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 MAF (Medidor de Fluxo de Ar) 
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Vectra Clube
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Registrado em: Sáb Jul 22, 2006 9:32 am
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Mensagem MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
Galera meu MAF deu defeito, e fuãndo na internet achei esse cara.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... utenco-_JM

Ele me cobrou R$ 200,00, ele á aqui do Rio, dá 6 meses de garantia, Võ la ver qual é, já tava ficando desesperado com o preço dessa peça, depois posto aqui como ficou e como foi.

Se alguem precisar o nome dele é rafael e o teleonfe é (021) 8285-7591


outros Topicos com Problemas e soluções - Sensor VAF (GLS e CD)

viewtopic.php?f=30&t=47233&p=535642&hilit=vaf#p535642
viewtopic.php?f=30&t=24360&hilit=vaf
viewtopic.php?f=30&t=50420&p=572122&hilit=vaf#p572122

caso queira continuar a tratar sobre o assunto o topico + indicado é. ...

viewtopic.php?f=30&t=51431&start=30

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Sex Nov 16, 2007 12:45 pm
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Vectra Clube

Registrado em: Ter Ago 29, 2006 3:48 pm
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Localização: Belo Horizonte, MG
Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
Muita gente confunde MAF com MAP e acha que é tudo igual. O único carro que conheço que usa MAF é o Marea (debímetro ou medidor do fluxo de massa de ar), que mede a velocidade de ar admitido pelo motor e em conjunto com o sensor de posição da borboleta e a temperatura do ar admitido, permite a central calcular a massa de ar admitida. O MAF funciona com um filme com resistência PTC (coeficiente de temperatura positiva), que varia sua resistência de forma diretamente proporcional à temperatura. O filme funciona sendo aquecido a 120 graus centígrados, e o fluxo de ar admitido modifica a temperatura deste filme, modificando também o valor da resistência, cujo valor é então enviado à central. Quanto maior o fluxo de ar absorvido, menor a temperatura do filme.

A injeção do vectra utiliza M.A.P., que é um sensor de pressão absoluta capaz de medir a depressão no coletor de admissão já que a passagem de ar para os cilindros causa depressão (vácuo) na derivação de ar ligada ao MAP.

Pelo menos você conseguiu resolver o defeito. Um sensor MAP costuma ter durabilidade muito maior que a MAF, a MAF em média dura 50mkm e o preço para o marea 2.4 gira em torno de R$ 400,00 enquanto que a do 2.0 custa quase R$ 2 mil. E não existe peça paralela e nem pode ser feito adaptações.


Dom Nov 18, 2007 12:05 am
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Registrado em: Qui Abr 28, 2005 3:02 pm
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Localização: Florianópolis
Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
Nacho_Libre escreveu:
Muita gente confunde MAF com MAP e acha que é tudo igual. O único carro que conheço que usa MAF é o Marea (debímetro ou medidor do fluxo de massa de ar), que mede a velocidade de ar admitido pelo motor e em conjunto com o sensor de posição da borboleta e a temperatura do ar admitido, permite a central calcular a massa de ar admitida. O MAF funciona com um filme com resistência PTC (coeficiente de temperatura positiva), que varia sua resistência de forma diretamente proporcional à temperatura. O filme funciona sendo aquecido a 120 graus centígrados, e o fluxo de ar admitido modifica a temperatura deste filme, modificando também o valor da resistência, cujo valor é então enviado à central. Quanto maior o fluxo de ar absorvido, menor a temperatura do filme.

A injeção do vectra utiliza M.A.P., que é um sensor de pressão absoluta capaz de medir a depressão no coletor de admissão já que a passagem de ar para os cilindros causa depressão (vácuo) na derivação de ar ligada ao MAP.

Pelo menos você conseguiu resolver o defeito. Um sensor MAP costuma ter durabilidade muito maior que a MAF, a MAF em média dura 50mkm e o preço para o marea 2.4 gira em torno de R$ 400,00 enquanto que a do 2.0 custa quase R$ 2 mil. E não existe peça paralela e nem pode ser feito adaptações.
,,


Amigo, tempra, tempra turbo, uno turbo e tipo tb usam o mesmo esquema de injeção e realmente é muito mais conhecido no ''mundo fiat'' como debimetro.

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Seg Nov 19, 2007 6:45 am
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Registrado em: Qui Mar 10, 2005 10:45 am
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Localização: manaus
Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
o meu gsi usa MAF, o mesmo do marea, do omega 4.1 e custou R$ 1000,00 na concessionaria. O sensor do gls e cd é + barato, tanto faz usado como novo!!

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Seg Nov 19, 2007 10:08 am
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Registrado em: Sáb Jul 22, 2006 9:32 am
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Localização: Rio de Janeiro
Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
Galera, MAF ou MAP o que estou querendo dizer é aquela peça metálica que fica logo depois do filtro de AR e antes da mangueira. Enfim levei pro cara na sexta, me devolveu no sábado de manha. Tudo zerado, agora o carro melhorou até o consumo que está marcando no CB. Amanhã eu vô me encontrar dinovo com o cara que até faz parte do Clube do Kadett, para fazer um ajuste fino no carro, Galera indico pra quem tiver algum problema nessa peça, até porque é muito cara e dificil de encontrar, ficou como nova por R$ 200,00, até para dar veracidade na minha opinião hoje levei ele novamente na oficina e passou pelo Scanner e tudo certinho melhor imposível pelo menos com a peça que teve o conserto.

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Seg Nov 19, 2007 7:47 pm
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Registrado em: Qui Jul 27, 2006 4:05 pm
Mensagens: 57
Localização: rio de janeiro
Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
Speroto escreveu:
Galera, MAF ou MAP o que estou querendo dizer é aquela peça metálica que fica logo depois do filtro de AR e antes da mangueira. Enfim levei pro cara na sexta, me devolveu no sábado de manha. Tudo zerado, agora o carro melhorou até o consumo que está marcando no CB. Amanhã eu vô me encontrar dinovo com o cara que até faz parte do Clube do Kadett, para fazer um ajuste fino no carro, Galera indico pra quem tiver algum problema nessa peça, até porque é muito cara e dificil de encontrar, ficou como nova por R$ 200,00, até para dar veracidade na minha opinião hoje levei ele novamente na oficina e passou pelo Scanner e tudo certinho melhor imposível pelo menos com a peça que teve o conserto.



vlw speroto pela dica pois o meu maf ou map quebrou e o carro ta muito ruin, to rodando só no GNV .
como moro aqui no rio vou ligar pra ele e levar o doente pra ele dar uma olhada e resolver esse problema.
vlw :palmas: :grito: a esperança é a ultima que morre pois num tou afim de gastar 500 reais naum pelo menos esse é o preço que tinha visto

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tenho um vectra A ... sem comentarios rsrsrsrs


Qua Nov 21, 2007 12:19 am
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Registrado em: Qui Mai 25, 2006 10:05 pm
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Localização: Regente Feijó - SP
Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
Speroto escreveu:
Galera, MAF ou MAP o que estou querendo dizer é aquela peça metálica que fica logo depois do filtro de AR e antes da mangueira. Enfim levei pro cara na sexta, me devolveu no sábado de manha. Tudo zerado, agora o carro melhorou até o consumo que está marcando no CB. Amanhã eu vô me encontrar dinovo com o cara que até faz parte do Clube do Kadett, para fazer um ajuste fino no carro, Galera indico pra quem tiver algum problema nessa peça, até porque é muito cara e dificil de encontrar, ficou como nova por R$ 200,00, até para dar veracidade na minha opinião hoje levei ele novamente na oficina e passou pelo Scanner e tudo certinho melhor imposível pelo menos com a peça que teve o conserto.


Olá Galera,

Speroto, conheço esse cara, ele entende bem do assunto!
Pelo que eu conheço o nome dessa peça é VAF ou MEDIDOR DE VOLUME DE AR admitido, sendo constituido por uma "paleta" que movimenta um eixo acoplado a um potenciometro, indicando assim com a variação de resistencia o volume de ar que entra para a admissão, ele é usado no vectra A. Poucos carros saíram com esse sistema, que é mais sensivel porém bem preciso.
Vectras B em diante usam o MAP, que lê a diferença de pressão entre o exterior e o coletor e calcula o ar admitido.
Já o MAF é um sistema que usa o "fio quente" e determina a MASSA de ar que é admitido, esse é o sistema do vectra GSI, etc...
Portanto, vc consertou o VAF ou medidor de fluxo de ar. Fica aí a dica, realmente vale a pena pois essa peça é complicada de encontrar e tem um custo abusivo.

Grande abraço,

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Vectra CD 2.0 1995/1996 ABS + Teto / Alcool com partida a frio eletrônica + Crystal Vision! (Fazendo motor... 99% concluido!)
Astra Millenium 2001/2001 / Prata / Andando no alcool... + Xenon


Qua Nov 21, 2007 8:59 pm
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Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
ola speroto aki e o sikilin de uberlãndia mg to precisando do map o meu quebrou e não acho por aqui tambem se voce souber quem tem me informe
neymusic escreveu:
Speroto escreveu:
Galera, MAF ou MAP o que estou querendo dizer é aquela peça metálica que fica logo depois do filtro de AR e antes da mangueira. Enfim levei pro cara na sexta, me devolveu no sábado de manha. Tudo zerado, agora o carro melhorou até o consumo que está marcando no CB. Amanhã eu vô me encontrar dinovo com o cara que até faz parte do Clube do Kadett, para fazer um ajuste fino no carro, Galera indico pra quem tiver algum problema nessa peça, até porque é muito cara e dificil de encontrar, ficou como nova por R$ 200,00, até para dar veracidade na minha opinião hoje levei ele novamente na oficina e passou pelo Scanner e tudo certinho melhor imposível pelo menos com a peça que teve o conserto.



vlw speroto pela dica pois o meu maf ou map quebrou e o carro ta muito ruin, to rodando só no GNV .
como moro aqui no rio vou ligar pra ele e levar o doente pra ele dar uma olhada e resolver esse problema.
vlw :palmas: :grito: a esperança é a ultima que morre pois num tou afim de gastar 500 reais naum pelo menos esse é o preço que tinha visto


Sáb Jan 26, 2008 4:50 pm
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Registrado em: Sáb Jan 26, 2008 2:37 pm
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Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
ola turma do clube vectra aki e o sikilin de uberlãndia tenho um vectra 94/94 cd to contente em participar do clube vectra o meu carro ta falhando e o consumindo muito segundo o mecanico e o map que esta quebrado ou o sensor que esta dentro dele gostaria que alguem do clube me orientasse ou me informar onde encontro essa peça [/img]
neymusic escreveu:
Speroto escreveu:
Galera, MAF ou MAP o que estou querendo dizer é aquela peça metálica que fica logo depois do filtro de AR e antes da mangueira. Enfim levei pro cara na sexta, me devolveu no sábado de manha. Tudo zerado, agora o carro melhorou até o consumo que está marcando no CB. Amanhã eu vô me encontrar dinovo com o cara que até faz parte do Clube do Kadett, para fazer um ajuste fino no carro, Galera indico pra quem tiver algum problema nessa peça, até porque é muito cara e dificil de encontrar, ficou como nova por R$ 200,00, até para dar veracidade na minha opinião hoje levei ele novamente na oficina e passou pelo Scanner e tudo certinho melhor imposível pelo menos com a peça que teve o conserto.



vlw speroto pela dica pois o meu maf ou map quebrou e o carro ta muito ruin, to rodando só no GNV .
como moro aqui no rio vou ligar pra ele e levar o doente pra ele dar uma olhada e resolver esse problema.
vlw :palmas: :grito: a esperança é a ultima que morre pois num tou afim de gastar 500 reais naum pelo menos esse é o preço que tinha visto


Sáb Jan 26, 2008 5:08 pm
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Organizador RJ
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Registrado em: Ter Nov 01, 2005 12:09 am
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Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
O codigo da peça é nº 90399364
preço R$2.407,97
Sabenauto (Porto Velho-RO) 0xx69,3216-7130

[ ]'s

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Vectra CD 94/95 Azul Cezanne (carro destruido em acidente)
Atual Corsa GLS SW 1.6/8v
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Sáb Jan 26, 2008 8:30 pm
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Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
na verdade a maioria dos carros top de linha usam o MAF igual ao GSI ( nao mesmo modelo ) pode olhar qualquer bmw audi ferrari, etc vai ver o tubinho preto do MAF.

no brasil nao usam pq é muito caro. so agora ele ta meio saindo de linha pq as novas injeçoes usam um sensor na vela, mas essa é outra historia.

O vectra b e c usa MAP

aki o MAF do tipo novo igual ao vectra GSI, os outros vectras A 8V usam o tipo VAF como o maigo paulo disse.

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é aquele tubinho depois do filtro do ar na direita

aki tb depois do filtro do ar

Imagem

esse da enzo tb depois da caixa do filtro do ar

Imagem


esse do GSI realmente é dificil de achar parece que so o do marea 2.0 e algun outro carro que nao me lembro que é igual.

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GSI azul


Dom Jan 27, 2008 12:32 am
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Registrado em: Sáb Jul 22, 2006 9:32 am
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Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
Sikilin escreveu:
ola turma do clube vectra aki e o sikilin de uberlãndia tenho um vectra 94/94 cd to contente em participar do clube vectra o meu carro ta falhando e o consumindo muito segundo o mecanico e o map que esta quebrado ou o sensor que esta dentro dele gostaria que alguem do clube me orientasse ou me informar onde encontro essa peça [/img]
neymusic escreveu:
Speroto escreveu:
Galera, MAF ou MAP o que estou querendo dizer é aquela peça metálica que fica logo depois do filtro de AR e antes da mangueira. Enfim levei pro cara na sexta, me devolveu no sábado de manha. Tudo zerado, agora o carro melhorou até o consumo que está marcando no CB. Amanhã eu vô me encontrar dinovo com o cara que até faz parte do Clube do Kadett, para fazer um ajuste fino no carro, Galera indico pra quem tiver algum problema nessa peça, até porque é muito cara e dificil de encontrar, ficou como nova por R$ 200,00, até para dar veracidade na minha opinião hoje levei ele novamente na oficina e passou pelo Scanner e tudo certinho melhor imposível pelo menos com a peça que teve o conserto.



vlw speroto pela dica pois o meu maf ou map quebrou e o carro ta muito ruin, to rodando só no GNV .
como moro aqui no rio vou ligar pra ele e levar o doente pra ele dar uma olhada e resolver esse problema.
vlw :palmas: :grito: a esperança é a ultima que morre pois num tou afim de gastar 500 reais naum pelo menos esse é o preço que tinha visto


Fala ai sikilin te adicionei no meu MSN, se quiser liga pro cara e manda pleo correio pra ele. Ele sempre recebe fluxo via SEDEX o cara é de confiança e conserta mesmo, vale a pena mesmo que o seu tenha explodido pelo GNV caso tenha ocorrido, ele conserta TB. Vlw espero ter ajudado amigo.

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Seg Jan 28, 2008 8:32 am
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Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
Pessoal, alguém sabe como regular o medidor de fluxo de ar???

Levei meu carro num mechânico e não deu outra: o cara mexeu mexeu e ficou pior do que estava antes!!! Mas agora acho que o único problema que ficou a regulagem desse medidor.
Também já andei dando uma mexida nele e o carro melhorou, mas ainda falta um pouco...
Pergunta: como se regula esse medidor? ele tem aqueles dentes que travam a regulagem. Oque eu fiz até agora foi soltar a trava e tirar toda a pressão da mola. Ai apertei um pouco para manter o sistema fechado - pressão mínima. Nesse ponto o carro as vezes morria quando desacelarava. Aumentei um pouco e notei que não morre mais, desengatado tá perfeito (acelera rápido sem falhar) mas engatado (ele é automático) tá péssimo; tenho que pisar de leve senão ele perde totalmente a força, a rotação cai, morre, ... se tiver numa subida o jeito é desengatar, acelerar um pouco e TENTAR sair.
Por favor, se alguém souber como chegar na regulagem ideal me ajude!! Qual a sensibilidade pra regular, testar dente por dente??

Grato

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vcd 96 aut


Dom Fev 10, 2008 10:25 pm
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Localização: Rio de Janeiro
Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
Adriano Trovato escreveu:
Pessoal, alguém sabe como regular o medidor de fluxo de ar???

Levei meu carro num mechânico e não deu outra: o cara mexeu mexeu e ficou pior do que estava antes!!! Mas agora acho que o único problema que ficou a regulagem desse medidor.
Também já andei dando uma mexida nele e o carro melhorou, mas ainda falta um pouco...
Pergunta: como se regula esse medidor? ele tem aqueles dentes que travam a regulagem. Oque eu fiz até agora foi soltar a trava e tirar toda a pressão da mola. Ai apertei um pouco para manter o sistema fechado - pressão mínima. Nesse ponto o carro as vezes morria quando desacelarava. Aumentei um pouco e notei que não morre mais, desengatado tá perfeito (acelera rápido sem falhar) mas engatado (ele é automático) tá péssimo; tenho que pisar de leve senão ele perde totalmente a força, a rotação cai, morre, ... se tiver numa subida o jeito é desengatar, acelerar um pouco e TENTAR sair.
Por favor, se alguém souber como chegar na regulagem ideal me ajude!! Qual a sensibilidade pra regular, testar dente por dente??

Grato



Fala ai Adriano, vc tem algumas saídas:
1ª - Colocar um multimetro ligado na sonda lambda e ajustar a pressão da mola até que fique uma mudança uniforme na variação, mas essa é muito primária.

2ª - Ir em uma oficina com o carro ligar num scanner e ajustar de acordo com a variação da Sonda lambda o ideal é variar pra baixo e pra cima de forma mais uniforme possível, nem colando em baixo nem em cima.

3ª - Você pode mandar pra um cara fazer a manutenção dele que além de ajustar a regulagem da mola ele pode corrigir possíveis problemas nas trilhas.

4ª - SAber exatamente qual a medida da pressão da mola e ajustar usando um paquimetro, mas essa depende de outras pessoas para abrir o fluxo e aí já é dificil, a não ser que vc saiba qaul é a medida.

Se precisar de mais alguma ajuda é só pedir, espero que tenha ajudado em alguma coisa.

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Dom Fev 10, 2008 11:05 pm
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Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:21 pm
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Mensagem Re: MAF (Medidor de Fluxo de Ar)
Bom dia Speroto,

Antes de mais nada obrigado pela sua ajuda.
Das 4 opções de regulagem acho que a 2a. pode ser mais fácil. O problema é que não entendo muito do assunto, mas se você puder me dar os detalhes dessa regulagem tenho certeza que consigo.
Por favor me passe qual deve ser a leitura da sonda, qual a sensibilidade na hora do ajuste (se 1 dente a + ou - faz muita diferença, como fazer a regulagem passo a passo.
Outra coisa: o carro é um VCD automático com GNV, portanto, para fazer o ajuste como devo manter o carro? na gasolina? desengatado? ar desligado? quente? Aliás uma pergunta: depois que troquei válvula termostática, todos os sensores, radiador e aferi o marcador, ele acusa temperatura entre 95 ou 100ºC na estrada e cidade respect. com ar ligado. (todos esses componentes citados estão ok.) Isso é normal? pode estar esquentando um pouco devido ao MAF??

Mais uma vez obrigado.

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Ter Fev 12, 2008 9:46 am
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