vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Sex Abr 25, 2014 1:14 am

Responder  [ 5 mensagens ] 
 Falha na sonda lambda do Astra e Vectra 
Autor Mensagem
Recente

Mensagem Falha na sonda lambda do Astra e Vectra
Ola pessoal ai vai uma contribuição minha....

Matéria da edição Nº186 - Agosto de 2006
Texto: Salvador Parisi
Falha na sonda lambda do Astra e Vectra
Esse é um defeito que existe há algum tempo e, ainda assim, muitos reparadores desconhecem sua origem e acabam tendo dificuldades no diagnóstico e na solução.
Trata-se da sonda lambda de um fio somente, aplicada nos motores dos veículos Astra e Vectra entre outros. A sonda lambda apresenta-se sem a proteção de aço em sua ponta, a qual fica em contato com os gases de escapamento e com a coloração branca (leitosa) na cerâmica .

Origem do problema
Este defeito é originado pela junta de vedação entre o coletor de escapamento e o tubo de escapamento. A função da junta é vedar a entrada de ar pelo tubo de escapamento. Quando a junta perde a vedação, há entrada de ar (atmosférico) pela junção do coletor e o tubo. Em seguida este "ar" passa pela sonda lambda, empobrecendo sensivelmente a composição da concentração de oxigênio nos gases. Essa mistura pobre proporciona o aumento da temperatura até a destruição da proteção de aço da ponta da sonda lambda.

Solução do problema
Quando esse problema é apresentado, é necessário substituir a sonda lambda, mas o problema só estará resolvido substituindo também a junta de vedação entre o coletor e o tubo de escapamento.

Zerar Circuito O2 – Mapa Leitura de Bloco
Após a substituição dos componentes descritos, proceda por meio do equipamento de diagnóstico o "reset" do circuito de Oxigênio (O2) da sonda lambda.

Condições necessárias
- motor funcionando em marcha lenta, temperatura operacional.
Neste sistema em que é aplicado sonda lambda com o aterramento pelo corpo da mesma, também é aconselhável verificar o aterramento elétrico do motor. O mau aterramento ocasiona deficiência de funcionamento na sonda lambda e induz sua substituição, o que é improcedente.

Resumo
Quando verificados valores travados referente à sonda lambda, deve-se verificar a junta de vedação e aterramento do motor. A melhoraria do aterramento entre a carroceria e o motor poderá ser feita através de um cabo extra entre a carroceria e o motor. Apresentamos abaixo os valores referente à sonda lambda, que indicam condições de funcionamento ideal.

Aplicação da sonda lambda de um só cabo é utlizada nos seguintes veículos da linha GM:Astra 1.8 e 2.0 – 1999 em diante; Blazer/ S10 2.2 EFI – 95 em diante; Vectra 2.2 – 1996 em diante; Zafira 2.0 8 válvulas – 2002 em diante; Celta 1.0; Corsa 1.0/1.4/1.6

By Oficina mecanica
http://www.oficinabrasil.com.br/home/le ... dItem=2442

Ter Ago 29, 2006 8:10 pm
Perfil ICQ YIM Visitar website do usuário
Vectra Clube

Mensagem 
Deve ser só dos 8V...

Ter Ago 29, 2006 10:44 pm
Perfil Visitar website do usuário
Vectra Clube

Mensagem 
Interesante

Qua Ago 30, 2006 11:37 am
Recente

Mensagem aterramento
Ponto positivo que me chamou a atenção e passa despercebido em falhas: vi um Tempra no elevador e observei que no tubo de descarga onde esta localizado a sonda há uma malha soldada entre o tubo e o chassi/lataria do veiculo. Já nos GMs com sonda de 1 fio não tem essa preucação. Alguem já viu?

Sáb Set 02, 2006 11:09 am
Perfil ICQ YIM Visitar website do usuário
Vectra Clube

Mensagem 
Acho que verificar isso também na sonda de três fios também é importante, tanto essa junta quanto o seu aterramento pois, a sonda lambda de três fios o seu aterramento também é feito pela carcaça. Eu estou com esse problema da injeção acender e a lambda acusando mistura pobre e nimguém acha o qué, por conhecidência acho que estou com um pequeno vazamento bem nesta junta, mas ainda falta confirmar. Segunda irei mandar verificar essa junta e o aterramento. Se der alguma coisa posto aqui...

Imagem

Sáb Set 02, 2006 2:42 pm
Responder   [ 5 mensagens ]