O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

111 mensagens
Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Janderson » 30 Mai 2014, 01:02

Bah, virou conversa de comadres isso aqui, vcs. dois hein, Thiago e Alcir...quando vai ser o casório :65:

Thiago, para de procurar pêlo em ovo, sossega meu afilhado :9:

Só me lembrei de uma coisa agora, o Sidnei tá certo, a medição pelo que me lembro que lí no manual é com o carro ligado mesmo em marcha-lenta, me lembro de ter verificado o nível e meio borrado por pensar que ía cuspir óleo por ali nas primeiras vezes que verifiquei depois de ter o primeiro automático.

Só não entendi uma coisa Thiago, até vou ver isso depois porque tô com preguiça de buscar o manual agora, mas vc. falou que passa a alavanca de P para outra marcha e volta ao P, depois sai novamente, e por aí vai, sempre voltando ao P, isso que me intriga, eu não faço assim, posso estar falando besteira pois lí o manual uma vez e procurei decorar, por isso vou ler novamente, mas eu não faço isso que vc. faz, eu coloco no P e vou passando uma a uma (lógico,esperando engrenar) depois que chegar no 3 eu faço o procedimento inverso até chegar no P novamente.

Abração pra oceis :88:
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 08:09

Janderson escreveu:Bah, virou conversa de comadres isso aqui, vcs. dois hein, Thiago e Alcir...quando vai ser o casório :65:

Thiago, para de procurar pêlo em ovo, sossega meu afilhado :9:

Só me lembrei de uma coisa agora, o Sidnei tá certo, a medição pelo que me lembro que lí no manual é com o carro ligado mesmo em marcha-lenta, me lembro de ter verificado o nível e meio borrado por pensar que ía cuspir óleo por ali nas primeiras vezes que verifiquei depois de ter o primeiro automático.

Só não entendi uma coisa Thiago, até vou ver isso depois porque tô com preguiça de buscar o manual agora, mas vc. falou que passa a alavanca de P para outra marcha e volta ao P, depois sai novamente, e por aí vai, sempre voltando ao P, isso que me intriga, eu não faço assim, posso estar falando besteira pois lí o manual uma vez e procurei decorar, por isso vou ler novamente, mas eu não faço isso que vc. faz, eu coloco no P e vou passando uma a uma (lógico,esperando engrenar) depois que chegar no 3 eu faço o procedimento inverso até chegar no P novamente.

Abração pra oceis :88:
Janderson


Por isso que eu gosto do tiozão, eu abro um tópico e vira uma conversa e ainda sobra tempo pra uma zoeira :38:

Então Janderson eu li o manual ontem e não menciona se é com o carro ligado ou não, claro que eu faço o procedimento com ele ligado e logo após, desligo e faço a aferição.

Tem só que ver isso com exatidão, pois estou com a preocupação de sair óleo pela vareta já que aquela vareta tem uma borracha de pressão que veda muito bem e quando você tira a vareta para fazer a aferição ela fica até úmida.

Sobre o lance do teste segue abaixo uma citação direta do manual:
Imagem

Se tiver que fazer com o carro ligado vou fazer o teste hoje de novo :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 09:50

Ta difícil não to achando nada concreto dizendo que é para fazer a aferição com o carro ligado, só vejo comentários inclusive do vectra clube, mas isso não é base concreta pra mim preciso de comprovação de que é dessa forma que se aferia, alguém mais pode orientar com exatidão?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Alcir Andreoni » 30 Mai 2014, 12:51

thiago.onacto escreveu:Ta difícil não to achando nada concreto dizendo que é para fazer a aferição com o carro ligado, só vejo comentários inclusive do vectra clube, mas isso não é base concreta pra mim preciso de comprovação de que é dessa forma que se aferia, alguém mais pode orientar com exatidão?

Vou te falar o que você vai fazer.

Com o motor quente, ponha em D e tire a vareta. Limpe a coitada sem usar estopa ou pano que solte linha, guardanapo de papel.

Retire a vareta e veja o nível!

Aí você vai sabe se está certo ou não!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 13:16

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Ta difícil não to achando nada concreto dizendo que é para fazer a aferição com o carro ligado, só vejo comentários inclusive do vectra clube, mas isso não é base concreta pra mim preciso de comprovação de que é dessa forma que se aferia, alguém mais pode orientar com exatidão?

Vou te falar o que você vai fazer.

Com o motor quente, ponha em D e tire a vareta. Limpe a coitada sem usar estopa ou pano que solte linha, guardanapo de papel.

Retire a vareta e veja o nível!

Aí você vai sabe se está certo ou não!


Se você tiver respaldo nisso que está me orientando tiozão eu faço, do contrário não farei.

Essa dica sua piorou de vez o que está dizendo no manual, em momento algum menciona fazer isso com o câmbio engatado.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Alcir Andreoni » 30 Mai 2014, 13:22

thiago.onacto escreveu:Se você tiver respaldo nisso que está me orientando tiozão eu faço, do contrário não farei.

Deixe de ser ranheta e faça o que eu estou te falando? :52:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 13:40

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Se você tiver respaldo nisso que está me orientando tiozão eu faço, do contrário não farei.

Deixe de ser ranheta e faça o que eu estou te falando? :52:


Você já fez isso no seu?

Se acontecer algo posso levar o carro aí pra você arrumar? :55:

Troquei uma ideia com o Crispim e ele disse que a marcação dele é a mesma que a minha.

Quando quente ele está marcando certo, só fiquei meio encucado por dele está marcando (\) o tópico vai ficar aí pra alguém talvez futuramente me da uma justificativa ou não, até o momento ele não descendo do minimo pra mim tá ótimo.

Quanto ao teste não vejo lógica em fazer com o carro ligado muito menos em D, na própria vareta tem uma borracha de pressão acredito que ela não esteja ali por bobeira.

Eu poderia até fazer o teste com ele no ponto morto, mas em D sinceramente não vou fazer mesmo.

Então vou deixar o tópico aberto a quem quiser me trazer uma ideia nova, pois como eu disse sem respaldo eu não vou me arriscar, engraçado que aqui no clube ta cheio de carro com câmbio automático não é possível que ninguém faz essa aferição :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Alcir Andreoni » 30 Mai 2014, 13:42

thiago.onacto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Se você tiver respaldo nisso que está me orientando tiozão eu faço, do contrário não farei.

Deixe de ser ranheta e faça o que eu estou te falando? :52:


Você já fez isso no seu?

Se acontecer algo posso levar o carro aí pra você arrumar? :55:

Troquei uma ideia com o Crispim e ele disse que a marcação dele é a mesma que a minha.

Quando quente ele está marcando certo, só fiquei meio encucado por dele está marcando (\) o tópico vai ficar aí pra alguém talvez futuramente me da uma justificativa ou não, até o momento ele não descendo do minimo pra mim tá ótimo.

Quanto ao teste não vejo lógica em fazer com o carro ligado muito menos em D, na própria vareta tem uma borracha de pressão acredito que ela não esteja ali por bobeira.

Eu poderia até fazer o teste com ele no ponto morto, mas em D sinceramente não vou fazer mesmo.

Então vou deixar o tópico aberto a quem quiser me trazer uma ideia nova, pois como eu disse sem respaldo eu não vou me arriscar, engraçado que aqui no clube ta cheio de carro com câmbio automático não é possível que ninguém faz essa aferição :47:

Você perguntou se eu fazia isso no meu e a resposta é SEMPRE...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 13:53

Tudo bem então, vou confiar em você em tiozão!

Você disse para fazer isso com o motor quente, mas com ele frio? Faço o teste passando a seletora em todas as posições como o manual e no final eu deixo ele engatado em D e faço a aferição?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Janderson » 30 Mai 2014, 14:04

Seus rabujentos, vão parar com essas birras hein :76:

Thiagão, tá precisando de óculos meu afilhado, vc. postou cópia da página do manual e não viu que ali mesmo tá escrito: Motor em Marcha-Lenta

Se o motor tiver que ficar em marcha-lenta é claro que é ligado, não existe marcha-lenta desligado, óbvio, suponho que deve ser ligado pelo fato de o óleo poder circular pelo câmbio auto, já que ali dentro os espaços são bem reduzidos, são mini galerias por onde anda o óleo, não é que nem o motor do carro que tem um carter onde fica o óleo com o carro desligado, no motor é só desligar ele que o óleo vai descendo, no câmbio auto as peças são banhadas no óleo, não tem um espaço físico onde o óleo se concentra, sei lá, posso estar falando besteira, mas eu sigo o que tá no manual do carro.

E Thiago, entendo a sua preocupação com o câmbio, mas não fica tão encucado assim, vc. trocou o óleo e tudo, dá um tempo, não esquenta a cabeça agora com medição, etc...se vc. colocou a quantidade correta na troca pra quê se preocupar? e outra, é normal, perfeitamente normal pequenas variações na medição dos níveis de fluídos, isso em tudo, seja no do arrefecimento, seja no motor, no câmbio, etc....não existe 100% de certeza, nem mesmo na fábrica, o que não pode é ter fluído demais, as vezes se acha que tá baixo e acaba colocando um kadim mais, mas esse pouquinho a mais já vai fazer um mega estrago, já vai vazar pelo respiro, vai forçar o sistema, etc...é que nem o líquido do radiador, a marca é ali no meio do bujãozinho, daí vejo a galera querer encher aquilo até depois da marca, que nem ví esses dias alguém falar que bota um pouco acima pra margem de segurança, daí eu penso, pra quê isso ?, tudo que é demais é ruim, e tudo que é de menos também, só que um pouquinho que fôr de menos ainda é melhor que a mais pois pelo menos não vai forçar nada.

Volto a repetir, essa pequena marquinha a menos que vc. observou pode ser coisa de 50 ou 100 ml que pode até mesmo estar "escondido" no sistema, coisa que não aparece em marcação, daí vc. vai lá e põe mais uns 100ml, deixa isso quieto, deixa passar um tempo, coisa de uns 3, 4 meses, daí com calma vc. mede novamente.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Alcir Andreoni » 30 Mai 2014, 14:05

Janderson escreveu:
Thiagão, tá precisando de óculos meu afilhado, vc. postou cópia da página do manual e não viu que ali mesmo tá escrito: Motor em Marcha-Lenta


Tá vendo oooooo birrento? :38: :38: :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 14:21

Janderson escreveu:Seus rabujentos, vão parar com essas birras hein :76:

Thiagão, tá precisando de óculos meu afilhado, vc. postou cópia da página do manual e não viu que ali mesmo tá escrito: Motor em Marcha-Lenta

Se o motor tiver que ficar em marcha-lenta é claro que é ligado, não existe marcha-lenta desligado, óbvio, suponho que deve ser ligado pelo fato de o óleo poder circular pelo câmbio auto, já que ali dentro os espaços são bem reduzidos, são mini galerias por onde anda o óleo, não é que nem o motor do carro que tem um carter onde fica o óleo com o carro desligado, no motor é só desligar ele que o óleo vai descendo, no câmbio auto as peças são banhadas no óleo, não tem um espaço físico onde o óleo se concentra, sei lá, posso estar falando besteira, mas eu sigo o que tá no manual do carro.

E Thiago, entendo a sua preocupação com o câmbio, mas não fica tão encucado assim, vc. trocou o óleo e tudo, dá um tempo, não esquenta a cabeça agora com medição, etc...se vc. colocou a quantidade correta na troca pra quê se preocupar? e outra, é normal, perfeitamente normal pequenas variações na medição dos níveis de fluídos, isso em tudo, seja no do arrefecimento, seja no motor, no câmbio, etc....não existe 100% de certeza, nem mesmo na fábrica, o que não pode é ter fluído demais, as vezes se acha que tá baixo e acaba colocando um kadim mais, mas esse pouquinho a mais já vai fazer um mega estrago, já vai vazar pelo respiro, vai forçar o sistema, etc...é que nem o líquido do radiador, a marca é ali no meio do bujãozinho, daí vejo a galera querer encher aquilo até depois da marca, que nem ví esses dias alguém falar que bota um pouco acima pra margem de segurança, daí eu penso, pra quê isso ?, tudo que é demais é ruim, e tudo que é de menos também, só que um pouquinho que fôr de menos ainda é melhor que a mais pois pelo menos não vai forçar nada.

Volto a repetir, essa pequena marquinha a menos que vc. observou pode ser coisa de 50 ou 100 ml que pode até mesmo estar "escondido" no sistema, coisa que não aparece em marcação, daí vc. vai lá e põe mais uns 100ml, deixa isso quieto, deixa passar um tempo, coisa de uns 3, 4 meses, daí com calma vc. mede novamente.

Abraços
Janderson


Só que tem um porém no seu texto, no manual está falando inicialmente que o carro tem que está nivelado (isso é óbvio) que tem que está em marcha-lenda em P (isso é óbvio, até porque vou dar a partida no carro ou eu ia deixar ele em D para dar a partida? claro que deve está em P pois é a posição de parada) realizar o teste com o carro ligado (isso é óbvio, pois como vou passar a seletora sem o carro ta ligado) logo após vem o teste porém quando ele acaba de mencionar sobre a passagem do câmbio em baixo ele diz: Abra o capô: opa aqui eu posso interpretar de duas formas ligado ou desligado até porque não disse abra o capô com o carro LIGADO aí essa historia toda aqui não existiria, o problema foi de não ter a certa do que é e o que não é, temos vários membros no clube inclusive teve gente que veio com o mesmo questionamento que eu via MP por tanto não estou doido, você interpretou que é ligado eu interpretei que seria desligado pois nunca vi você aferir fluído seja qual for com carro ligado, óleo de freio, fluído de arrefecimento, óleo da direção, óleo do motor tudo isso eu faço com o carro desligado porque eu interpretaria que o câmbio seria diferente pra mim eu continuaria pensando assim até o ano que vem entendeu?

Não gosto de fazer as coisas no achismo com o carro entende? É só isso precaução!

Eu tenho que ficar preocupado sim Janderson pois se tiver óleo demais no sistema eu tenho que tirar e se tiver pouco eu tenho que por ué, eu tive problema com vazamento de óleo no meu carro e até achar ele eu não sosseguei amigo eu só assim, não gosto de nada +/- ou é ou não é e ponto.

Uma hora um vem e fala que é marcha lenta em P outra hora em D aí fica difícil e eu no meio disso tudo sem saber o que é certo fico assim, escrevendo igual um retardado buscando informação CORRETA pra fazer a coisa CERTA. só isso.

Forte abraço e obrigado pelo questionamento, vou fazer a aferição com ele ligado e posto aqui o resultado depois :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Janderson » 30 Mai 2014, 14:42

Sim, é claro que entendo tua preocupação Thiagão, sou assim também, ou pensa que sou diferente?, não né, mais neurótico que eu ainda tá pra nascer :38:

Mas assim, vc. não acha que deveria então estar mencionado no manual para desligar o motor antes de abrir o capô ?, seria uma falha do manual de anos ?, já que ele vem sendo reescrito desde o Vectra A ?, no manual nada consta que deva ser com o motor desligado, daí deduzi que seja mesmo diferente essa medição, pelo fato que no câmbio auto não tem um reservatório de óleo, entende?, ele sempre é circulante, banhando as peças internas, já os demais casos todos eles tem um reservatório onde se concentra parte ou todo o fluido, tipo o reservatório do freio, o do radiador, etc...na caixa não tem reservatório, bujão, suponho que a vareta foi colocada num ponto onde passe a maior quantidade de fluido e que naquele ponto deva ter x % de fluido circulando, isso que imagino.

Sei que o assunto câmbio auto é bem complexo, que a galera morre de medo pois uma caixa dessas é cara, eu mesmo tomo muito cuidado com isso, porém sempre tem diversos questionamentos a respeito, certa vez ví jogado num canto de uma concessionária um livro, um manual técnico interno da GM capa vermelha sobre transmissões automáticas (vectra e astra) , tava jogado as traças lá num balcão, vou ver se quanto trocar o óleo falo com um técnico lá e quem sabe ele me empresta ou sei lá e daí eu conseguiria informações oficiais da GM mesmo e se eu conseguisse esse manual e trouxesse ele pra casa até poderia quem sabe tentar scanear as partes mais importantes, vou ver isso, acho que até julho eu deva trocar o óleo.

Abração e de certa forma Parabéns pela dedicação que vc. tem com o filhote, mesmo com todas as minhocas que vc. tem aí dá gosto de ver alguém se esforçando em ter o máximo de cuidado e as famosas "neuroses"com o Elitão. :88:

Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 15:08

Janderson escreveu:Sim, é claro que entendo tua preocupação Thiagão, sou assim também, ou pensa que sou diferente?, não né, mais neurótico que eu ainda tá pra nascer :38:

Mas assim, vc. não acha que deveria então estar mencionado no manual para desligar o motor antes de abrir o capô ?, seria uma falha do manual de anos ?, já que ele vem sendo reescrito desde o Vectra A ?, no manual nada consta que deva ser com o motor desligado, daí deduzi que seja mesmo diferente essa medição, pelo fato que no câmbio auto não tem um reservatório de óleo, entende?, ele sempre é circulante, banhando as peças internas, já os demais casos todos eles tem um reservatório onde se concentra parte ou todo o fluido, tipo o reservatório do freio, o do radiador, etc...na caixa não tem reservatório, bujão, suponho que a vareta foi colocada num ponto onde passe a maior quantidade de fluido e que naquele ponto deva ter x % de fluido circulando, isso que imagino.

Sei que o assunto câmbio auto é bem complexo, que a galera morre de medo pois uma caixa dessas é cara, eu mesmo tomo muito cuidado com isso, porém sempre tem diversos questionamentos a respeito, certa vez ví jogado num canto de uma concessionária um livro, um manual técnico interno da GM capa vermelha sobre transmissões automáticas (vectra e astra) , tava jogado as traças lá num balcão, vou ver se quanto trocar o óleo falo com um técnico lá e quem sabe ele me empresta ou sei lá e daí eu conseguiria informações oficiais da GM mesmo e se eu conseguisse esse manual e trouxesse ele pra casa até poderia quem sabe tentar scanear as partes mais importantes, vou ver isso, acho que até julho eu deva trocar o óleo.

Abração e de certa forma Parabéns pela dedicação que vc. tem com o filhote, mesmo com todas as minhocas que vc. tem aí dá gosto de ver alguém se esforçando em ter o máximo de cuidado e as famosas "neuroses"com o Elitão. :88:

Janderson


Eu só sou um pouco neurótico, mas não chega ser tanto :38:

Então tiozão 2 ( :65: ) eu não disse que o manual está errado e nem que foi escrito errado, pelo contrário eu sempre busco seguir ele a risca! O que eu disse foi ''interpretação'' como eu não sou assim tão conhecedor do câmbio é complicado formar uma opinião entende? Eu lendo o manual interpretei dessa forma, como eu poderia pensar que no câmbio seria uma exceção se os outros fluídos eu sempre faço com o carro desligado? Pensei comigo mesmo: Se não está escrito para aferir com o carro LIGADO, juntando com o pensamento em cima ligado que não ia ser pra mim mesmo entende?

Foi uma forma de interpretar por isso acho importante os fóruns de debates, pois assim você pode debater com outras pessoas e ver se é aquilo mesmo que você pensava ou não.

Mas ta tudo certo, obrigado por ''debater'' o assunto comigo, um forte abraço e até mais! :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Alcir Andreoni » 30 Mai 2014, 15:10

thiago.onacto escreveu:Eu só sou um pouco neurótico, mas não chega ser tanto :38:

Então tiozão 2 ( :65: ) eu não disse que o ano manual está errado e nem que foi escrito errado, pelo contrário eu sempre buscar seguir ele a risca! O que eu disse foi ''interpretação'' como eu não sou assim tão conhecedor do câmbio é complicado formar uma opinião entende? Eu lendo o manual interpretei dessa forma, como eu poderia pensar que no câmbio seria uma exceção se os outros fluídos eu sempre faço com o carro desligado? Pensei comigo mesmo: Se não está escrito para aferir com o carro LIGADO, juntando com o pensamento em cima ligado que não ia ser pra mim mesmo entende?

Foi uma forma de interpretar por isso acho importante os fóruns de debates, pois assim você pode debater com outras pessoas e ver se é aquilo mesmo que você pensava ou não.

Mas ta tudo certo, obrigado por ''debater'' o assunto comigo, um forte abraço e até mais! :88:

:120: :120:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 15:18

Bom eu to falando com vocês (Alcir e Janderson) sobre esse lance de fazer a aferição com o carro ligado ser estranho e vocês estão aí falando que sim então por favor, agora me expliquem cade meu óleo??

Imagem

Aguardo respostas dos dois :52:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Ricardo Crispim » 30 Mai 2014, 15:25

hehehehe...
Tiozão 3 entrando aqui em ação..
Eu faço da mesma forma que o Thiago. Ligo o carro, vou de P para a 1, deixando engatar, depois faço o caminho inverso. Só que desligo o motor para fazer a aferição da vareta...Tenho receio de fazer a medição com motor ligado, primeiro por causa da pressão e depois medo de lambuzar o cofre todo...
Procede ou faço super errado?
A medição que obtenho está semelhante á do Thiago (fotos)

Forte abraço!!!!!!!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Alcir Andreoni » 30 Mai 2014, 15:29

Ricardo Crispim escreveu:hehehehe...
Tiozão 3 entrando aqui em ação..
Eu faço da mesma forma que o Thiago. Ligo o carro, vou de P para a 1, deixando engatar, depois faço o caminho inverso. Só que desligo o motor para fazer a aferição da vareta...Tenho receio de fazer a medição com motor ligado, primeiro por causa da pressão e depois medo de lambuzar o cofre todo...
Procede ou faço super errado?
A medição que obtenho está semelhante á do Thiago (fotos)

Forte abraço!!!!!!!

Lambuzaria se você tivesse por exemplo um "Blow By" no câmbio o que eu acho impossível!

Todas as vezes que eu troco o óleo do motor eu confiro o câmbio e é assim que eu faço:

Motor quente, carro em D, tiro a vareta e não deixo limpar com estopa, volta a vareta e confiro o nível.

Nunca espirrou nada.

A borracha no meio da vareta é para evitar que ela se desvie no curso do tubo e desalinhe. Se fosse para vedar não desceria pelo tubo... :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 15:32

Ricardo Crispim escreveu:hehehehe...
Tiozão 3 entrando aqui em ação..
Eu faço da mesma forma que o Thiago. Ligo o carro, vou de P para a 1, deixando engatar, depois faço o caminho inverso. Só que desligo o motor para fazer a aferição da vareta...Tenho receio de fazer a medição com motor ligado, primeiro por causa da pressão e depois medo de lambuzar o cofre todo...
Procede ou faço super errado?
A medição que obtenho está semelhante á do Thiago (fotos)

Forte abraço!!!!!!!


Ricardão, acabei de postar uma foto aí em cima repare bem eu acabei de fazer aqui no estacionamento da empresa fiz o teste conforme manual e conforme você disse, logo após eu deixei o carro na lenta em P e fui aferir olha o resultado da foto o óleo ta no bico da vareta e aí eu pergunto cade meu óleo? Sendo que verificando com o motor desligado o meu óleo mostra bem acima depois do + e pega a palavra MAX toda.

To esperando os dois me falarem cade meu óleo, pois a marcação tem que ficar entre o máximo e o minimo. :52:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Alcir Andreoni » 30 Mai 2014, 15:33

thiago.onacto escreveu:Bom eu to falando com vocês (Alcir e Janderson) sobre esse lance de fazer a aferição com o carro ligado ser estranho e vocês estão aí falando que sim então por favor, agora me expliquem cade meu óleo??

Imagem

Aguardo respostas dos dois :52:

Vira a vareta do outro lado! :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

111 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 95 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.