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Manutenção, Mecânica & ElétricaDetonação gasolina com motor frio Vectra GT
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Bardensen
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Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Bardensen » 07 Jun 2016, 15:42

Olá galera!

Emendando nesse tópico, o meu Vectra vem apresentando problemas similares, inclusive já havia até discutido possíveis soluções/ideias com o Stefan no tópico criado por ele...

Semana passada eu estava decidido a trocar o sensor de O2 (pelo scanner aponta como sendo a sonda "1" a culpada) pois o mesmo não está reconhecendo corretamente a mistura (estou rodando com gasolina "pura", pelo Tech 2 apontava quase que Etanol puro) porém acabei tendo outros compromissos e acabei nem conseguindo efetuar a troca ou retornar à CSS. Atualmente estou rodando com o carro em modo de emergência. Aparentemente não há pré-detonação, apenas identificação incorreta da mistura e consequente reação da ECU em capar o mapeamento para o modo de emergência, tem sido assim sempre que eu utilizo gasolina, com álcool o problema não se manifesta (porém o consumo estava estranhamente ruim).

Lendo esse tópico fiquei com algumas dúvidas, seria a identificação incorreta de combustível gerada apenas pela versão desatualizada do módulo (nesse caso sendo inútil a troca da sonda)? Ou no meu caso vocês imaginam que possa ser problema efetivo da sonda (lembrando que apenas entra em modo de emergência e identifica incorretamente o combustível, sem pré-detonação aparente)?

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Tiagomos1
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Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Tiagomos1 » 08 Jun 2016, 08:42

Bardensen escreveu:Olá galera!

Emendando nesse tópico, o meu Vectra vem apresentando problemas similares, inclusive já havia até discutido possíveis soluções/ideias com o Stefan no tópico criado por ele...

Semana passada eu estava decidido a trocar o sensor de O2 (pelo scanner aponta como sendo a sonda "1" a culpada) pois o mesmo não está reconhecendo corretamente a mistura (estou rodando com gasolina "pura", pelo Tech 2 apontava quase que Etanol puro) porém acabei tendo outros compromissos e acabei nem conseguindo efetuar a troca ou retornar à CSS. Atualmente estou rodando com o carro em modo de emergência. Aparentemente não há pré-detonação, apenas identificação incorreta da mistura e consequente reação da ECU em capar o mapeamento para o modo de emergência, tem sido assim sempre que eu utilizo gasolina, com álcool o problema não se manifesta (porém o consumo estava estranhamente ruim).

Lendo esse tópico fiquei com algumas dúvidas, seria a identificação incorreta de combustível gerada apenas pela versão desatualizada do módulo (nesse caso sendo inútil a troca da sonda)? Ou no meu caso vocês imaginam que possa ser problema efetivo da sonda (lembrando que apenas entra em modo de emergência e identifica incorretamente o combustível, sem pré-detonação aparente)?

Chance de ser o sensor existe, mais se o carro volta ao normal (lê gasolina) depois de zerar os códigos de erro ou tirar a bateria... É mais provável que seja a atualização da ECU, pois se fosse o sensor estragado, ele ia continuar sem ler direito a gasolina.

O meu carro estava assim, colocava gasolina e de repente entrava no modo segurança e tudo mais. Limpava os erros e ele lia gasolina de novo, só que depois voltava a ler etanol.

Fiz a atualização já tem mais de ano, nunca mais deu problema.

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stefanscapin
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Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por stefanscapin » 08 Jun 2016, 18:25

Blz galera?
Não tive como ir na CSS ver sobre essa atualização. Estou a trabalho longe de casa..
Baixei um APP no meu celeular, o PISTON, qndo da essa bugada na injeção, apago o erro pelo aplicativo e volta ao normal.
Por enquanto to resolvendo assim. É raro acontecer.

Bardensen
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Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Bardensen » 08 Jun 2016, 20:12

Tiagomos1 escreveu: Chance de ser o sensor existe, mais se o carro volta ao normal (lê gasolina) depois de zerar os códigos de erro ou tirar a bateria... É mais provável que seja a atualização da ECU, pois se fosse o sensor estragado, ele ia continuar sem ler direito a gasolina.

O meu carro estava assim, colocava gasolina e de repente entrava no modo segurança e tudo mais. Limpava os erros e ele lia gasolina de novo, só que depois voltava a ler etanol.

Fiz a atualização já tem mais de ano, nunca mais deu problema.

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Hmm... Entendi... Vou verificar se após apagar o erro ele identifica corretamente ou não, pode ser uma forma de confirmar se é a sonda ou a ECU que está causando este defeito...

E seu carro com a atualização, ficou bom?

Já vi relatos de carros que ficaram com comportamento muito xoxo depois da instalação de atualizações, aparentemente pois para evitar os problemas de cabeçote, os novos mapeamentos incluíam um ponto de ignição bem avançado...

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Tiagomos1
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Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Tiagomos1 » 08 Jun 2016, 21:44

Bardensen escreveu:
Tiagomos1 escreveu: Chance de ser o sensor existe, mais se o carro volta ao normal (lê gasolina) depois de zerar os códigos de erro ou tirar a bateria... É mais provável que seja a atualização da ECU, pois se fosse o sensor estragado, ele ia continuar sem ler direito a gasolina.

O meu carro estava assim, colocava gasolina e de repente entrava no modo segurança e tudo mais. Limpava os erros e ele lia gasolina de novo, só que depois voltava a ler etanol.

Fiz a atualização já tem mais de ano, nunca mais deu problema.

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Hmm... Entendi... Vou verificar se após apagar o erro ele identifica corretamente ou não, pode ser uma forma de confirmar se é a sonda ou a ECU que está causando este defeito...

E seu carro com a atualização, ficou bom?

Já vi relatos de carros que ficaram com comportamento muito xoxo depois da instalação de atualizações, aparentemente pois para evitar os problemas de cabeçote, os novos mapeamentos incluíam um ponto de ignição bem avançado...

Então, saiu uma atualização em 2010 e outra em 2011 ou final de 2010. O meu tá com a última, eu achei que ele não mudou. Só parou de dar os problemas e ficou um pouco mais econômico.

Pode ser que quem sentiu o carro frouxo fez a atualização antes de sair a última. Pois eu lembro na época que o pessoal reclamou que o que eles fizeram foi atrasar o ponto e atualizar os sensores (parâmetros de leitura). Depois modificaram outras coisas e também fizeram mais uma atualização dos sensores e o carro ficou melhor.

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diegotwim
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Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por diegotwim » 28 Ago 2016, 14:46

Se for estouro na admissão pode ser mistura pobre, ou seja, ta mandando menos combustível do que precisa. No Astra acontecia de vez em quando, então so precisei trocar a sonda.
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
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Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por paulomello2006 » 04 Out 2016, 23:48

unica gasolina que nao vai deixar isso ocorrer é a Podium da BR, mas a mais de 4 reais o litro...melhor andar no etanol que nao tem esse problema. Aqui no meu GT2008 eu desisti da gasolina, nao tem jeito, so podium pra nao dar pre detonação ou etanol, com gasolina comum ou aditivada depois do terceiro abastecimento começam as pre detonacoes, tive um Linea e um Voyage que era a mesma coisa...nossa gasolina é um lixo, cara e não presta!

Use Etanol, basta ter a cautela de por um bom etanol (pq se por batizado e pior que gasolina ruim) e a cada 2 ou 3 abastecimentos use o aditivo PROAL da Bardahl...esse é meu segredo, uso Etanol constantemente, nao ha problemas, meu carro tem uma marcha lenta que parece estar desligado e não falha nem fudendo!

josuelavorcosta
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Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por josuelavorcosta » 18 Jan 2017, 13:48

Também estou passando por problemas no meu GTX 2009

nao sei identificar se esta com tempo de detonação alterado (mas o funcionamento está diferente)

o carro depois de um abastecimento da noite pro dia ficou com dificuldades para pegar frio. e no primeiro minuto de funcionamento fica engasgando pra acelerar.

passei o obd2 em casa e acusou um erro (que infelizmente esqueci o código e limpei) pela manha saberei se corrigiu o problema ou nao.
a duvida é se foi mal leitura do combustível ou se a sonda lambda esta com problema.

Dantoim
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Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Dantoim » 09 Set 2017, 03:59

Pois é, agora com 303.000 km a situação não mudou muito.
Como descrevi acima mudamos algo no ponto, o avanço, de 9º passamos para 7º. Por uns dias funcionou melhor. Porém esta ecu tem função adaptativa parametrizada e acaba aprendendo a grilar de novo mais pra frente. Em carga plena em subida de serra com o carro meia carga já batia pino de vez e quando. Isto me incomoda muito. Com álcool não grila. A injeção do meu carro 2011 tinha o SW de 2009 gravado, sem atualizações. O sensor de pré detonação que eu tirei inibia menos as griladas que o novo que foi colocado. Mas elas permanecem. E vc sente na potencia do carro quando o sensor atua, broxante...
Recentemente fiz a atualização de sw da ecu e troquei: relé de bomba de comb, refil de bomba e filtro, regulador de pressão, as 2 lambas, sensor de pré detonação, sensor MAP, velas e cabos, e mais algumas coisas de troca habitual, bomba d'água, correias, polias lubrificantes e filtros.
Não parou de grilar, quanto "melhor" a gasolina mais grila. E começou tbm a ter um funcionamento ruidoso na partida a frio com gasolina.
Problema não se apresenta no álcool. Portanto, conforme comentou o Almeidão lá em cima o problema de pré detonação está relacionado diretamente a gasolina. Em motores com tx de compressão elevada, quase 11, é fácil acontecer.
Porém se o ruído na partida frio persistir com álcool é sinal que algo errado não vai bem.
Fico pensando que este cabeçote roletado, vindo de motores 4.4 v8 dos usa e adaptado aos nossos família 2 sofrem por maior rotação de trabalho aqui nos 4 cilindros. Muitos relatos de desgaste prematuro de tuchos, dentre outros probleminhas.
Não tem como negar! Nosso vectra equipado com este cabeçote é um cachaceiro nato :)
Cana nele :)

Almeidão
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Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Almeidão » 11 Set 2017, 08:05

kakkakakka, sim super cachaceiro. Interessante que o cabeçote roletado seria a solução de desgastes prematuro nos balancins e na sequencia nos tuchos, aliás os desgastes dos tuchos não tem muito a ver com o rolete já que os desgastes deles são por vedação porque trabalham hidraulicamente sobre pressão. Pra mim o motor flex é uma bela de uma shit, ele tem que ser comprimido o máximo para quando está no álcool e o mínimo quando está na gasolina e nós sabemos que tudo na mecânica tem uma tolerância e no motor flex também tem que haver esta tolerância, porém se houver um erro minimo nesta tolerância, o carro pode sofrer ao usar um dos dois combustíveis que ele tem direito de usar. Eu que não gosto do álcool como combustível, não ficaria feliz usando álcool.
Você trocou o sensor de temperatura da água? Tente trocar esta peça, mas nçao compre original não, compre MTE, acho que o seu é MTE 4051, mas busque no catálogo porque tem uns que é 4053. Acho que vale apenas trocar, já que ele custa bem barato, menos de 30 contos.
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