vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Qua Abr 23, 2014 3:38 am

Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Vectra C... Opiniões? 
Autor Mensagem
Vectra Clube

Mensagem Vectra C... Opiniões?
Fala galera!

Como muitos aqui já sabem, tenho um VGLS 2.2 1998 Azul Enseada, mas como é desde zero na família (era do vô), é só curtir mesmo. Também tem o Monzinha, mas é a mesma história...

Tava olhando aqui um carro pro dia-a-dia mesmo, trânsito, viajar às vezes... Logo pensei no Vecão. Já tenho duas versões em mente:

A Elite 2.4 16V, com tudo (teto solar + banco elétrico + 17'), 2008 ou 2009 (que foi seu derradeiro ano) e a Elite 2.0 Next Edition, com tudo também.

Lembro o carrão que o Elite 2.4 16V era em 2005. Na época, o meu velho foi convidado para ir no lançamento aqui, que foi no MTC e nós fomos... Lembro bem, era um prata, que isso! Que put@ carro!

Tem aquilo de a plataforma ser de Astra, mas como poucos sabem, só o assoalho é aproveitado. O piso do porta-malas veio da Zafira... Enfim, é meio um ''mix'' de plataformas.

Outro ponto bem criticado é o eixo de torção na traseira, em troca do fabuloso multilink do Vectra B, mais lembro que as reportagens de época diziam que o conjunto não decepciona e que foi bem acertado.

Quanto a dirigibilidade, que poderia ficar em cheque devido a esses dois últimos pontos, diz-se que o acerto do chassis é um dos pontos fortes do Vectra C, a direção é direta, a suspensão garante boa dirigibilidade sem comprometer o conforto e as rodas 17' deixam o Vecão comunicativo e firme.

Aí eu estou nessa dúvida cruel... eu tendo mais pro 2.4, que tem apenas 10 cavalos (cerca de 7%) a mais, porém há um abismo de 4 kgfm - ou mais de 25% no torque.

O Vectra Next Edition, apesar de 2.0, não deixa de ser Vectra e nem deixa de ser Elite. Tem aqueles retoques visuais, que, sinceramente, não julgo que o deixaram mais ou menos bonito que o Original Studio. De equipamentos a mais, troca o toca-fitas pelo leitor de MP3, SD Card, ''aux in'' e Bluetooth. E ainda tem o tal do Premium Sound, que é composto de 4 falantes, 2 tweeters, 1 amplificador e 2 subs. Fora isso, tem seta no retrovisor, bancos e painel de instrumentos com nova padronagem, acabento prata ao invés da imitação de madeira, a adição de porta objetos e a perda da saida de ar para os ocupantes traseiros. Noves fora, o mesmo carro.

A grande vantagem do Next Edition sobre o 2.4 16V é o consumo, que chega a ser absurdo no último.

Então gente, o que eu queria saber de vocês é:

Sobre o 2.4 16V em especial, como é essa questão do consumo, o ruído, como é o desempenho e aquela velha questão da vibração excessiva.

Sobre o Next Edition, novamente o consumo, o ruído, o desempenho e se ele vibra muito.

E a nível de Vectra C, universal, como é esse acabamento, se os plásticos são muito ruins, se dá grilo... sobre a suspensão e o chassis, se são bem acertados mesmo, se permitem aquela tocadinha mas ao mesmo tempo proporcionam conforto, e, porfim: essa transmissão automática de 4 marchas é tão ruim quanto dizem? Lembro-me de ler que ela fica em dúvida entre segunda e terceira no slalon, o que prejudica a estabilidade em termos práticos e que ela causa até desconforto na cidade. Lembro que o reporter disse que o que matava o carro era o câmbio. Procede?

Então é isso pessoal, muito obrigado mesmo pela ajuda!

Imagem

Vectra GLS 2.2 8V MPFi 1998 Azul Enseada I

interesting news are comin'...

Sex Jul 08, 2011 8:53 pm
Vectra Clube

Mensagem Re: Vectra C... Opiniões?
Tenho um elegance NE que está com pouco mais de 9 mil km.

Sobre os acabamentos, plásticos, ruídos, veja aí...

http://vectraclube.com.br/forum/viewtop ... =3&t=43766

Quanto ao câmbio, sempre sonhei em ter carro automático, mas ao andar com o NE, achei ele muito burro. Burro e lento. demora pra entender o que vc está solicitando através do pedal do acelerador. Comprei o manual.

Mas não se engane, o 2.4 é mais torcudo, só que a rotações mais altas. Então, no dia-a-dia, não é muito mais forte que o 2.0 140 cv. A diferença vem quando se anda com o botão sport acionado. Aí vale a regra americana (there is no replacement for displacement).

Abraço!

Sex Jul 08, 2011 9:41 pm
Vectra Clube

cara eu curto muito o 2.4 e deve ser mais bruto que o 2.0...., todavia..., eu iria de NE Elite, acho a frente nova mais bonita, alem do acabamento interno prata bem mais bonito!!!! Alem de ser um carro mais novo, mais justo, menos barulhos...., enfim, EU iria facil de NE Elite!!!

Quanto ao cambio, tenho um gt-x AT e meu pai um mecanico....., se gosta de uma tocada mais esportiva igual o mecanico não tem...., mto forte e ligeiro!!!

Já o AT, é mais lento SIM! todavia lhe da um conforto que não tem igual...., ainda mais com o piloto automatico!!! quanto a ele ser "burro" só sinto isso na pista quando ta no piloto automatico a uns 90km/hr +/-...., se pega uma subida ele fica trocando sem parar: 4º, 3º, 2º -> 3º, 4º....., depois reduz de novo e sobe de novo...., IRRITA MUITO!!! mas pra sanar isso é só andar na faixa de 100/110km/hr que vai sussa.....

RESUMO DA OPERA: o AT é bom (não é OTIMO!) apenas bom, quanto ao carro iria de NE ELITE

Boa sorte na compra!!!

Sáb Jul 09, 2011 10:17 am
Vectra Clube

christianbruno escreveu:
Tenho um elegance NE que está com pouco mais de 9 mil km.

Sobre os acabamentos, plásticos, ruídos, veja aí...

http://vectraclube.com.br/forum/viewtop ... =3&t=43766

Quanto ao câmbio, sempre sonhei em ter carro automático, mas ao andar com o NE, achei ele muito burro. Burro e lento. demora pra entender o que vc está solicitando através do pedal do acelerador. Comprei o manual.

Mas não se engane, o 2.4 é mais torcudo, só que a rotações mais altas. Então, no dia-a-dia, não é muito mais forte que o 2.0 140 cv. A diferença vem quando se anda com o botão sport acionado. Aí vale a regra americana (there is no replacement for displacement).

Abraço!

Valeu Christian! Realmente seu tópico me ajudou muito... você teve alguns problemas sim, inclusive um que poderia acarreitar outro mais sério (vazamento de óleo), mas o importante é que tudo foi sanado sem maiores complicações.

Quanto aos motores, estou procurando, mas, se alguém tiver: as curvas de potência e torque do 2.4 16V e do 2.0 8V do Next Edition.

Abraço!

Imagem

Sáb Jul 09, 2011 4:57 pm
Vectra Clube

lequetreque escreveu:
cara eu curto muito o 2.4 e deve ser mais bruto que o 2.0...., todavia..., eu iria de NE Elite, acho a frente nova mais bonita, alem do acabamento interno prata bem mais bonito!!!! Alem de ser um carro mais novo, mais justo, menos barulhos...., enfim, EU iria facil de NE Elite!!!

Quanto ao cambio, tenho um gt-x AT e meu pai um mecanico....., se gosta de uma tocada mais esportiva igual o mecanico não tem...., mto forte e ligeiro!!!

Já o AT, é mais lento SIM! todavia lhe da um conforto que não tem igual...., ainda mais com o piloto automatico!!! quanto a ele ser "burro" só sinto isso na pista quando ta no piloto automatico a uns 90km/hr +/-...., se pega uma subida ele fica trocando sem parar: 4º, 3º, 2º -> 3º, 4º....., depois reduz de novo e sobe de novo...., IRRITA MUITO!!! mas pra sanar isso é só andar na faixa de 100/110km/hr que vai sussa.....

RESUMO DA OPERA: o AT é bom (não é OTIMO!) apenas bom, quanto ao carro iria de NE ELITE

Boa sorte na compra!!!

Olha, como é um carro pro cotidiano, pensei num auto mesmo, esse trânsito né... pra diversão, eu tenho um Kazinho Action (modelo antigo) 1.6, parece um kart, pqp! Eu estava usando ele mesmo no dia a dia, mas aí eu pensei no Vecão...

Pelo que eu vejo, o AT não é dos melhores, mas também não é um pé no saco... certo?

Imagem

Sáb Jul 09, 2011 5:36 pm
Vectra Clube

PS: como é o consumo do seu GT-X AT e como ele anda?

Imagem

Sáb Jul 09, 2011 5:39 pm
Vectra Clube

O NE recebeu melhorias no acabamento e recalibragem da suspensão que melhorou o comportamento e o conforto, além dos pneus que passaram de 215 para 225/45-17.

O consumo do NE não é muito melhor que o 2.4 mas é compativel com o peso do carro. Faz cerca de 7.5 na cidade e 12 na estrada na gasolina. Dependendo do pé.

Pra que você tenha mais opções de escolha em termos de qualidade e preço eu te aconselharia a esperar a chegada do Cruze. Vai ter muita gente trocando seu Elite pelo novo lançamento e vão aparecer muitas oportunidades de negócio. :wink:

Imagem

Sáb Jul 09, 2011 8:19 pm
Perfil Visitar website do usuário
Vectra Clube

CARLOVER escreveu:

cara o consumo é de 7 / 7,5km/lt, mas meu trajeto é misto 50, 50% cidade estrada, andando de boa!

quanto ao AT esse eh meu primeiro carro AT, acho q eh bom..., ele soh demora um pouco mais pra perceber oq vc quer..., entao dependendo da situação vc passa um pouco de nervoso..., tipo da andando de boa e resolve dar uma esticada...., ele demora pra perceber...., mas depois que cai a ficha dele, sai da frente q ele passa por cima!!! :005:

Dom Jul 10, 2011 7:28 pm
Vectra Clube

lequetreque escreveu:
CARLOVER escreveu:

cara o consumo é de 7 / 7,5km/lt, mas meu trajeto é misto 50, 50% cidade estrada, andando de boa!

quanto ao AT esse eh meu primeiro carro AT, acho q eh bom..., ele soh demora um pouco mais pra perceber oq vc quer..., entao dependendo da situação vc passa um pouco de nervoso..., tipo da andando de boa e resolve dar uma esticada...., ele demora pra perceber...., mas depois que cai a ficha dele, sai da frente q ele passa por cima!!! :005:

Poisé cara, foi justamente esse tempo que ele leva pra entender o que vc quer (especialmente em retomadas) que me fez ir de manual... Como não pego muito trânsito, abri mão do conforto pra ficar com a retomada.

Abraço!

Dom Jul 10, 2011 9:09 pm
Vectra Clube

Pela coversa até agora, já entendi que não vai ser o 2.4, e o cambio vai ser manual. Agora fica mais facil escolher.

Dom Jul 10, 2011 10:00 pm
Vectra Clube

freds escreveu:
Pela coversa até agora, já entendi que não vai ser o 2.4, e o cambio vai ser manual. Agora fica mais facil escolher.

Poisé, mas o carlover quer algo confortável... Ou seja, pra ele vai ser automático... Pra mim não foi, mas pra ele...

Abraço!

Dom Jul 10, 2011 10:23 pm
Vectra Clube

O Vectra NE com motor 140cv é muito, mas muito mais silencioso e gostoso de dirigir do que o 2.4 16V ou mesmo o 2.0 8V de 127cv, é mais econômico que o 2.4 e pode ser mais econômico que o 127cv dependendo do peso do pé do motorista. O motor gira mais solto em alta que ambos e em baixa perde quase nada para o 127cv.

O Câmbio AT da GM é meio bobão mesmo, mas na verdade só perde para o do Corolla e o do Focus, pois Civic e C4 são piores em "indecisão" - então tá na média.

Eu não pensaria duas vezes - NE na veia...

Eu tinha um Astra Elegance 127 cv e já conhecia os Vectra 127 cv, e pra mim era um motor ruidoso e que não gostava de altos giros, pior então era o 2.4 16V em matéria de vibração, mas depois de conhecer o 140cv, troquei o Astroso pelo GT com esse motor e achei a melhora imensa.

O 2.4 16V só vale a pena se você não se importar de andar com o acelerador lá no talo, aí ele anda mais mesmo na cidade ou numa retomada, mas seu bolso não gostará da experiência.

Abraços,
C.A.

Seg Jul 11, 2011 2:33 pm
Vectra Clube

CARLOVER escreveu:
christianbruno escreveu:
Quanto aos motores, estou procurando, mas, se alguém tiver: as curvas de potência e torque do 2.4 16V e do 2.0 8V do Next Edition.

Abraço!

Segue o teste que um amigo do Astraclub fez no seu GT 140cv. Repare que esse teste foi feito com 100% de álcool e mais para comprovar como a nova versão 1067 de SW da ECU está com um acerto espetacular de torque e potência. Japas, beat this !!!

Carro = Vectra GT "GBE" God Bless Edition
Dino = Dastek (multiturbo/Porsche rj)
Versão do SW = 1067
Km = 22.700
Combustivel = 100% Alcool V power Shell
Ultima Revisão = 20.500 km (Trocas de todos os filtros e óleo)

Torque
Imagem
Potencia
Imagem

Mesmo se considerando um erro de 5% no dino ainda assim o carro está voando :palmas: , e se observarem bem o camelo do torque que tinha na versão 1054 original inverteu, ou seja, a segunda onda esta maior que a primeira - quase um 16V...

Torque máximo = 210 Nm (~21,4Kgfm)
Potencia Maxima = 153 BHP (~150Cv)
Em 1500rpm já temos ~16,5Kgfm

Abraços,
C.A.

Seg Jul 11, 2011 2:49 pm
Vectra Clube

Cada um tem seus gostos, mas potencia que aparece só no fim do curso não tem muita serventia. Gostoso é sentir torque em baixa.

Seg Jul 11, 2011 6:47 pm
Vectra Clube

freds escreveu:
Cada um tem seus gostos, mas potencia que aparece só no fim do curso não tem muita serventia. Gostoso é sentir torque em baixa.

Bem, 16,2 kgfm em 1500 RPM, 17,7 kgfm em 2000 RPM e 19,1 kgfm em 2500 RPM a meu ver é um excelente torque em baixa... E com bem melhor performance em alta do que o 2.4 16V e o 2.0 8V 127cv, que quase morriam acima das 4500 RPM, por isso eu disse "quase um 16V" :D .

O 140cv sobe liso e rápido até quase 6000 RPM como se fosse um 16V moderno mas sem perder aquela puxada maneira entre 1500 e 2500 RPM dos bons 8V. E o meu câmbio MT é o F17, imagino com o F23 mais curto.

Por mim, o Cruze vinha era com esse 140cv, um baita de um motorzão show de bola.

Abraços,
C.A.

Seg Jul 11, 2011 8:24 pm
Responder   [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo