Como identificar seu motor Chevrolet / opel2fonte ...
http://www.motorpasion.com.br/tecnologi ... rolet-opelTodos os motores fabricados pela Opel / Vauxhall, assim como todos os outros fabricantes possuem uma identificação que revelam informações importantes sobre o mesmo. Esses códigos não são muito utilizados pelos brasileiros, porém na Europa é muito comum em uma conversa citarem o código do motor ao invés de apenas dizer que é um 2.0 MPFI.
A GM do Brasil há algumas décadas vende derivados de produtos Opel/Vauxahll e portanto essas informações são importantes para quem quer descobrir mais sobre o seu motor. Você sabia que o motor do seu Fiat Stilo 1.8 16v chama-se X18XE? Entenda o significado desta sopa de letrinhas lendo este pequeno artigo.
A regra para identificação dos motores Opel, tanto para motores a gasolina, quanto a diesel segue o seguinte formato:
ABBCCDE
Onde:
A = Norma de controle de emissão onde o motor está enquadrado. No caso, como são motores desenvolvidos na Europa, são referentes as normas da comunidade europeia.
‘C’ = EC 91/441/EEC
‘X’ = EC 91/441/EEC (stage 2)
Quando o motor não é precedido por nenhuma letra, atendem a norma ECE R 83 A.
B = Capacidade cúbica do motor. É formado por dois um número de dois dígitos. Por exemplo, o código C20XE se refere a um motor 2.0 litros. Um motor X35XE se refere a um motor 3.5 litros.
C = Taxa de compressão, onde as letras representam a faixa onde se encontra
‘G’ = menor ou igual a 8.5:1
‘L’ = 8.5:1 a 9.0:1
‘N’ = 9.0:1 a 9.5:1
‘S’ = 9.5:1 a 10.0:1
‘X’ = 10.0:1 a 11.5:1
‘Y’ = maior ou igual a 11.5:1
D = Sistema de alimentação de combustível
‘F’ = Injeção Multi Ponto Flex
‘E’ = Injeção Multi Ponto (MPFI)
‘Z’ = Injeção Monoponto (EFI)
‘V’ = Carburador
E = Versão específica ou variação especial do motor
‘H’ = Supercharger ou alta performance
‘V’ = Modelo fabricado com peças especiais
‘R’ = Motor com preparação aspirada
‘T’ = Turbo
Vejamos um exemplo de um motor moderno Opel/Vauxhall, o X25XE, que equipava versões do Vectra europeu.
X – Atende a norma EC 91/441/EEC (stage 2)
25 - Possui 2.5 litros de capacidade volumétrica
X – Tem a taxa de compressão entre 10.0:1 e 11.5:1
E - É um motor com injeção multi ponto
Outro exemplo mais perto de nossa realidade é o motor Chevrolet X10YFH que equipa o Chevrolet Corsa C, Chevrolet Classic e Chevrolet Celta.
X – Atende a norma EC 91/441/EEC (stage 2)
10 – Possui 1.0 litro de capacidade volumétrica
Y – Possui taxa de compressão maior ou igual a 11.5:1
F - É um motor multiponto Flex
H – É um motor de alta performance
Pode-se estranhar um motor 1.0 com código H, utilizado para motores com performance alta, em um motor que equipa carros populares, porém este motor é derivado do antigo C10LZ que equipava o Corsa 1.0 EFI com 50 cv.
Atualmente com 79 cv no Corsa C, este motor possui uma potência superior em mais de 50% em relação a sua versão inicial, mostrando que este motor deve estar perto de sua capacidade máxima construtiva.
Em alguns motores podemos encontrar uma outra numeração perto da caixa de cambio, onde as letras após o ABBCCDE citado anteriomente correspondem aos dados abaixo:
ABBCCDEFFGGGGG
FF = Unidade onde o motor foi fabricado:
‘01‘ = Rüesselsheim
‘02’ = Bochum
‘08’ = Ellesmere Port
‘14’ = Kaiserslautern
‘19’ = Aspern
‘20’ = Hungary
‘25’ = Holden
‘31’ = Brazil
‘0S’ = Szentgotthard
GGGGG is o número sérial do motor.
Espero que essa informação possa ajuda-los a descobrir o interessante mundo dos motores Familia 0, I e II desenvolvidas pela GM para equipar os diversos carros fabricados por suas fábricas ao redor do mundo