Janderson escreveu:Bah, virou conversa de comadres isso aqui, vcs. dois hein, Thiago e Alcir...quando vai ser o casório
Thiago, para de procurar pêlo em ovo, sossega meu afilhado
Só me lembrei de uma coisa agora, o Sidnei tá certo, a medição pelo que me lembro que lí no manual é com o carro ligado mesmo em marcha-lenta, me lembro de ter verificado o nível e meio borrado por pensar que ía cuspir óleo por ali nas primeiras vezes que verifiquei depois de ter o primeiro automático.
Só não entendi uma coisa Thiago, até vou ver isso depois porque tô com preguiça de buscar o manual agora, mas vc. falou que passa a alavanca de P para outra marcha e volta ao P, depois sai novamente, e por aí vai, sempre voltando ao P, isso que me intriga, eu não faço assim, posso estar falando besteira pois lí o manual uma vez e procurei decorar, por isso vou ler novamente, mas eu não faço isso que vc. faz, eu coloco no P e vou passando uma a uma (lógico,esperando engrenar) depois que chegar no 3 eu faço o procedimento inverso até chegar no P novamente.
Abração pra oceis
Janderson
thiago.onacto escreveu:Ta difícil não to achando nada concreto dizendo que é para fazer a aferição com o carro ligado, só vejo comentários inclusive do vectra clube, mas isso não é base concreta pra mim preciso de comprovação de que é dessa forma que se aferia, alguém mais pode orientar com exatidão?
Alcir Andreoni escreveu:thiago.onacto escreveu:Ta difícil não to achando nada concreto dizendo que é para fazer a aferição com o carro ligado, só vejo comentários inclusive do vectra clube, mas isso não é base concreta pra mim preciso de comprovação de que é dessa forma que se aferia, alguém mais pode orientar com exatidão?
Vou te falar o que você vai fazer.
Com o motor quente, ponha em D e tire a vareta. Limpe a coitada sem usar estopa ou pano que solte linha, guardanapo de papel.
Retire a vareta e veja o nível!
Aí você vai sabe se está certo ou não!
thiago.onacto escreveu:Se você tiver respaldo nisso que está me orientando tiozão eu faço, do contrário não farei.
Alcir Andreoni escreveu:thiago.onacto escreveu:Se você tiver respaldo nisso que está me orientando tiozão eu faço, do contrário não farei.
Deixe de ser ranheta e faça o que eu estou te falando?
thiago.onacto escreveu:Alcir Andreoni escreveu:thiago.onacto escreveu:Se você tiver respaldo nisso que está me orientando tiozão eu faço, do contrário não farei.
Deixe de ser ranheta e faça o que eu estou te falando?
Você já fez isso no seu?
Se acontecer algo posso levar o carro aí pra você arrumar?
Troquei uma ideia com o Crispim e ele disse que a marcação dele é a mesma que a minha.
Quando quente ele está marcando certo, só fiquei meio encucado por dele está marcando (\) o tópico vai ficar aí pra alguém talvez futuramente me da uma justificativa ou não, até o momento ele não descendo do minimo pra mim tá ótimo.
Quanto ao teste não vejo lógica em fazer com o carro ligado muito menos em D, na própria vareta tem uma borracha de pressão acredito que ela não esteja ali por bobeira.
Eu poderia até fazer o teste com ele no ponto morto, mas em D sinceramente não vou fazer mesmo.
Então vou deixar o tópico aberto a quem quiser me trazer uma ideia nova, pois como eu disse sem respaldo eu não vou me arriscar, engraçado que aqui no clube ta cheio de carro com câmbio automático não é possível que ninguém faz essa aferição
Janderson escreveu:
Thiagão, tá precisando de óculos meu afilhado, vc. postou cópia da página do manual e não viu que ali mesmo tá escrito: Motor em Marcha-Lenta
Janderson escreveu:Seus rabujentos, vão parar com essas birras hein
Thiagão, tá precisando de óculos meu afilhado, vc. postou cópia da página do manual e não viu que ali mesmo tá escrito: Motor em Marcha-Lenta
Se o motor tiver que ficar em marcha-lenta é claro que é ligado, não existe marcha-lenta desligado, óbvio, suponho que deve ser ligado pelo fato de o óleo poder circular pelo câmbio auto, já que ali dentro os espaços são bem reduzidos, são mini galerias por onde anda o óleo, não é que nem o motor do carro que tem um carter onde fica o óleo com o carro desligado, no motor é só desligar ele que o óleo vai descendo, no câmbio auto as peças são banhadas no óleo, não tem um espaço físico onde o óleo se concentra, sei lá, posso estar falando besteira, mas eu sigo o que tá no manual do carro.
E Thiago, entendo a sua preocupação com o câmbio, mas não fica tão encucado assim, vc. trocou o óleo e tudo, dá um tempo, não esquenta a cabeça agora com medição, etc...se vc. colocou a quantidade correta na troca pra quê se preocupar? e outra, é normal, perfeitamente normal pequenas variações na medição dos níveis de fluídos, isso em tudo, seja no do arrefecimento, seja no motor, no câmbio, etc....não existe 100% de certeza, nem mesmo na fábrica, o que não pode é ter fluído demais, as vezes se acha que tá baixo e acaba colocando um kadim mais, mas esse pouquinho a mais já vai fazer um mega estrago, já vai vazar pelo respiro, vai forçar o sistema, etc...é que nem o líquido do radiador, a marca é ali no meio do bujãozinho, daí vejo a galera querer encher aquilo até depois da marca, que nem ví esses dias alguém falar que bota um pouco acima pra margem de segurança, daí eu penso, pra quê isso ?, tudo que é demais é ruim, e tudo que é de menos também, só que um pouquinho que fôr de menos ainda é melhor que a mais pois pelo menos não vai forçar nada.
Volto a repetir, essa pequena marquinha a menos que vc. observou pode ser coisa de 50 ou 100 ml que pode até mesmo estar "escondido" no sistema, coisa que não aparece em marcação, daí vc. vai lá e põe mais uns 100ml, deixa isso quieto, deixa passar um tempo, coisa de uns 3, 4 meses, daí com calma vc. mede novamente.
Abraços
Janderson
Janderson escreveu:Sim, é claro que entendo tua preocupação Thiagão, sou assim também, ou pensa que sou diferente?, não né, mais neurótico que eu ainda tá pra nascer
Mas assim, vc. não acha que deveria então estar mencionado no manual para desligar o motor antes de abrir o capô ?, seria uma falha do manual de anos ?, já que ele vem sendo reescrito desde o Vectra A ?, no manual nada consta que deva ser com o motor desligado, daí deduzi que seja mesmo diferente essa medição, pelo fato que no câmbio auto não tem um reservatório de óleo, entende?, ele sempre é circulante, banhando as peças internas, já os demais casos todos eles tem um reservatório onde se concentra parte ou todo o fluido, tipo o reservatório do freio, o do radiador, etc...na caixa não tem reservatório, bujão, suponho que a vareta foi colocada num ponto onde passe a maior quantidade de fluido e que naquele ponto deva ter x % de fluido circulando, isso que imagino.
Sei que o assunto câmbio auto é bem complexo, que a galera morre de medo pois uma caixa dessas é cara, eu mesmo tomo muito cuidado com isso, porém sempre tem diversos questionamentos a respeito, certa vez ví jogado num canto de uma concessionária um livro, um manual técnico interno da GM capa vermelha sobre transmissões automáticas (vectra e astra) , tava jogado as traças lá num balcão, vou ver se quanto trocar o óleo falo com um técnico lá e quem sabe ele me empresta ou sei lá e daí eu conseguiria informações oficiais da GM mesmo e se eu conseguisse esse manual e trouxesse ele pra casa até poderia quem sabe tentar scanear as partes mais importantes, vou ver isso, acho que até julho eu deva trocar o óleo.
Abração e de certa forma Parabéns pela dedicação que vc. tem com o filhote, mesmo com todas as minhocas que vc. tem aí dá gosto de ver alguém se esforçando em ter o máximo de cuidado e as famosas "neuroses"com o Elitão.
Janderson
thiago.onacto escreveu:Eu só sou um pouco neurótico, mas não chega ser tanto
Então tiozão 2 ( ) eu não disse que o ano manual está errado e nem que foi escrito errado, pelo contrário eu sempre buscar seguir ele a risca! O que eu disse foi ''interpretação'' como eu não sou assim tão conhecedor do câmbio é complicado formar uma opinião entende? Eu lendo o manual interpretei dessa forma, como eu poderia pensar que no câmbio seria uma exceção se os outros fluídos eu sempre faço com o carro desligado? Pensei comigo mesmo: Se não está escrito para aferir com o carro LIGADO, juntando com o pensamento em cima ligado que não ia ser pra mim mesmo entende?
Foi uma forma de interpretar por isso acho importante os fóruns de debates, pois assim você pode debater com outras pessoas e ver se é aquilo mesmo que você pensava ou não.
Mas ta tudo certo, obrigado por ''debater'' o assunto comigo, um forte abraço e até mais!
Ricardo Crispim escreveu:hehehehe...
Tiozão 3 entrando aqui em ação..
Eu faço da mesma forma que o Thiago. Ligo o carro, vou de P para a 1, deixando engatar, depois faço o caminho inverso. Só que desligo o motor para fazer a aferição da vareta...Tenho receio de fazer a medição com motor ligado, primeiro por causa da pressão e depois medo de lambuzar o cofre todo...
Procede ou faço super errado?
A medição que obtenho está semelhante á do Thiago (fotos)
Forte abraço!!!!!!!
Ricardo Crispim escreveu:hehehehe...
Tiozão 3 entrando aqui em ação..
Eu faço da mesma forma que o Thiago. Ligo o carro, vou de P para a 1, deixando engatar, depois faço o caminho inverso. Só que desligo o motor para fazer a aferição da vareta...Tenho receio de fazer a medição com motor ligado, primeiro por causa da pressão e depois medo de lambuzar o cofre todo...
Procede ou faço super errado?
A medição que obtenho está semelhante á do Thiago (fotos)
Forte abraço!!!!!!!
thiago.onacto escreveu:Bom eu to falando com vocês (Alcir e Janderson) sobre esse lance de fazer a aferição com o carro ligado ser estranho e vocês estão aí falando que sim então por favor, agora me expliquem cade meu óleo??
Aguardo respostas dos dois
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