Bom pessoal, outro dia estávamos conversando sobre recuperar ou não uma roda no grupo do whatsapp da regional de minas.
Comentei sobre soldas e trincas e o pessoal me pediu para colocar no fórum, pois pode ser útil para quem está na dúvida se recupera ou não. Vamos lá!
Muitas vezes a solda é vista como uma forma barata e eficaz de se recuperar uma roda, mas existem detalhes sobre a solda que o pessoal que recupera rodas muitas vezes nem sabe também.
A roda é feita de uma liga de alumínio, o alumínio é conhecido por sua dificuldade de solda (solda técnica, soldar com micro trincas qualquer um solda).
Então, se adicionam elementos ao alumínio e temos a liga que forma a roda. Essa liga permite uma soldabilidade mais fácil, mais mesmo assim ela não é igual soldar aço.
Então, se for realizar uma solda:
Não faça se a trinca for nos raios ou próximo dos parafusos.
Só realize solda se a trinca for pequena e nas bordas das rodas (a trinca não pode ir de um lado ao outro do metal, visual de como se tivesse quebrado)
Leve em locais que realmente tenham experiência em soldar rodas, pois a solda sempre fragiliza o material.
Um material sem soldas ou trincas é mais resistente que um soldado.
Porque isso?
A solda é vista na engenharia como o ponto fraco de qualquer estrutura. Se for falhar vai ser na solda.
Porque, ela possui material diferente do resto da estrutura, analisando no microscópio vc vê que ela possui estrutura grosseira. Sobre a solda afetar o alumínio, está correto a área ao redor da solda chama zona termicamente afetada.
Esta área perde características mecânicas e é justamente nela que ocorre as falhas. Se começar a corroer vai ser ali, também vai ser nesta área que vai surgir trincas. Quanto menos solda existir em um projeto, mais seguro ele vai ser. Claro, isso vale para locais que tem muita solicitação mecânica e que vivem sobre vibração.
Foi falado da liga perder a têmpera e ficar fraca, pode ocorrer sim e vc ficar com uma roda mais "mole" na região da solda, só que o mais provável é o contrário (no caso da liga de alumínio), aí ela fica tão dura que surgem várias micro trincas. Essas micro trincas com o tempo crescer e a roda volta ao que estava antes.
Sobre a têmpera, é feita em qualquer metal ou cerâmico (exemplo é o vidro do carro, vidro temperado), só é mais utilizada em aço.
Falaram na discussão sobre tubulação de petróleo e que é soldada e que passa petróleo sob pressão e não dá problema. Neste caso o metal passar por um processo todo melindroso. O metal é aquecido até certa temperatura, o soldador tem que ter certificação para aquele tipo de solda, os eletrodos são pré aquecidos e desumidificados, a potência da máquina de solda é calculada para efetuar uma solda com menos estrutura grosseira para aquele metal específico do tubo de petróleo...
Resumindo, todas essas precauções não serão tomadas na solda da roda. E depois o tubo passa por vários testes, para ser aprovada a solda. Tudo isso, mais uma vez, não é feito por nenhum soldador de roda. Ainda tem o fato de que a soldagem dos tubos não é a melhor opção, e sim a única que existe. Não dá pra fazer um tubo de quilômetros de comprimento.
Fica a minha opinião, se for solda de dar ponto...ok
Se for cordão de solda... Não faça!
Fica esteticamente boa, mais ela pode quebrar ao pegar um buraco ou até mesmo enquanto o carro está em movimento (caso do sertanejo que morreu pouco tempo atrás)
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