por leonardorcj »
15 Jun 2018, 10:29
Olá, pessoal bom dia!
Tenho um Vectra CD 97 2.0 16v que estava com oscilação na marcha lenta do motor, a rotação algumas vezes baixava tanto que quase fazia o carro morrer, isso acontecia principalmente quando o motor estava 'quente'. Levei no mecânico para fazer umas outras manutenções e relatei esse 'problema' no carro. Ele informou que o problema estava no atuador da marcha lenta. Me recomendou fazer a limpeza do atuador e do TBI que em muitos casos resolvia o problema, mas caso não resolvesse seria preciso trocar a peça.
A peça original custa em torno de R$ 400,00, então optei por tentar resolver o problema fazendo a limpeza do TBI. Após assistir alguns vídeos na internet me pareceu bem tranquilo fazer a limpeza do TBI e não causaria problema a mais, me senti seguro e fiz como mostrado nos vídeos.
Desmontei as mangueiras que sai da caixa do filtro do ar e o atuador para limpeza. Tanto o atuador como o TBI estavam muito carbonizados. Com o atuador em mãos limpei com o CAR80, estava tão carbonizado que na primeira vez que joguei o produto saiu uma nata bem escura, após repetir o procedimento algumas vezes já deu pra notar a peça limpa vendo a 'parte de metal' brilhando, tirei o excesso com um pano limpo e deixei a peça terminando a secagem de um dia para o outro para mantá-la.
No dia seguinte montei o atuador e as mangueiras do filtro de ar deixando desconectada apenas a entrada vai no TBI. Conforme vi nos vídeos a limpeza do TBI montado no carro deveria ser feito com o motor ligado, então liguei o carro e fui acelerando e jogando o produto no TBI, a limpeza foi rápida e ficou até brilhando (rs), mas logo em seguida começou a dar uns estalos dentro do motor, parecendo válvula batendo, coisa que nunca tinha ouvido antes.
- Fiquei me perguntando: Será que produto CAR80 pulverizado no TBI entrou no motor e misturou com óleo? Como o produto é bem forte, achei que pode ter acontecido isso e prejudicado o óleo dentro do motor.
Então, resolvi dar uma volta rápida no carro para observar os 'estalos' que aparecia e sumia, então após retornar em casa e desligar o carro, abri o capo e notei a princípio mais três problemas, dois no motor:
1 - Luz do óleo acesa no painel o tempo todo, exceto qdo o carro era acelerado.
2 - A ventoinha do radiador estava ligada mesmo com a temperatura do motor não ter atingido o limite para ser acionada.
3 - A mangueira do respiro estava 'chupada' - Essa não entendi mesmo (kkk).
Tive que sair para trabalha por já estar atrasado e não deu para verificar mais 'coisas', então deixei o carro em casa.
- Alguém pode me dar uma luz do que aconteceu?
Obrigado.