO explicando como isolar, Pois esse problema de vazamento pela essa válvula é comum em vectras, inclusive o meu tbm some água pelo reservatório, e foi constatado q é pela essa válvula. por enquanto, eu fico só completando. Sim! se usar o A/C, ai a água baixa + com força :mrgreen: :mrgreen:

Freios a disco e ABS

Imagem

Sex Set 12, 2008 11:43 am
Vectra Clube

O meu é um VGLS 95 8v e começou a sumir água com força...
Tenho que completar todo dia...

O curioso é que não vaza pra lugar algum, soh some quando rodo mto com o carro... já chegou ao ponto do reservatório secar 2x ... na segunda vez, a temperatura quase chegou no 100...

Sai um pouco de água do escapamento quando ligo o carro e acelero muito... mas logo para... acredito que possa ser o alcool que tem na gasolina...
Já olhei o oleo, e está normal, nao parece "café com leite"... será que mesmo assim existe a possibilidade da água estar indo pro bloco??????

Achei uma mangueira que está mto ruim... fica atrás do motor, ligada a uma peça redonda...
Não consegui identificar a peça no CEPCHEV... nao sei se é do arrefecimento... Se eu estiver falando besteira, me corrijam....

Já troquei a tampa do reservatório, pois ela ainda era a original do carro!!

Sex Set 12, 2008 1:04 pm
Perfil ICQ
Vectra Clube

Mais alguém com problema semelhante...

Bom, consegui identificar um vazamento atrás do motor, mas ainda não sei ao certo de onde vem.
A única coisa que consegui ter certeza, é que quando o ligo o ar-condicionado a agua some com uma velocidade fantástica.

Pra terem idéia... saí de casa e completei (reservatório seco) 1,5 l de agua. Fui a Floripa e voltei (cerca de 100 Km ida e volta) e cheguei em casa tava seco novamente. Fiquei assustado.

Se alguém souber que maldição é essa, se já teve este problema, poste aí pra gente. Eu vou continuar a busca... amanhã quero levantar o carro e me enfiar embaixo dele pra ver se aparece alguma coisa.

Abraços!

Ayrton Senna

Sex Set 12, 2008 11:46 pm
Recente

s_rafa escreveu:
A única coisa que consegui ter certeza, é que quando o ligo o ar-condicionado a agua some com uma velocidade fantástica.

Quando levantar o carro, liga o ar e dá uma olhada debaixo do hidrovácuo mais ou menos, tem algumas mangueiras que terminam em duas conexões para dentro do carro (circulação de água quente). No meio dessas mangueiras há uma válvula redonda com um canudo que chega até ela. Essa é a vávula de ar quente. Se o problema estiver nela vc verá que quando ligar o ar vai começar a vazar água numa velocidade boa, o suficiente para abaixar o nível do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento. Infelizmente, se o problema estiver nela, vai ter que trocar e como eu falei, a GM vende a peça inteira (as mangueiras e conectores) e, pelo menos pro 16V, não foi barato, isso pq a mão-de-obra foi eu mesmo.

Sex Set 12, 2008 11:59 pm
Vectra Clube

s_rafa,

Hoje, depois de rodar, fui verificar pra ver se achava o tal vazamento...
Como de costume, olhei todas as mangueiras, reservatorio, observei evaporação e nada....

Resolvi, mais uma vez (tb como de costume), verificar o carpete do lado do passageiro....
Não precisei nem de luz pra ver a água que estava lá....

Impressionante... depois de olhar tantas e tantas vezes, é o radiador de ar quente....
Vou desmontar amanha e ver o q faço.... =/

abraços!

Sáb Set 13, 2008 1:50 am
Perfil ICQ
Vectra Clube

PROBLEMA RESOLVIDO

Hj pela manhã saí de casa e coloquei o equivalente a dois litros de agua no radiador. Andei cerca de 2 Km e parei o carro pra olhar, também não faço ideia porque deu na telha olhar, pois a temperatura estava normal... e pra minha surpresa, na estrada tinha um rastro de agua... e o reservatorio vazio.

Completei, andei até uma loja que mexe com radiadores... "Casa dos radiadores" e seco novamente...

Chegando lá, após muito procurar, o mecânico encontrou um cano quebrado, meio em forma de "J" atrás do motor e que tinha sido "enjambrado". (FDP do antigo dono provavelmente). A peça, tem a numeração 90 499 816 inscrita, é original da GM e um pouco abaixo, aparece: > PA 66 - GF 25 <

Vou tentar tirar umas fotos pra postar aqui o "enjambra" que foi feito e o tamanho do "rombo".

Resumindo, trocamos a peça por outra de um modelo mais novo do Vectra, que tinha 4 saídas laterais, isolamos duas com umas borrachas e abraçadeiras apropriadas e as outras duas ficaram ligadas as outras mangueiras como antes. Tudo funciona perfeitamente. O mecânico até comentou sobre um jogo de mangueiras vendido pela GM pela bagatela de R$ 950,00... coisa pouca :lol:

Resumo da brincadeira:

Cano quebrado: R$ 50,00
Aditivo: R$ 20,00
Abraçadeiras (6): R$ 16,00
Mão de Obra: 20,00

Total: R$ 106,00

Ter o carro funcionando perfeitamente sem perigo de ferrar o motor... não tem preço!!!

P.S.: Se alguém consultar no CEPCHEV o nome da peça, posta aí depois por favor.

Ayrton Senna

Sáb Set 13, 2008 10:44 pm
Vectra Clube

s_rafa escreveu:
PROBLEMA RESOLVIDO

Hj pela manhã saí de casa e coloquei o equivalente a dois litros de agua no radiador. Andei cerca de 2 Km e parei o carro pra olhar, também não faço ideia porque deu na telha olhar, pois a temperatura estava normal... e pra minha surpresa, na estrada tinha um rastro de agua... e o reservatorio vazio.

Completei, andei até uma loja que mexe com radiadores... "Casa dos radiadores" e seco novamente...

Chegando lá, após muito procurar, o mecânico encontrou um cano quebrado, meio em forma de "J" atrás do motor e que tinha sido "enjambrado". (FDP do antigo dono provavelmente). A peça, tem a numeração 90 499 816 inscrita, é original da GM e um pouco abaixo, aparece: > PA 66 - GF 25 <

Vou tentar tirar umas fotos pra postar aqui o "enjambra" que foi feito e o tamanho do "rombo".

Resumindo, trocamos a peça por outra de um modelo mais novo do Vectra, que tinha 4 saídas laterais, isolamos duas com umas borrachas e abraçadeiras apropriadas e as outras duas ficaram ligadas as outras mangueiras como antes. Tudo funciona perfeitamente. O mecânico até comentou sobre um jogo de mangueiras vendido pela GM pela bagatela de R$ 950,00... coisa pouca :lol:

Resumo da brincadeira:

Ter o carro funcionando perfeitamente sem perigo de ferrar o motor... não tem preço!!!

Cara em não encontrei no CEPCHEV este mangote....!!

Dom Set 14, 2008 11:49 pm
Moderador

s_rafa escreveu:
PROBLEMA RESOLVIDO

Resumo da brincadeira:

Cara, essa peça que vc. citou, 90499816 é do Kadett 2.0 MPFI sem ar condicionado/ar quente.Provavelmente teu carro é 97 e foi utilizado esse artificio por que nesse ano o tubo distribuidor de água era uma peça inteiriça com todas as mangueiras já injetadas no tubo plastico e que além de ser cara, para o 8V não é mais comercializada (código 90529504).
Essa que vc. colocou agora, com 04 saídas é a original de todos os vectras 8V 97/2005 (código) 90322216.
Provavelmente o ar quente do teu carro foi isolado e o cara adaptou essa do kadett para resolver o problema do vazamento, pois essas saídas a mais são p/ o sistema de ar quente. Se vc. não for reativar o ar quente pode comprar o tampão código 94608515 que ele serve p/ vedar essas saídas que não serão utilizadas, pois ficará bem seguro quanto a novos vazamentos. Ele é apertado com abraçadeiras e encaixa perfeito nas saídas do cano.

CD2.016V141CV@COMPLETODEVERDADE

Seg Set 15, 2008 11:00 am
Vectra Clube

Ricardo Gremista escreveu:
s_rafa escreveu:
PROBLEMA RESOLVIDO

Resumo da brincadeira:

Cara, essa peça que vc. citou, 90499816 é do Kadett 2.0 MPFI sem ar condicionado/ar quente.Provavelmente teu carro é 97 e foi utilizado esse artificio por que nesse ano o tubo distribuidor de água era uma peça inteiriça com todas as mangueiras já injetadas no tubo plastico e que além de ser cara, para o 8V não é mais comercializada (código 90529504).
Essa que vc. colocou agora, com 04 saídas é a original de todos os vectras 8V 97/2005 (código) 90322216.
Provavelmente o ar quente do teu carro foi isolado e o cara adaptou essa do kadett para resolver o problema do vazamento, pois essas saídas a mais são p/ o sistema de ar quente. Se vc. não for reativar o ar quente pode comprar o tampão código 94608515 que ele serve p/ vedar essas saídas que não serão utilizadas, pois ficará bem seguro quanto a novos vazamentos. Ele é apertado com abraçadeiras e encaixa perfeito nas saídas do cano.

Dae Ricardo... Blz cara?

Então... nem sei do tal isolamento do ar quente cara... Tipo, o ar quente funciona normal, esquenta legal, o frio tbm... quando ligo o ar-condicionado tbm funciona tudo legal...

Até procurei para ver se tinha alguma coisa isolada mas nem achei nada... :009:

Só sei que... tá show de bola. :palmas:

Abraço!

Ayrton Senna

Seg Set 15, 2008 2:50 pm
Recente

Mensagem Re: Agua do radiador baixando 1 dedo por dia [RESOLVIDO]
Olá pessoal é minha primeira vez no fórum e estou gostando muito. Já aproveitei diversas dicas dos irmãos. Só que não consegui encontrar um artigo que fale especificamente sobre o meu problema com o ar condicionado. O meu parou de funcionar ha um tempo atrás. Começou fazendo água no tapete do carona e as vezes chegava a sair gotejos pela saida do ar na cabine. O primeiro mecânico disse que poderia ser o radiador de ar quente e isolou o mesmo. só que não adiantou , continuou "aguando". O segundo mecânico isolou o condensador (ou evaporador?) e disse que estava vazando por ele e que teria que trocá-la. Ao levar em outro mecânico, ele testou e falou que o sistema estava mantendo a pressão (eu ví os manômetros). Então apenas completou a carga de gás e o óleo e o carro passou a gelar. Só que depois de 10 dias o ventilador começou a dar piti e só funcionava quando queria ou quando eu passasse por algum buraco. Depois de 1 mês comecei a perceber que o ar já não gelava tanto e aí o ventilador pifou de vez. Depois de +- 40 dias (esta semana) resolví o problema do ventilador através de uma dica aqui do fórum (desmontei o ventilador e troquei as escovas que já estavam a 1/5 das originais), más o ar frio agora não é capaz de causar resfriado nem em mosquito. Não gela nada. Ouço o compressor armar, sinto diferença na aceleração na hora que aperto o botão para ligar (com o carro parado) e nada. Alguém pode me ajudar? agradeceria muito.
Obs: o ar quente funciona normalmente e agora está a maior ventania dentro do carro.

Sáb Set 20, 2008 9:52 am
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo