vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Qua Abr 23, 2014 3:38 am

Responder  [ 8 mensagens ] 
 Ventoinha do Ar Condiconado 
Autor Mensagem
Vectra Clube

Mensagem Ventoinha do Ar Condiconado
Boa noite pessoal, venho aqui com uma dúvida, tenho um vectra 95 gls e hoje ao ligar o ar condicionado do carro percebi que a ventoinha que fica no cofre do motor ligou na hora porem a ventoinha que fica atraz do parachoque a que seria do ar condicionado nao funcionou, entao desliguei o carro e virei a chave ate ascender o painel e pressionei o botao do A.C e ouvi barulho que parecia ser da rele do ar e tbm a ventoinha voltou a ligar, isso é normal? a do A.C tem q ligar quando?

Sex Nov 08, 2013 9:35 pm
Vectra Clube

Mensagem Re: Ventoinha do Ar Condiconado
Pessoal, agora pouco liguei o carro na garagem sem AC e deixei o carro subir a temperatura, quando chegou em 92º +- ele ligou as duas ventoinhas , e ficou ligado ate baixar a temperatura, entao liguei o AC e ele continuou com elas ligadas porem percebi q estava um pouco mais forte entao desliguei o ar e a velocidade baixou, isso tudo que falei é normal? achei estranho ele ligar a ventoinha do cofre do motor imediatamente ao ligar o ar sendo que a outra q fica atraz do parachoque nao liga,pelo menos nao ligou quando eu testei mas a temp estava baixa, so ligou no teste q eu expliquei acima.

Sáb Nov 09, 2013 1:07 pm
Vectra Clube

Acontece que sua ventoinha parou de funcionar. Pode ser devido as escovas da hélice ter gasto ou até problema elétrico.
No meu ja tive que mexer duas vezes, e as duas foi por causa de escovas (carvão) gastas.
Ela não funcionando a temperatura chega ao limite rapidamente e varias vezes, portanto vc tem que resolver o mais rápido possível numa oficina boa, para não ser enrolado. Pois terá que retirar o radiador, os tubos do ar condicionado, o condensador e chegar na ventoinha. Não adianta que retirar pela frente, pois vc teria que arrancar o para choque inteiro, e serrar a grade que segura o ventilador, e estragar toda estrutura do seu carro.

Sáb Nov 09, 2013 2:56 pm
Perfil Visitar website do usuário
Vectra Clube

Amigo sera q esta estraga mesmo? pois ela funciona, porem achei estranho q num primeiro momento ao ligar o ar apenas a ventoinha de dentro funciona a nao ser que a temp esteja nos 90º dai as duas ligam, achei q ao ligar o ar deveria ligar a ventoinha de fora primeiro

Sáb Nov 09, 2013 5:10 pm
Vectra Clube

Vc viu a hélice girando? O Vectra tem velocidades de trabalho nas ventoinhas, pelo que vc descreveu no seu post esta acionando a segunda velocidade pois faz bastante barulho. Só que com o eletro-ventilador parado, as duas velocidades acionam no eletro-ventilador do radiador.
Se vc tem duvida se esta funcionando verifica quando estiver acionado a ventoinha olhe na frente se a auxiliar esta virando. Fiz este teste para ter certeza no meu.

Sáb Nov 09, 2013 5:33 pm
Perfil Visitar website do usuário
Vectra Clube

AMF escreveu:
Vc viu a hélice girando? O Vectra tem velocidades de trabalho nas ventoinhas, pelo que vc descreveu no seu post esta acionando a segunda velocidade pois faz bastante barulho. Só que com o eletro-ventilador parado, as duas velocidades acionam no eletro-ventilador do radiador.
Se vc tem duvida se esta funcionando verifica quando estiver acionado a ventoinha olhe na frente se a auxiliar esta virando. Fiz este teste para ter certeza no meu.

Sim, ao deixar o carro ligado com o motor chegando perto dos 92º as duas ventoinhas funcionam, olhei pela parte da frente e ela gira normal, porem a minha duvida fica quando eu ligo o ar condiconado mesmo com o carro frio ele liga apenas a ventoinha do radiador sendo que a que fica atraz do parachoque nao liga a nao ser que a temperatura chegue aos 92º graus, so que isso n acontecia antes, eu ligava o ar q so ligava a ventoinha quando chegava aos 92 agora ja liga de cara, fiz outra coisa tbm, virando a chave ate ascender o painel sem ligar o carro e aperto o botao do AC ele da um estalo normal que ligaria o ar e liga a ventoinha na hora. é isso que quero saber se esta certo ou nao.

Sáb Nov 09, 2013 8:20 pm
Vectra Clube

gente,tem coisa errada...com a chave ligada a vetoinha nao deve ligar ligando o ar,somente a primeira velocidade do ar forçado liga automaticamente;(c voce reparar vera q esta saindo ar bem fraquinho nas saidas de ar,da pra ouvir tambem)ligando o carro a ventoinha do parachoques deve ligar com o ar,independente de quente ou frio...
aos 92 liga a do radiador no primeiro estagio(sem o ar ligado ela liga sozinha)e aos 97 ligam as duas juntas no segundo estagio independente do ar,c o ar estiver ligado a do parachoques vai c manter do mesmo jeito.
tem material sobre esse assunto,c bem me lembro é assim q funciona.

Dom Nov 10, 2013 6:15 pm
Vectra Clube

Vitor, as duas ventoinhas tem que funcionar sempre juntas, tanto no 1º estágio como no 2º, com ar tanto desligado como ligado. Como o Jandrei postou assim acontece no meu sem o ar; com o ar, assim que acioná-lo, as ventoinhas ligarão juntas no 1º estágio, independente de temperatura e o 2º entrará de forma intermitente, pois é acionado pelo pressostato, que verifica a pressão do gás. Com o ar ligado, vai ser comum entrar o segundo estágio bem antes dos 97°, que é a temperatura que ele aciona sem o ar.

Detalhe, se acionar o 2º estágio sem o ar ligado, tem coisa errada. O motor não deve aquecer tanto. E se em qquer circunstância funciona uma ventoinha e a outra não, tem algo errado sim!

Seg Nov 11, 2013 4:21 pm
Responder   [ 8 mensagens ]