vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Sáb Abr 19, 2014 11:39 am

Responder  [ 15 mensagens ] 
 TEMPORIZADOR DA LUZ INTERNA 
Autor Mensagem
Recente

Mensagem TEMPORIZADOR DA LUZ INTERNA
Pessoal estou com um probleminha, recentemente troquei minha lâmpada da iluminação interna que vem com as luzes de leitura, só que o temporizador parou de funcionar, ou seja, sempre que fecho a porta a luz imediatamente se apaga e antes da troca da lâmpada demorava cerca de 10 segundos para se apagar!
Já verifiquei o fuzível e o mesmo está intácto, será que tem algum relê responsável por essa função?

Abraços;
Roberto.
VECTRA CLUBE SSA/BA

Ter Ago 15, 2006 7:09 pm
Perfil Visitar website do usuário
Vectra Clube

Mensagem 
o temporizador fica na propria lanterna... não sei te explicar melhor, mas sei que o circuito do temporizador fica lá mesmo... as vezes na hora de vc colocar a lampada algum conector ou contato pode ter escapado...

Abraços!

Ricardo Inoshita
Vectra A CD/95

Ter Ago 15, 2006 7:53 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Roberto,

Tenho uma lanterna de cortesia sobrando e peguei ela pra verificar...
E com o auxílio do esquema eletrico que o Alf postou, é o seguinte:
se antes de vc trocar a lampada tudo estava Ok, com certeza, no momento da troca, vc sem querer desconectou algum conector... Existem 4 conectores acho que provavelmente 1 está solto... dá uma olhada lá que vc vai resolver rapidinho...

Abraços

Ricardo Inoshita
Vectra A CD/95

Ter Ago 15, 2006 8:35 pm
Vectra Clube

Mensagem 
No meu veio queimado e nunca tinha reparado nisso (qdo coloquei a lamp pra testa n funcionava esse recurso), ms os 2 fios do canto pelo teste q fiz sao os de leitura e os 2 do meio sao os do salao. Peguei um dia , tirei ele dali pq estava preso na gambi e vi que as soldas estavam velhas, tipo saindo uma coisa vermelha delas, limpei com uma buchinha e acho q esse negocio comeco a funciona. :shock: .....tinha q ter o fade tmb...

Flw

Ter Ago 15, 2006 9:36 pm
Moderador

Mensagem 
O meu eu tive que fazer o esquema do fade com capacitor.
Isso pq a minha lampada de cortesia é do Astra 2000 :004: e porque desabilitei o funcionamento com a abertura da porta que me incomodava muito.
Hoje a luz só acende quando eu aciono o botão e quando desaciono, o capacitor faz esse efeito fade. Ficou bem legal!!! :003:
Imagem

Abraços,
Serafim.

Qua Ago 16, 2006 12:18 am
Vectra Clube

Mensagem 
AE Serafa...

Qts lamps tem essa peça? E passa o esquema do capacitor....coloquei um uma vez ms n seguro nd...achei q só funcionasse com leds.... :mrgreen:

Flw

Dom Ago 20, 2006 11:39 pm
Moderador

Mensagem 
Qual é Fernandeira...
Essa peça tem 4 lâmpadas (no meu caso 4 led´s :001: ).
Ilumina um pouco mais que o original do A.

Cara, não sei explicar ao certo como são as caraterísticas do capacitor não.
O que eu fiz foi ir a uma loja de componentes eletrônicos com 4 Led´s na mão (já plugados nos respectivos resistores) e conversar com o cara sobre esse efeito "Fade".
Daí fomos testando uns capacitores até que conseguimos um que fizesse esse efeito no tempo desejado.
Pronto, daí foi só soldar no positivo que vai pro bojo da iluminação e colocar no lugar de volta.
Ficou bem legal!

Um brother de um Calibra daqui tá querendo fazer igual.
Se for rolar eu faço um How To.
Mas se quiser adiantar é só fazer isso que eu fiz.

Abraços,
Serafim.

Dom Ago 20, 2006 11:52 pm
Recente

Mensagem Re: TEMPORIZADOR DA LUZ INTERNA
Olá..
No meu, ela se apaga qdo. ligo a chave de contato.
Se nao ligar o contato fica os 10 segundos.
Veja se nao é isso q está acontecendo..talves vc nao tenha reparado nisso.

Dom Out 12, 2008 1:54 am
Vectra Clube

Tem algum esquema para apagar a lampada apos abrir a porta com o carro desligado, pois é meio chato ficar com a luz acesa, sem falar q vai consumindo a bateria (pouco mas vai).

Dom Out 12, 2008 9:17 pm
Vectra Clube

Desenterrando um pouco o tópico...

Estou com um problema no GLS 95 --> De uma hora para outra a lâmpada começou a ficar acesa. Já tirei todos os terminais das portas - aqueles que fecham contato pra funcionar a luz de cortesia, e não é mau contato ali.... até uns dias atrás ela falhava, funcionava às vezes e talz mas agora só fica acesa.... não tem maneira de apagar ela.. e isso sem ficar mechendo no botão do farol para acendê-la...

Muito estranho, procurei um relé temporizador mas acho que não é através de relé - poderia ser ali o problema né...

Alguém tem alguma dica?

Abs

Vico

Ter Abr 28, 2009 10:31 pm
Vectra Clube

acho que deve ter estragado o esquela do temporizador que fica na propria luminaria (aquela plaquinha com cirquitos que fica atras da lampada.

Porem essa luminaria tem 2 positivos e 1 terra ( ou vise versa) um alimenta as luzes de leitura e o outro a normal,
pode ser que uns dos fios escapou e esta encostando no terminal do outro deixando ela acesa direta, tente tirar ela e veja se não tem nada solto.

Att.

Qui Abr 30, 2009 9:16 am
Vectra Clube

Sim, acontece que simplesmente do nada, a lâmpada fica acesa entende... do nada mesmo.

Quando eu tiro o fio terra da lâmpada principal e aciono a chave de ignição, ela apaga como deve ser, porém se eu coloco o terra novamente então ela fica acesa mesmo ligando a chave ou fechando a porta, não apaga mais.

As outras duas lâmpadas, de leitura, estão perfeitas funcionando como deve ser.

Mas ainda me incomodo com essa maledita lâmpada de cortesia que insiste em ficar acesa a todo custo e o pior é que não há lugar na net que fale sobre esse sistema. Tá difícil hein...

Abs

Seg Mai 11, 2009 9:06 pm
Vectra Clube

então provavelmente deve ter algum fio "mordido".

em algum ponto esse terra ficou prensado na lata e faz passar a corrente.
desligue todos os interruptores das 4 portas e se ela continuar acesa... ai complicou vc tera que desmontar para ver se encontra aonde ele esta mordido.

abs.

Ter Mai 12, 2009 10:03 am
Vectra Clube

Poisé, seguinte... ontem peguei o soldador e refiz todas as soldas... notei que aquele terra passa para alguns pontos onde tem umas pecinhas, acho que são resistores. A minha dúvida até acho que não é em relação ao terra porque parece que a lâmpada tem vontade própria de ficar acesa hehehe mesmo com o carro parado e as portas fechadas então isso pode ser alguma falha naquelas pecinhas lá... de repente até no que faz a função "fade" e daí acho que são os pequenos capacitores, sei lá, existe todo um circuito lá.

Sei lá, depois que refiz as soldas parou de incomodar por alguns instantes mas logo começou novamente, q coisa.

Abs

Ter Mai 12, 2009 10:36 am
Vectra Clube

Sééééééééguinte...

Unindo a ajuda dos outros e a minha teimosia pra resolver o problema da luz então fui atrás de uma solução... Como meu pai também tem um Vectra 95 peguei o conjunto de luz dele e coloquei ao lado do meu. Com um multímetro fui medindo um por um daqueles resistores para ver se algum deles dava diferença pois, em tese, como são dois modelos iguais então possuem os mesmos componentes. De fato em minha medição e suspeita em uma trilha do aterramento eu ontei que dois resistores estavam 'queimados' mas isso só possível com o multímetro.

Tá até aí grande vantagem então né, descobri o problema :palmas: hehehe mas e onde conseguir dois resistores iguais aquele? Como colocar eles lá no exato lugar como os originais sem desmontar aquela peça plástica que possui uns pinos plásticos? Barbada, como arrumo computadores e gosto disso então eu abri uma fonte de pc antiga aqui que tinha queimado e me deparei com vários daqueles resistores... sendo assim, só tirar os antigos e colocar os novos...

Feito o processo então eu fui lá e teste e :001: funcionou direitinho...o problema, daqui uns dias voltou a ficar acesa... então tava ficando louco e fui revisar o fio que vai nos conectores e achei ele esmagado e prensado na lata na soleira da porta dianteira do passageiro. Provaelmente ele também foi o responsável pela queima dos resistores já que os mesmos pertenciam à trilha do aterramento.

Abaixo algumas fotos pra esclarecer o que fiz...

Abs

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sáb Mai 23, 2009 6:52 pm
Responder   [ 15 mensagens ]