O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralTópico sobre consumo
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

1188 mensagens
Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por Last_Warrior » 30 Dez 2013, 22:50

O que quero dizer também é que tem inúmeras coisas que fazem o motor ficar ruim e gastão sem ao menos acender a luz da injeção... Por isso leve num BOM mecânico para ele dar uma testada geral nos componentes e fazer um diagnóstico decente, baseado no conhecimento dele X sintoma do carro.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por Williams » 30 Dez 2013, 23:11

Last_Warrior escreveu:O que quero dizer também é que tem inúmeras coisas que fazem o motor ficar ruim e gastão sem ao menos acender a luz da injeção... Por isso leve num BOM mecânico para ele dar uma testada geral nos componentes e fazer um diagnóstico decente, baseado no conhecimento dele X sintoma do carro.


Ok, farei isso e posto resultados aqui, assim que os tiver.

ivngomes
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 10 Jan 2014, 21:32
Nome Completo: Ivan Gomes
Cidade: patos
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por ivngomes » 10 Jan 2014, 21:46

Williams escreveu:Pessoal estou com um probleminha no carro, quando eu peguei o Vectra eu nunca esperei economia, já tinha em mente que mais do que 8 Km/L na cidade eu não iria fazer. Só que acho que ele tá bebendo meio demais.

Andando na mais da maciota, mantendo o carro sempre abaixo de 2000 rpm, praticamente andando na lenta o tempo todo. (não é bom pro motor, sim, eu sei) eu consigo uns 7 Km/L na cidade. Se andar "normal", com picos de agressividade, baixa pra 6 Km/L, viajando ele fez 9.6 Km/L andando à 100 ~ 120 km/h com eventuais pisadas. Sempre com o ar desligado.

O pior que o motor funciona redondo, não falha, a injeção só liga na hora da partida e nunca mais. Exceto, quando coloco uma velocidade alta, alta mesmo. Ando um tempo e reduzo a velocidade, às vezes ela liga e fica um tempo ligada e depois desliga, mas é as vezes, nas últimas viagens que fiz, não notei essa anomalia, ah e quando a luz liga, o motor não falha, não perde força, nem nada.

Na lenta percebe-se uma "falhadinhas", mas coisa pouca que praticamente nem faz o ponteiro do RPM oscilar, o escapamento está com o silencioso intermediário furado, raspou e quebrou no encaixe dos canos, mandei soldar, porque ele era novo, e mas apareceu furos onde foi soldado, será que pode ser ele? O que devo checar, porque acredito que não esteja normal. Esperava pelo menos uns 8 na cidade andando no modo geriátrico e 10.5 ~ 11 na estrada, se fizesse isso já tava bom.

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por Bruno Cesário » 10 Jan 2014, 21:54

Que isso...consumo muito alto...meu vcd 2.2 16v manual andando no mínimo de 140 e maxima de 240km, o minimo que deu até hoje ( 50mil km rodados comigo em 3 meses ), foi de 13km/l. E com um pequeno detalhe, carro cheio + ar ligado. Agora, andando como ando normalmente sem pressa e sempre com o cruise ligado, o consumo na estrada é de 17,5 com minima de 90 e maxima de 120km.

o que você já trocou no carro ?
:52:

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por Last_Warrior » 11 Jan 2014, 00:21

Bruno Cesário escreveu:Que isso...consumo muito alto...meu vcd 2.2 16v manual andando no mínimo de 140 e maxima de 240km, o minimo que deu até hoje ( 50mil km rodados comigo em 3 meses ), foi de 13km/l. E com um pequeno detalhe, carro cheio + ar ligado. Agora, andando como ando normalmente sem pressa e sempre com o cruise ligado, o consumo na estrada é de 17,5 com minima de 90 e maxima de 120km.

o que você já trocou no carro ?

Os 16v são mais econômicos na estrada que os 8v, aí a comparação não é justa...

Mas o dele está gastão sim.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por Bruno Cesário » 11 Jan 2014, 06:21

Last_Warrior escreveu:
Bruno Cesário escreveu:Que isso...consumo muito alto...meu vcd 2.2 16v manual andando no mínimo de 140 e maxima de 240km, o minimo que deu até hoje ( 50mil km rodados comigo em 3 meses ), foi de 13km/l. E com um pequeno detalhe, carro cheio + ar ligado. Agora, andando como ando normalmente sem pressa e sempre com o cruise ligado, o consumo na estrada é de 17,5 com minima de 90 e maxima de 120km.

o que você já trocou no carro ?

Os 16v são mais econômicos na estrada que os 8v, aí a comparação não é justa...

Mas o dele está gastão sim.

Huuuuum.
Anotado aqui :52:
:52:

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por Williams » 13 Jan 2014, 06:35

É pessoal a coisa continua complicada, levei numa mecânica o carro não tem problema nenhum. Sem erros na injeção, não sei que diabos era o que acendia a luz ao atingir altas velocidades, mas não tinha nenhum erro na memória relevante, segundo o mecânico. Pressão da bomba tá boa, foi feita limpeza dos bicos, TBI e trocado o filtro de combustível que tava ruim, filtro de ar já tinha sido trocado, mas troquei novamente, as velas estavam limpinhas, a faísca tava ok.

Na cidade com o meio ar ligado e tocada suave, meio ar desligado e tocada forte, o consumo ficou em incríveis 5.5 Km/L. Uma verdadeira delícia.

Na estrada com média de 80 Km/h, sem ar-condicionado, 11 Km/L. (foi um progresso)

Na estrada com média de 120 Km/h, sem ar-condicionado, 9 Km/L.

Mas o que me assustou mesmo, foi que já cansado de andar me arrastando e não economizar nada, andei de fato voando, coisa de que nem vale postar a velocidade aqui, mas vim quase no máximo do carro. E pela média que fiz, (essa não foi exata, uma pena, mas se está errada é por muito pouco, porque nessa fiz a média pelo que baixou o ponteiro de combustível) ele não fez mais do que 2 ~ 3 Km/L. Mas tudo bem, essa eu mereci. KKKKK'

Alguém tem mais alguma noção do que eu posso verificar nele, antes de mandar internar no AA ?

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por Last_Warrior » 13 Jan 2014, 11:46

Troque a sonda lambda e as velas. Passei maior sufoco com o meu Omega branco, o carro não andava, se arrastava, bebia um monte, eu ignorei as velas pois eram do modelo correto para o meu motor e estavam com um desgaste desprezível.

Troquei a sonda por uma Bosch universal e o consumo melhorou bastante, mas continuava amarrado.

Depois de ter perdido os cabelos, resolvi trocar as velas por umas novas. Engraçado é que não notei muita diferença na aparência, ambas são NGK BPR6EY.

Porém, depois de trocar as velas, o carro virou outro, cola as costas no banco ao acelerar, o consumo melhorou um absurdo... Acho que fui vítima de falsificação de velas.

O carro agora tá perfeito, com funcionamento invejável...

Por isso digo, se a sonda já tem seus 5 anos de uso, um abraço pra ela. Coloca uma Bosch universal (ela já vem com uma emenda própria para não soldar os fios) e vc usa um pedaço do chicote da sonda velha pra montar, é bem fácil de montar e fica perfeito!

Digo a bosch porque é a sonda original do Vectra e do Omega. Troque a sonda e as velas e veja a diferença. As velas vc pode comprar na concessionária que para os GM custa mais barato que no mercado paralelo!
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por Williams » 13 Jan 2014, 23:22

Só pra confirmar, a sonda lambda do Vectra é a de 1 fio né? Porque tem umas de 4 e 3, eu sempre vi sair apenas um fiozinho roxo da minha, mas né, vai que tenha 4 fios em outro lugar, ou seja outra coisa. KKKK

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por Almeidão » 14 Jan 2014, 07:23

Williams escreveu:Só pra confirmar, a sonda lambda do Vectra é a de 1 fio né? Porque tem umas de 4 e 3, eu sempre vi sair apenas um fiozinho roxo da minha, mas né, vai que tenha 4 fios em outro lugar, ou seja outra coisa. KKKK


Depende muito do ano do carro,a sua originalmente é 1 fio.
Imagem

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Vectra CD 2.2 16V, consumo elevado.

por marcusbatera1 » 24 Fev 2014, 18:25

Last_Warrior escreveu:
Bruno Cesário escreveu:Que isso...consumo muito alto...meu vcd 2.2 16v manual andando no mínimo de 140 e maxima de 240km, o minimo que deu até hoje ( 50mil km rodados comigo em 3 meses ), foi de 13km/l. E com um pequeno detalhe, carro cheio + ar ligado. Agora, andando como ando normalmente sem pressa e sempre com o cruise ligado, o consumo na estrada é de 17,5 com minima de 90 e maxima de 120km.

o que você já trocou no carro ?

Os 16v são mais econômicos na estrada que os 8v, aí a comparação não é justa...

Mas o dele está gastão sim.





então amigo aproveitando o tópico aqui o meu é um 2.2 16v e eu nem sonho ter essa economia q me parece ser surreal mas enfim tenho uma duvida, meu carro no check control marca de consumo 6,4 km/l e quando eu paro o carro ele fika so na lenta o cons.inst marca 1,7 1,8 l/h e quando ando ele vai aumentando isso e normal?

Avatar do usuário
Bacana
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 23 Abr 2013, 11:01
Nome Completo: Gil da silva
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por Bacana » 25 Fev 2014, 07:13

Amigo é normal sim pois quando você para com o carro o consumo é menor o carro não precisa aumentar a injeção para se manter em movimento

Mesmo assim os seus padrões estão um pouco altos

Tipo em marcha lenta deveria marcar 1,2 no máximo 1,3 l/h litros por hora

e em movimento ai varia muito dependendo da região onde você mora muita subida ,trânsito pesado, lombadas e do seu pé também
Mas em trânsito tranquilo sem acelerar muito deveria marcar 7.5 a 8.0 km/l kilometros por litro

Revise as velas ,cabos de vela, filtros combustível e de ar,pressão da bomba de combustível ,combustível se é de qualidade depois veja a parte de injeção.

valeu abraço.
Vectra elegance 07/08 com pacote PDW
Ex-Vectra milenium 2.2 8v
Ex-Gol ap 1987

guarekz
Member
Member
Mensagens: 46
Registrado em: 12 Fev 2014, 16:28
Nome Completo: Guaracy Cezatte
Cidade: Cariacica
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por guarekz » 25 Fev 2014, 07:53

Cara troca as velas, é uma manutenção preventiva!
O meu tava fazendo 5,5km/l com AR e 6,7km/l, andando na lenta mesmo 7km/l sem AR ! Troquei as velas o consumo na cidade fica de 9,2km/l C/ AR e 10,6 km/l sem AR

O meu é um 16v
Na estrada faz media de 13,5km/l
_______________________________
ex - Vectra CD 2.2 16v Azul Darcena

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por marcusbatera1 » 25 Fev 2014, 08:48

troquei as velas, vo partir pros cabos de vela e uma limpeza/descarbonizada nos bicos, e passar o scanner pra ver se tem alguma falha de injeção, realmente to achando o consumo dele bem alto, o consumo dele fila marcando SMP 6,3 6,4 km/l nunca sai disso...

ttribeiro
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:17
Nome Completo: Thiago
Cidade: PRESIDENTE EPITACIO
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por ttribeiro » 25 Fev 2014, 13:26

marcus conseguiu diminuir o consumo trocando as velas??? Estou na mesma situação sua, tenho um 2.2 e tá fazendo 5.5km na cidade

Avatar do usuário
Leandronik
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Jan 2014, 15:44
Nome Completo: Leandro Carvalho Camargos
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por Leandronik » 25 Fev 2014, 15:06

acho mto estranho esse consumo da maioria.

no Comp de Bordo o consumo inst. parado na gasolina fica 0,8 e no alcool 1,2/1,3

consumo passando marcha até 2500 (ou quando a luz da melhor troca acende no painel) e sempre na velo da via (max 80 rs ) ele faz média de:
Gadolina 12km/l (já fez 13,5 como também já fez 10 andando do msm jeito, gasol batizada + engarrafamentos monstruosos).
Alcool: média de 8,5km/l (min 6,5 quando troquei o escape e ficava acelerando kkkk e máx de 9,5).

não é algo que digamos NOOOOOSSA QUE ECONOMIA MONSTRA! mas, é aceitável.

Prefiro andar de Vectra fazendo 8 no alcool à andar de Uno fazendo 16 a gasolina.


manutenção: troquei Filtros (ar, combusta e óleo), limpei bicos, limpei TBI, troquei cabos de velas e as velas e troquei o óleo. usei todas as peças originais GM compradas na concecionária.
Ex Vectra GT 2008 Prata.
Desvectrado, e o Vectra B não cabe na minha garagem....triste

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por marcusbatera1 » 26 Fev 2014, 07:27

ttribeiro escreveu:marcus conseguiu diminuir o consumo trocando as velas??? Estou na mesma situação sua, tenho um 2.2 e tá fazendo 5.5km na cidade



nada nada irmão, continua um bêbado de marca maior ta dificil, assim conforme os amigos aqui dizem em estrada pisando pouco o consumo inst fica em 12,5km/l 13km/l nessa faixa mas o ponteiro desce de uma forma sobrenatural e o consumo fica 6,4km/l....

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por marcusbatera1 » 26 Fev 2014, 07:29

também vale ressaltar se tiver vazamento no sistema ai da rolo... da uma certificada ai...

ttribeiro
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:17
Nome Completo: Thiago
Cidade: PRESIDENTE EPITACIO
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por ttribeiro » 26 Fev 2014, 19:37

Acabei de encher o tanque, para completar foi-se 50 litros gasolina de aditivada, e rodou apenas 265km, andando só na cidade. Amanhã vou mandar verificar velas, cabos, bicos, sonda, etc, a noite posto o resultado. Ah fiz o auto diagnostico e não acusou nada somente código 12 e 31.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por JoãodoValle » 27 Fev 2014, 06:31

Eh ttribeiro, ta feio mesmo ai. O minha ultima tanqueada rendeu 370km dentro da cidade, e poe dentro nisso, aqui mau se coloca terceira.

Mas sinto que da pra melhorar, eh que sou meio pesudinho rsrsrs.

Da uma olhada nesses bicos ai, e o aparelho (scanner) para ver como estao as misturas, as vezes da a dica de onde esta o defeito.

1188 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 419 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 29 Abr 2024, 01:07