melk escreveu:Cada motor tem seu ponto forte quanto maior o motor mais torque ele vai ter ou seja mais força em baixa rotação os motores 16v tem a mesma força em baixa rotação que os 8v e uma potência bem maior em alto giro. Mas como o câmbio dos 16v e mais longo ele e mais indicado para a estrada o 8v por causa do câmbio e mais adequado ao uso urbano logo aparece mais gente com mais informações Abraço.
Arquiteto escreveu:completando a pergunta ...
fazer um motor 8v fica mais em conta que 16v ok
rgapski escreveu:Arquiteto escreveu:completando a pergunta ...
fazer um motor 8v fica mais em conta que 16v ok
#fato.
A retifica de um cabeçote 8v custa praticamente a metade de um 16v.
Fora que a manutenção de correia dentada também.
Mesmo assim, gosto mais dos 16v...
Abs!
Arquiteto escreveu:completando a pergunta ...
fazer um motor 8v fica mais em conta que 16v ok
Marcello Ricardy escreveu:
RGAPSKI, vi um comentário seu em outro post, sobre uma retifica de um Vectra 2.2 16v, você fez um comentário mais ou menos assim "Porque não abre pra chegar no 2.4", desculpe minha falta de experiência, mais tem como fazer um 2.2 virar um 2.4, esse alargamento faz a cilindrada da câmera de combustão chegar a 2.400 cm³???
rgapski escreveu:Marcello Ricardy escreveu:
RGAPSKI, vi um comentário seu em outro post, sobre uma retifica de um Vectra 2.2 16v, você fez um comentário mais ou menos assim "Porque não abre pra chegar no 2.4", desculpe minha falta de experiência, mais tem como fazer um 2.2 virar um 2.4, esse alargamento faz a cilindrada da câmera de combustão chegar a 2.400 cm³???
Marcelo,
Sim, é possível "abrir" para 2.4.
Se não me engano, basta trocar somente o virabrequim/bielas (é um dos dois, só não me recordo qual) e os pistões.
E mais o trabalho da retifica em abrir o cilindro e fazer o brunimento.
Nada que uma boa retífica não faça...
Pelo que me lembro, o que fica difícil é fazer o 2.0 virar 2.4, pois tem diferença na altura do bloco do motor.
Tive um kadett 2.0 que passei para 2.2, mas usei o motor inteiro do vectra, pois o meu preparador na epoca tinha me dito que o 2.0 não dava pra aumentar por causa do bloco...
Abs!
Marcello Ricardy escreveu:Deixa ver se eu entendi o 2.2 e o 2.4 e o mesmo motor "basicamente" só muda a espessura das câmeras de combustão.....hummmmmmm...... Bom saber.....Aumentaria a potencia do motor dai?
Marcello Ricardy escreveu:Deixa ver se eu entendi o 2.2 e o 2.4 e o mesmo motor "basicamente" só muda a espessura das câmeras de combustão.....hummmmmmm...... Bom saber.....Aumentaria a potencia do motor dai?
thiago.onacto escreveu:Mas não seria um investimento alta para aumentar apenas alguns cavalos de potência e torque?
Tudo bem que se a pessoa já tiver que mexer no motor mesmo (retifica) vai gastar um pouco mais do que comprando as peças originais com relação as do motor 2.4 16v, porém se não tiver a necessidade de mexer no motor abrir só para fazer tal mudança não seria besteira? Não seria melhor partir para um kit turbo?
rgapski escreveu:thiago.onacto escreveu:Mas não seria um investimento alta para aumentar apenas alguns cavalos de potência e torque?
Tudo bem que se a pessoa já tiver que mexer no motor mesmo (retifica) vai gastar um pouco mais do que comprando as peças originais com relação as do motor 2.4 16v, porém se não tiver a necessidade de mexer no motor abrir só para fazer tal mudança não seria besteira? Não seria melhor partir para um kit turbo?
Thiago,
Se o motor tiver bom e a pessoa resolver abrir pra 2.4 com intuito somente de ganhar potencia, é mal negócio, pois vai gastar muito $$ pra pouco HP...
Contudo, se o motor estiver precisando de retífica, a coisa pode valer à pena.
Normalmente, quando se abre o motor para retificar, precisa fazer algo no virabrequim, precisa dar um passe no cilindro para acomodar o pistão com sobremedida, pode haver desgaste ou empenamento de biela, embora seja raro, entre outras intervenções, como troca de bomba de óleo, etc...
Então, como já tem que trocar algumas coisas, dá pra fazer uma forcinha e já montar com peças do 2.4.
Mas isso depende do orçamento. Senão, monta no 2.2 mesmo.
Sair do 2.2 pro 2.4 não deve dar mais de 10cv e 2kg de torque.
Pode parecer pouco, mas ao meu ver, isso já é suficiente para melhorar bastante a dirigibilidade do carro, principalmente na cidade, pois o cambio manual longo não ajuda em nada nessa situação, e um pouquinho de torque a mais seria muito bem vindo.
Eu pretendo passar o meu para 2.4 e na sequencia instalar um kit turbo.
Pra mim, a vantagem do motor 2.4, vem na possibilidade de usar uma turbina um pouco maior, jogando a pegada dela um pouco mais pro alto, de maneira a não despejar tanto torque de uma vez no cambio, pois o meu é um F18, que como alguns sabem, não é muito fã de torque alto... rs
Eu pretendo melhorar o fôlego do carro para umas ultrapassagens mais vigorosas, nada demais.
Com 0,5kg e uma turbina bem dimensionada (para dar bom fluxo em alta), devo atingir facil uns 230cv com uns 30kg de torque, o que é mais que suficiente pra chamar meu carro de "challenge", e não viver com ele parado na oficina.
Abs!
rgapski escreveu:Marcello Ricardy escreveu:Deixa ver se eu entendi o 2.2 e o 2.4 e o mesmo motor "basicamente" só muda a espessura das câmeras de combustão.....hummmmmmm...... Bom saber.....Aumentaria a potencia do motor dai?
Marcelo,
Tentador, não! rsrsrs
O motor é isso mesmo, sendo basicamente o mesmo, mudando apenas algumas coisas.
A potencia aumenta sim, afinal, com maior cilindrada, temos mais ar e combustível entrando...
Só que somente a ampliação da cilindrada não quer dizer muita coisa em termos de potencia.
Vai ter ganho, vai, mas pra chegar nos 150cv do vectra C, algumas cosas precisam ser revistas.
Para concluir, deve-se providenciar um remapeamento do chip, pois o carro terá um fluxo de ar diferente e a injeção deve acompanhar.
Embora alguns digam que a sonda corrige, acho uma diferença muito brusca para ficar somente na correção da sonda.
Abs!
melk escreveu:Consegue mais potência que isso com 0.5 lembro no outro forum o gusporti de caxias do sul tiro 240 cv e 24 de torque de um 2.2 16v aspirado.
Alcir Andreoni escreveu:Vamos reavivar o tópico!
Agora com motor 1.8L de 108cv's e 17,1kg de torque.
Vale a pena remapear, ganhando 12cv's e 1kg de torque?
rgapski escreveu:Alcir Andreoni escreveu:Vamos reavivar o tópico!
Agora com motor 1.8L de 108cv's e 17,1kg de torque.
Vale a pena remapear, ganhando 12cv's e 1kg de torque?
Alcir,
Minha opinião sobre remapeamento é a seguinte: deve ser feito utilizando um dinamômetro sempre.
É chip pronto? Melhor deixar original.
Esse lance de "ahh, vai ganhar X cavalos e X de torque", é puro marketing.
Não há nada mais diferente que dois motores iguais!
Cada motor tem suas peculiaridades, posto que estas diferenças são advindas de sua fabricação, o que é normalmente chamado de "margem de tolerância".
Assim, as folgas internas são diferentes, o fluxo de ar também será, compressão, etc.
E são essas características que devem ser exploradas ao criar um novo chip. No dinamômetro da pra corrigir onde precisa e melhorar até onde é possível.
Outra coisa que ninguém se atenta é: dirigibilidade.
Não adianta teu carro ganhar 20cv se eles só vierem lá depois das 5mil rpm e acabarem matando o torque e potencia que anteriormente estavam disponíveis em baixa rpm.
As fabricas, quando criam um mapa de injeção, levam em consideração algumas margens de segurança, de modo que sirva pra todo e qualquer motor, independente da folga que eles tiverem.
Trocando em miúdos, não colocam o máximo de ponto permitido, deixam uma margem para mistura um pouco mais rica, etc.
Lembro ainda que o carro tem funcionamento variável de acordo com a temperatura do motor...
Não é à toa que as montadoras rodam milhares de quilometro para criarem mapas que se adequem a praticamente todas as situações...
Mesmo fazendo no dinamômetro, pode-se pecar em algum sentido, causando pequenas falhas em alguma situação não simulada.
Se não houver alterações significativas no motor, como aumento de taxa, cilindrada, troca de comandos, escape, coletores de admissão, ou coisas que alterem radicalmente o fluxo de admissão de mistura, acho totalmente inviável gastar com chip.
Agora se você me perguntar: "Vou passar meu motor 1.8 pra 2.0. Vale a pena fazer um chip?"
A resposta é: deve sim ser feito um novo chip.
Afinal, o motor estará pronto a admitir mais quantidade de ar/gasolina e talvez em rotações diferentes do projeto original.
Substituir o chip original, num motor original, por outro chip "mexido", é mesma coisa que só trocar gicleur de carburador: só vai gastar mais.
Abs!
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