IgorLBras escreveu:Fuente del Mensaje Ola a todos, está na hora de trocar o óleo e filtro de óleo do meu expression, pensei em por o SHELL HELIX HX3, que é pra alta km, meu carro está com 219.000km, vale a pena?
Sempre utilize a viscosidade descrita no manual do seu carro independente da quilometragem, acompanho o canal do ADG no youtube, que é um excelente mecânico e ele mesmo confirmou, o lubrificante deve ser usado na viscosidade descrita no manual no inicio ao fim da vida útil do motor. Além do mais essa km não está alta, o motor aguenta o dobro fácil se feito sempre as revisões em dia e utilizado o lubrificante recomendável. Você não precisa usar o mesmo óleo do manual, mais a mesma viscosidade (ex: 5w30), porem pode utilizar lubrificantes com tecnologia superior, semi-sintetico/sintético e o grau de eficiência dos detergentes presentes no mesmo (API, ex: SM/SN). Esses lubrificantes para "alta km" é utilizado em motores que já estão com folga/desgaste além do normal e estão queimando óleo, o lubrificante mais grosso não passa com tanta facilidade pelas folgas do motor.
Quanto ao membro "diesel" utilizar lubrificante mais fino que o recomendável pode variar de vários motivos, clima/modo de condução. Um lubrificante mais viscoso que o original pode perder o film de lubrificação mais fácil, nesse caso depende muito do uso, se tiver o pé pesado e exige rotações altas pode não ser uma boa escolha, pode gerar desgaste acentuado devido a isso, por isso que em track day por exemplo utiliza-se lubrificantes especiais 0w50/0w60, assim evita de perder o film de lubrificação quando exigido rotações altas do motor constantes. A vantagem principal em utilizar um lubrificante mais viscoso é na economia de combustível, pois ele circula pelo sistema mais facilmente deixando o motor mais "leve". Também varia muito do clima, em cimas mais frios é melhor utilizar um lubrificante mais fino, em climas quentes é interessante optar por um lubrificante mais grosso, mais aqui para o brasil já o original está adepto a ambos os climas.
Filtro de óleo é um item que deve ser trocado rigorosamente a cada troca de óleo, é um item barato (média 20 reais de marca top como FRAM ou MAMM para nossos GM's) e vai ajudar na durabilidade do motor, como dizem, o lubrificante vem evoluindo mais o filtro ainda continua o mesmo dispositivo feito de papelão.
Meu Vectra 2.4 16v está com 130.000km e vou continuar usando 5w30 que está especificado no manual, uso atualmente o lubrificante Elaion 5w30 sintético API SN que atende as especificações GM, é extremamente barato (pago 24 reais o litro), troco com 5000km ou 6 meses, independente de ser sintético, filtro sempre FRAM o MAMM e toda troca, meu carro roda no GNV, então o lubrificante contamina muito pouco, e mesmo assim óleo sintético + filtro a cada 5000km máximo.
Talvez vou fazer uma melhoria no lubrificante na próxima troca, pretendo usar 0w30 no inverno e 0w40 no verão, sintético também e API SN, assim o motor vai lubrificar mais rápido na primeira partida, uso também militec que é um condicionador de metais que ajuda a reduzir desgaste do motor, principalmente na 1° partida.