O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaFumaça Branca
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

41 mensagens
Avatar do usuário
sandreoly
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jan 2015, 13:53
Nome Completo: sandreoly silva de oliveira
Cidade: santos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Fumaça Branca

por sandreoly » 13 Jul 2015, 11:48

Muito Obrigado a Todos

marcio.miazato
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:00
Nome Completo: Marcio Lopes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Fumaça Branca

por marcio.miazato » 30 Mar 2016, 15:38


Ola amigo, qual foi o final de sua novela o meu também faz a mesma coisa. Obrigado.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 04 Mar 2017, 09:13, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

marcio.miazato
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:00
Nome Completo: Marcio Lopes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Fumaça Branca

por marcio.miazato » 30 Mar 2016, 20:09

Ola amigo, o meu está com o mesmo problema, temperatura normal nada, na casa dos 80 e pista abaixa bem, mas notei também o sumiço de água no radiador, não sei se tem a ver ou algum vazamento, e está fumaça tipo carro a alcool, o meu é um vectra cd 2.2 16v gasolina. Como terminou sua novela?
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 04 Mar 2017, 09:14, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Fumaça Branca

por Rafael Mogli » 31 Mar 2016, 01:43

Ja fizeram teste de vazamento? Usa aditivo?
Se n estiver vazando por mangueiras ai sim vcs podem pensar em cabecote.
Nas retomadas de 5 marcha ele falha ou age normal? O estado das velas? A fumanca demora muito a sai do escapamento?
E lembre , sempre usar aditivo. Independente do tempo que nao usa.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

SinésioVECTRAverdeMetalc
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Out 2016, 18:09
Nome Completo: SINESIO QUINTILHANO
Cidade: Mandaguari
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Fumaça Branca

por SinésioVECTRAverdeMetalc » 26 Out 2016, 18:34

boa noite a tds é um prazer fazer parte deste clube,que admiro muito sempre sonhei em ter um VECTRA agora que consegui comprar um aparece este problema de fumaça branca saindo do escapamento,principalmente quando ligo e dou umas aceleradas,e qndo o carro esta em primeira ou segunda marcha,notei tmbm que tava baixando bem pouquinho a agua,comprei um selante e coloquei na agua agora estou olhando tds os dias e parou de baixar mais a fumaça continua,sera que pode ser os retentores?Posso andar normalmente ate quando com ele assim?

MarceloAlves
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Jan 2016, 21:49
Nome Completo: Marcelo Alves
Cidade: francisco beltrao
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Fumaça clara do escapamento [Vectra C]

por MarceloAlves » 04 Mar 2017, 07:34

Bom dia, gostaria de compartilhar uma situação com meu Vectra Elite 2.0 2008. Tenho ele a um ano, sempre troquei o óleo corretamente 5w30. E a partir da primeira troca notei que quando ele fica na lenta por um período de uns 5 MN começa a sair uma fumaça branca do escapamento, as vezes em grande quantidade, quando começo a andar diminui ou para. O nível de água no reservatório normal, muito raro ter que completar. Já o nível do óleo estou colocando 1 litro a cada 4 mil km. Levei em dois mecânicos bons e ouvi a mesma orientação de que melhor não mexer agora, e sim quando fizer o motor fazer inteiro. Alguém já passou por esta situação também, como resolveu? Obrigado.

MarceloAlves
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Jan 2016, 21:49
Nome Completo: Marcelo Alves
Cidade: francisco beltrao
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Fumaça clara do escapamento [Vectra C]

por MarceloAlves » 04 Mar 2017, 07:36

De manhã quando ligo não vejo fumaça também, tenho notado que acontece quando o motor está quente.

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Fumaça Branca

por Diesel » 06 Mar 2017, 06:39

Marcelo, fumaça branca que se dissipa logo no ar é apenas vapor. Em dias normais ela tem que parar de sair assim que o carro atinge a temperatura de trabalho no painel (acima de 80/90 graus).

Em dias mais frios ou úmidos, é normal continuar saindo um pouco de vapor devido à condensação no escapamento.

Mas se o vapor continuar mesmo atingindo a temperatura de trabalho ou em dias quentes, e a água do radiador abaixa mesmo sem vazamentos aparentes, ela pode estar indo para câmara de combustão. Nesse caso pode ser cabeçote ou junta.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 06 Mar 2017, 06:42, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

MarceloAlves
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Jan 2016, 21:49
Nome Completo: Marcelo Alves
Cidade: francisco beltrao
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Fumaça Branca

por MarceloAlves » 16 Mar 2017, 16:13

Obrigado fera, mecânico orçou pra mim em 2500 sem mexer em pistões. Achei estranho pois só tem 130 mil km. Não esperava isso do meu Vectra em um ano de uso mas fazer o que. Obrigado pela atenção.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8395
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fumaça Branca

por Almeidão » 18 Mar 2017, 10:17

MarceloAlves escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado fera, mecânico orçou pra mim em 2500 sem mexer em pistões. Achei estranho pois só tem 130 mil km. Não esperava isso do meu Vectra em um ano de uso mas fazer o que. Obrigado pela atenção.


O mecânico deve ter orçado pra você a retifica de cabeçote, isto não é anormal com 130 mil km, e nem está qualificado como fazer motor. Certamente seria tirar o cabeçote, levar para retífica elá fazer o serviço se tem 130 mil somente, eles certamente trocarão os retentores e acredito que nem precisará trocar válvula ou guias, irão retificar a sede para as válvulas assentar e vedar melhor. E de maneira nenhuma você deve autorizar a plainar o cabeçote, neste caso seja bem claro, não quero plainar o cabeçote e só trocar as guias se realmente for necessário.

O preço está caro porque tem ainda muitas peças para trocar, como Junta do cabeçote, bomba d'água, correia dentada, esticador da correia dentada, aditivo de radiador (cuidado, use os que indicam aqui, não vai na onda de mecânico) Termostática, também as indicadas aqui e sempre aparece umas coisas mais.

Resumindo: sim, o mecânico está certo, mas o preço para um bom mecânico já com retífica, entre 1.300 a 1500 + as peças.

Sds
Imagem

tedbaptista
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Out 2016, 07:45
Nome Completo: Fernando Clós Baptista Neto
Cidade: Santo Antronio da Patrulha
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Fumaça Branca

por tedbaptista » 29 Mar 2017, 12:27

Boa tarde, tenho um vectra GT 2011, percebi que em alto giro está saindo uma fumaça branca pelo escapamento, mas o reservatório de agua não está baixando nada, pode ser excesso de combustivel por estár com o pé no porçao?

Valeuuuu

brunno.stefanine
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Dez 2015, 17:00
Nome Completo: BRUNNO STEFANINE
Cidade: taubaté
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Fumaça Branca

por brunno.stefanine » 06 Jun 2017, 18:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Muitas vezes fazem um serviço no cabeçote porque a junta queima por alta tempertatura e ñão procuram saber porque ajunta queimou, qual foi a causa da queima. Sabem apenas que ela queimou e fazem o serviço e pronto e pior que isto muitos mecanicos simplesmente trocam a junta, nem manda para retífica e somente uma retífica sabe se precisa ou não mexer nele e com certeza sempre precisa de algo como troca de retentor e no minimo retificar as sedes. Bem, para ela queimar teve um motivo, ela não queima sem ter super aquecido o motor e antes de funcionar deve ser sanado o problema, caso contrário queimará outra vez.

Confira a temperatura do carro como está se ele passa de 90 e fica acima disto já é algo preocupante, ande com ele tipo deixar em quinta cair a rotação e fazer uma retomada funda para ver se ele tem algumas falhas. Se falhar, é possivel que que seja junta queimada e passando um pouco de agua.

Fumaça branca com o carro frio ou até mesmo um pouco de agua na descarga não é significado de junta queimada, é pura condensação. E com o carro quente é que nçao terá agua mesmo porque o pouco que possa passar não chegará no fim da descarda e se tiver passando muito o carro ficará muito ruim e nem precisará procurar saber o motivo.

ate concordo com vc almeida, mas no caso de temperatura que passa de 90 graus já é normal para sua informação os vectras mais novos acionam a ventoinha acima de 98 graus

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8395
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fumaça Branca

por Almeidão » 06 Jun 2017, 20:38

brunno.stefanine escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Muitas vezes fazem um serviço no cabeçote porque a junta queima por alta tempertatura e ñão procuram saber porque ajunta queimou, qual foi a causa da queima. Sabem apenas que ela queimou e fazem o serviço e pronto e pior que isto muitos mecanicos simplesmente trocam a junta, nem manda para retífica e somente uma retífica sabe se precisa ou não mexer nele e com certeza sempre precisa de algo como troca de retentor e no minimo retificar as sedes. Bem, para ela queimar teve um motivo, ela não queima sem ter super aquecido o motor e antes de funcionar deve ser sanado o problema, caso contrário queimará outra vez.

Confira a temperatura do carro como está se ele passa de 90 e fica acima disto já é algo preocupante, ande com ele tipo deixar em quinta cair a rotação e fazer uma retomada funda para ver se ele tem algumas falhas. Se falhar, é possivel que que seja junta queimada e passando um pouco de agua.

Fumaça branca com o carro frio ou até mesmo um pouco de agua na descarga não é significado de junta queimada, é pura condensação. E com o carro quente é que nçao terá agua mesmo porque o pouco que possa passar não chegará no fim da descarda e se tiver passando muito o carro ficará muito ruim e nem precisará procurar saber o motivo.

ate concordo com vc almeida, mas no caso de temperatura que passa de 90 graus já é normal para sua informação os vectras mais novos acionam a ventoinha acima de 98 graus


Pode ser o seu amigo, desconheço esta informação como correta. Todos os marcadores estão para aceitar como máximo o meio e no meio marca 90 graus. 98 a nível de painel é muito alto embora ainda seja loucamente aceitável, mas seria o limite e com certeza tem algo errado naqueles que armam nesta grau. Completo ainda que se o sue tiver tudo perfeito, acredito que em rodovias ele deve ser bem mais baixo ai lhe pergunto. Porque nas rodovias ele seria menos e nas ruas seria mais? Será que os engenheiros são tão burros a não perceber isto?

Só lembrando, não estou comentando sobre temperatura real, estou comentando sobre painel, e no vectra B quando no painel está 90, a real do motor seria algo entre 110 a 120 graus. 98 então seria um absurdo,
Imagem

brunno.stefanine
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Dez 2015, 17:00
Nome Completo: BRUNNO STEFANINE
Cidade: taubaté
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Fumaça Branca

por brunno.stefanine » 25 Jun 2017, 17:25

o meu vectra tbem solta muita fumaça branca , mas meu carro não abaixa nada de agua e nem me lembro a ultima vez que coloquei agua viu....tem como você saber se a fumaça é sintoma mecânico ou não é simples ....a fumaça branca se vc perceber quando ele sai do escape e já desaparece é fumaça de condensação como almeida disse simples e se sair fumaça branca e se espalha as particulas já se trata de fumaça por problemas mecânicos simples assim. agora uma coisa que tbem percebo que influencia muito essa fumaça de condensação é a temperatura ambiente pode perceber...

brunno.stefanine
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Dez 2015, 17:00
Nome Completo: BRUNNO STEFANINE
Cidade: taubaté
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Fumaça Branca

por brunno.stefanine » 25 Jun 2017, 17:31

MarceloAlves escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado fera, mecânico orçou pra mim em 2500 sem mexer em pistões. Achei estranho pois só tem 130 mil km. Não esperava isso do meu Vectra em um ano de uso mas fazer o que. Obrigado pela atenção.

o preço está bem caro , mas antes de tudo eu lhe pergunto o seu mecânico realizou os 3 principais testes necessarios para saber a real saude do seu motor ...teste de pressão de bomba de óleo , teste de vazão de cilindros e teste de compressão de cilindros sem isso não tem como um reparador falar faz isso ou aquilo .....e vc vai acabar gastando dinheiro e motor não ficara bom

Avatar do usuário
Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:03
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Fumaça branca

por Ricardo GLS/2000 » 04 Jul 2023, 14:00

Pessoal é normal sair fumaça branca no escapamento pela manhã cedo com o motor em funcionamento ?
Principalmente quando chove.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8395
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fumaça branca

por Almeidão » 04 Jul 2023, 14:44

Ricardo GLS/2000 escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal é normal sair fumaça branca no escapamento pela manhã cedo com o motor em funcionamento ?
Principalmente quando chove.


Super normal, e com ele frio sairá agua também pela descarga e nada mais é que a condensação normal pela dimensão da descarga. Por coincidencia fiz um video sobre isto e vou postar ainda no meu canal.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4074
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Fumaça Branca

por Ju_Bueno » 05 Jul 2023, 07:28

Especialmente se estiver abastecido com álcool.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fumaça Branca

por chirola » 05 Jul 2023, 12:25

Ricardo GLS/2000 escreveu:Fuente del Mensaje é normal sair fumaça branca no escapamento pela manhã cedo

normal ate o carro esquentara descarga , pode olhar que ate carro novo faz iso ,
a fumaça de vapor de agua ela é rala sai da descarga e disipa no ar , a fumaça de oleo ela é mais espesa e demora para disipar no ar .
aqui aonde moro faz frio e humedo e vc de manha ve ate caro 0km fumando pela condensação .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8395
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fumaça Branca

por Almeidão » 05 Jul 2023, 13:53

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Ricardo GLS/2000 escreveu:Fuente del Mensaje é normal sair fumaça branca no escapamento pela manhã cedo

normal ate o carro esquentara descarga , pode olhar que ate carro novo faz iso ,
a fumaça de vapor de agua ela é rala sai da descarga e disipa no ar , a fumaça de oleo ela é mais espesa e demora para disipar no ar .
aqui aonde moro faz frio e humedo e vc de manha ve ate caro 0km fumando pela condensação .


Exatamente Chirola é puro vapor, parece cigarro eletronico, a fumaça sai e acaba. Sobre a água que muitos acusam o álcool, estão 100% enganados, a água aparece depois do motor, se esta quantidade de água entrar no motor ele iria falhar muito ou nem funcionar, ela também é o resultado da condensação pelo tamanho da descarga. Se voce ligar o carro por 10 minutos e soltar a descarga no meio, vai lhe pingar agua na sua cabeça, experiencia própria e acongteceu comigo e não é pouca água é por isto que carro que anda pouco a descarga estraga com menos tempo, ela enche de agua e não seca o suficiante quando ele é desligado.
O Ju_Bueno disse que principalmente quando abastece com alcool, mas o motivo aí é que com álcool o carro demora mais esquentar e assim vai mandar mais vapor e é algo interessante e não sei o motivo, mas em dias de chuva realmente aparece muito mais fumaça e não é problema, é algo temporário.
Imagem

41 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Fduarte e 177 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.