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GeralNova Gasolina GRID da Petrobras
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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Thiago Menezes
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por Thiago Menezes » 29 Dez 2014, 22:27

FLP4118 escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
FLP4118 escreveu:[quote="Alcir Andreoni"]Não posso discutir contigo sobre isso, pois você deve ter algum conhecimento técnico sobre o assunto, superior ao que foi divulgado aqui e por todos os engenheiros das montadoras.

E nois no Tapatalk...


Bem, acho que você me interpretou mal, desculpe se escrevi algo que pareceu ofensivo, apenas expressei minha opinião, independente do conhecimento técnico estamos aqui pra compartilhar experiências e conhecimentos, prefiro manter a paz e ordem sem desrespeitar ninguém, nem as regras do fórum, sendo assim podemos dar sequência a discução do tópico. :88:


Filipe,

Apenas uma curiosidade da minha parte, você já chegou a fazer algum tipo de ''teste pessoal'' para verificar o comportamento do motor em relação a durabilidade/prevenção usando um combustível aditivado ou não? :47:


Thiago,

Este seria um teste longo, extremamente detalhado e rico em variáveis. Não podemos definir qual é a melhor estratégia a começar pelo modo de condução de cada motorista, por isso eu disse anteriormente que pra mim não compensa investir em etanol aditivado. Não costumo ficar com a carro tempo o bastante para uma conclusão valida.

Seguindo a linha de raciocínio do nosso colega acima, Renatovisk, muitos brasileiros estão desacreditados de muitos produtos oferecidos pela indústria nacional, eu sou um deles e costumo manter a fidelidade em um posto, e assim manter uma média de consumo.[/quote]
Tudo bem compreendo seu pensamento, mas então não é uma questão de não funcionar, é porque você não fica com carro muito tempo então pouco importa usar o mesmo certo? Esse tópico tem bastante informação técnica inclusive de pessoas que trabalham diretamente com isso, que nos fornece resultados de testes e estudos, fora os próprios testes por engenheiros mas enfim...sobre a Aditivaçao a parte eu também faço, porém a pessoa precisa ficar ligada que o aditivo de garrafinha não é O mesmo do que vem na formula do combustível por exemplo, o que precisa fazer é procurar um posto de procedência para abastecer!

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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por FLP4118 » 30 Dez 2014, 19:36

Thiago,

É o que faço, abastecer em um lugar de procedencia sem me preocupar com a longevidade.
Filipe

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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por Alcir Andreoni » 31 Dez 2014, 11:19

renatovisk escreveu:Eu não acredito nos aditivados... não pq n funcionam, mas sim pq nunca vou saber se realmente estou adquirindo algo diferenciado ou só pagando a mais por nada.

Eu, em particular, abasteço com a gasolina BR comum e coloco a cada 4 tanques um frasco de aditivo ac delco flexpower para fazer a vez do suposto "aditivo" que vem na gasolina aditivada.

Já fiz as contas, saí até um pouco mais caro, porém eu tenho certeza absoluta que tem aditivo na gasolina...

Abraços!

Renato,

Se você usa somente gasolina no tanque, não seria mais adequado você colocar o aditivo de gasolina, ao invés do flexpower? :47:
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por amf » 31 Dez 2014, 13:51

Não seria ao contrario, o enxofre é quem causa a carbonização dos pistões e partes móveis?


Ricardo Crispim escreveu:Eu falei tanto e esqueci do mais importante sobre a questão dessa gasolina grude da BR
Como a maioria deve saber, já tem uns meses que nossa gasolina tem menos enxofre. A propaganda (que já saiu do ar) era que nossa gasolina agora era igualada às melhores do mundo por reduzir o teor enxofre para 50 ppm , bla, bla, bla..
Só que a esmagadora maioria da população não sabe que o enxofre era responsável por promover uma pequena (insuficente, mas preciosa) lubrificação no sistema de injeção.
A retirada do enxofre fez surgir um super déficit na pouca lubrificação que existia, causando danos principalmente em bombas de combustíveis dos carros Brasil afora.
Lembrando. Nossa gasolina possui 25% de álcool. Álcool é corrosivo e ressecante, não lubrifica pocarrontas nenhuma.
Aí aparecem com a grude, que possui redutor de atrito, que nada mais é que um aditivo lubrificante para tentar compensar essa deficiência que a retirada do enxofre produz.
Esquece...
A anos é muito melhor aditivar à parte, pois o percentual de aditivo que vem na gasolina aditivada não chega a 0,01%. Enquanto se você fizer uma aditivação à parte, além de um pacote maior de aditivos, em média você estará aditivando em torno de 4 a 5% da capacidade do tanque.
E o manual da chevrolet por exemplo, vai ter de ser revisado, porque quando foi feito a gasolina possui 500ppm de enxofre, passando para 200 ppm em 2013 e agora em 2014 para 50ppm. Na época eles aconselhavam uma aditivação a cada 4 tanqueadas, hoje vai ter de ser no mínimo a cada 2 tanqueadas.
É o que eu faço e sugiro principalmente a quem tem carro flex...

Forte abraço!!!!!!!!!!!!!!
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por lugier » 01 Jan 2015, 22:46

O enxofre deixa a gasolina com maior lubricidade também, a carbonização acontece devido a qualquer queima de derivado de petróleo. Até com Etanol, com muito mais tempo, forma-se depósitos de carbonização. Eu uso 2 frascos de aditivo extra por mês, além da gasolina aditivada.
Apesar da lubricidade da gasolina ter reduzido, não se compara ao etanol, um combustível seco e com até 4% de água em sua composição. As peças agradecem!
Já o etanol misturado a gasolina é diferente, é o anidro, que permite até 0,7% de água por litro. É foda nossas leis.
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Pedro Josino
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por Pedro Josino » 03 Jan 2015, 16:03

Já faz algum tempo que não faço a aditivação complementar nos carros aqui de casa. O ACDelco Flexpower está muito caro aqui na GM e não encontro similares com preço justo. Todos estão na casa dos R$ 20,00 o frasco, no mínimo.

Como são 5 carros para cuidar, a despesa é grande!

Mas uma coisa eu venho percebendo. No Ford Ka 08/09 que é nosso desde 0Km e só utilizamos Etanol Comum (não existe Aditivado aqui), mesmo com a aditivação complementar, existe a necessidade periódica da limpeza dos eletro injetores. Não sei se é problema nos bicos desse carro mas a cada 4 ou 5 meses, preciso limpar os injetores pois o carro começa a falhar, porém esse problema se iniciou há uns 2 anos, antes isso não acontecia.

Já pedi na oficina para verificar a necessidade de remover o tanque de combustível para limpar alguma eventual sujeira existente e foi constatado que estava limpo, inclusive o pré filtro estava bem limpo. Faço a substituição do filtro de combustível a cada 6 meses e coloco sempre o Genuíno Ford. Quando abastecemos ele sempre pega algo em torno de 36L de etanol e eu adiciono a cada 2 abastecimento um frasco do ACDelco Flexpower ou STP Flex.

É um carro com 6 anos e 6 meses de adquirido e apenas 34mil km. Abastecemos em dois postos desde 0Km, os mesmos aonde abastecemos todos os outros carros da casa.

Sempre na limpeza dos injetores verificamos como está a injeção através do teste naquela máquina com provetas, mostrando que sempre está bem diferente. Coisa de 5ml entre o que mais injeta e menos injeta. Já analisei se o mesmo injetor é o culpado do problema, mas não, o problema varia de injetor.

Enfim.. Essa semana estamos recebendo o substituto do Ford Ka, faremos uma revisão nele e será colocado à venda! Não por causa desses problemas, mas a necessidade de um carro melhor, mais confortável.

Essa é a única experiência que tenho com o uso do Etanol a longo prazo e confesso ter ficado um tanto preconceituoso com esse combustível. Os demais que rodam somente com Gasolina Aditivada ou Gasolina Podium nunca chegaram a ficar desequalizados, no máximo uma diferença de 2ml, então mando limpar para ficar o mais igual possível.

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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por amf » 03 Jan 2015, 18:00

Como sempre uso aditivada de postos com bandeira, nunca precisei limpar os bicos injetores.
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por lugier » 04 Jan 2015, 00:06

Pedro Josino escreveu:Já faz algum tempo que não faço a aditivação complementar nos carros aqui de casa. O ACDelco Flexpower está muito caro aqui na GM e não encontro similares com preço justo. Todos estão na casa dos R$ 20,00 o frasco, no mínimo.

Como são 5 carros para cuidar, a despesa é grande!

Mas uma coisa eu venho percebendo. No Ford Ka 08/09 que é nosso desde 0Km e só utilizamos Etanol Comum (não existe Aditivado aqui), mesmo com a aditivação complementar, existe a necessidade periódica da limpeza dos eletro injetores. Não sei se é problema nos bicos desse carro mas a cada 4 ou 5 meses, preciso limpar os injetores pois o carro começa a falhar, porém esse problema se iniciou há uns 2 anos, antes isso não acontecia.

Já pedi na oficina para verificar a necessidade de remover o tanque de combustível para limpar alguma eventual sujeira existente e foi constatado que estava limpo, inclusive o pré filtro estava bem limpo. Faço a substituição do filtro de combustível a cada 6 meses e coloco sempre o Genuíno Ford. Quando abastecemos ele sempre pega algo em torno de 36L de etanol e eu adiciono a cada 2 abastecimento um frasco do ACDelco Flexpower ou STP Flex.

É um carro com 6 anos e 6 meses de adquirido e apenas 34mil km. Abastecemos em dois postos desde 0Km, os mesmos aonde abastecemos todos os outros carros da casa.

Sempre na limpeza dos injetores verificamos como está a injeção através do teste naquela máquina com provetas, mostrando que sempre está bem diferente. Coisa de 5ml entre o que mais injeta e menos injeta. Já analisei se o mesmo injetor é o culpado do problema, mas não, o problema varia de injetor.

Enfim.. Essa semana estamos recebendo o substituto do Ford Ka, faremos uma revisão nele e será colocado à venda! Não por causa desses problemas, mas a necessidade de um carro melhor, mais confortável.

Essa é a única experiência que tenho com o uso do Etanol a longo prazo e confesso ter ficado um tanto preconceituoso com esse combustível. Os demais que rodam somente com Gasolina Aditivada ou Gasolina Podium nunca chegaram a ficar desequalizados, no máximo uma diferença de 2ml, então mando limpar para ficar o mais igual possível.


Na concessionária compro de caixa, então na caixa vem 12 unidades saindo á R$8,60 cada
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por renatovisk » 04 Jan 2015, 10:43

Alcir Andreoni escreveu:
renatovisk escreveu:Eu não acredito nos aditivados... não pq n funcionam, mas sim pq nunca vou saber se realmente estou adquirindo algo diferenciado ou só pagando a mais por nada.

Eu, em particular, abasteço com a gasolina BR comum e coloco a cada 4 tanques um frasco de aditivo ac delco flexpower para fazer a vez do suposto "aditivo" que vem na gasolina aditivada.

Já fiz as contas, saí até um pouco mais caro, porém eu tenho certeza absoluta que tem aditivo na gasolina...

Abraços!

Renato,

Se você usa somente gasolina no tanque, não seria mais adequado você colocar o aditivo de gasolina, ao invés do flexpower? :47:


Então Alcir na verdade... eu uso o flexpower. Utilizo etanol no tanque quando é mais vantajoso $$$, porém no momento estou usando apenas gasolina. Gosto de usar o flexpower pois qualquer problema que tiver, sei lá, um aumento significativo de um dia para outro, ou algo do tipo, posso colocar etanol a qualquer momento, sem me preocupar se tem alguma porcentagem de aditivo no combustível restante....

Normalmente (quando tem vantagem) eu uso 4 tanques de etanol e 1 de gasolina, sempre intercalo assim. Hoje em dia estou usando apenas gasolina, pois a diferença de valores não está compensando tanto, tendo em vista o maior dano causado ao motor pelo etanol, sem contar a partida mais lenta pela manhã, entre outras.

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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por Pedro Josino » 04 Jan 2015, 16:21

amf escreveu:Como sempre uso aditivada de postos com bandeira, nunca precisei limpar os bicos injetores.


De fato os carros movidos somente a gasolina quase não sujam o bico injetor, porém quando se usa um flex a conversa muda um pouco.

No Vectra e no Gol eu limpava os injetores mesmo sem haver falha. Na verdade esses dois nunca chegaram a falhar, somente o Ka que chega a ficar falhando.

Criei o costume de pedir para o mecânico sempre remover os bicos para verificar a equalização. Não por está falhando, mas pode acontecer do carro ficar consumindo um pouco mais combustível por causa do bico injetando mais que o necessário e como sofro de alto consumo pelo trajeto que faço, procuro manter tudo perfeito.

Sempre aparece uma pequena diferença, mesmo nos carros que rodam exclusivamente com Gasolina Podium da BR. A diferença não causa falhamento, mas as vezes depois de corrigido a média do tanque melhora coisa de 0,5Km/L por algum tempo. Repito, nos carros com bicos flex. Na Sorento que é movida apenas a gasolina nunca aconteceu nenhuma diferença no injetor, sempre removemos e voltamos sem limpar nada, apenas aproveito para substituir os anéis de vedação.

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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por sapo_joe » 14 Jan 2015, 22:14

Sempre usei aditivada, e agora Grid ou V Power, tanto no Opala quanto no Vectra e nunca tive problemas.

O Opala, ainda uso aditivo extra a cada 3 meses ou quando vejo que a lenta dele está oscilando, e de vez em quando dou uma geral no carburador com spray de limpeza. O Vectra funciona sem problemas desde que comprei, somente troco filtros sempre, a cada 10.000km.
---------------------------------------------------------------------------------
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por Levinthal » 14 Jan 2015, 22:45

Sempre usei aditivada do posto BR de confiança e minhas médias eram em torno de 8km/l, variando para mais (8.3km/l) e menos (7.7km/l).

Fiz o segundo abastecimento com Shell V-Power e em que pese no primeiro abastecimento não ter notado diferença, no segundo percebi que o consumo mudou muito, e para melhor. Já rodei 300km e estou com meio tanque. Acho que atingirei médias de 9km/l com esse tanque. Não sei se foi coincidência ou não.

Ainda está cedo para afirmar se realmente chegarei em uma média melhor, mas a julgar que após 300km eu costumava ter 1/4 do tanque, achei a mudança positiva.

Reporto aqui novamente os resultados assim que completar o próximo tanque.

Cumprimentos.
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por jonas caruso » 03 Fev 2015, 21:14

É pessoal, ter carro no Brasil é um exercicio de desrespeito ao povo.
Vejam essa noticia:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/02/1583981-governo-eleva-mistura-de-etanol-na-gasolina-para-27.shtml

Meu vectra que é só gasolina vai sofrer ainda mais.
Meu Deus que partido horrível esse que controla nosso país.
Quem povo apático.
Vá de Vectra!
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por Ju_Bueno » 04 Fev 2015, 07:53

Pois é! Vamos pagar mais e levar menos, 2 vezes (aumento do preço e % do etanol). :13:
JULIANO -
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por Thiago Menezes » 04 Fev 2015, 08:28

Eu só queria saber cada a galera toda que ficou fazendo campanha para o PT nas eleições no Facebook e outros lugares, desapareceram todos, engraçado isso...
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por Levinthal » 04 Fev 2015, 20:10

Sobre a gasolina GRID, que acho que é o tema do tópico, sempre abasteci o Vectra com ela e fiz média de 7.8~8.0 km/l. Já estou no terceiro tanque com a Shell V-POWER e hoje faço mais de 8.5km/l.

Não sei se é a qualidade ou a quantidade de gasolina que é mais presente no combustível da Shell, mas fez uma bela diferença.

Pena que aqui na minha cidade a Shell custa R$0,20 a mais que a BR.

Cumprimentos.
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por jonas caruso » 05 Fev 2015, 05:18

Levinthal escreveu:Sobre a gasolina GRID, que acho que é o tema do tópico, sempre abasteci o Vectra com ela e fiz média de 7.8~8.0 km/l. Já estou no terceiro tanque com a Shell V-POWER e hoje faço mais de 8.5km/l.

Não sei se é a qualidade ou a quantidade de gasolina que é mais presente no combustível da Shell, mas fez uma bela diferença.

Pena que aqui na minha cidade a Shell custa R$0,20 a mais que a BR.

Cumprimentos.


Kkk...ué, mas ninguem saiu do tema do topico.Pelo contrario, é extremamente pertinente.
A noticia é sobre a gasolina, que nesse ritmo, deixara de ser gasolina para ser alcool com acréscimo de gasolina. Seja Grid, seja V-Pwer, o fato, é que é um desrespeito para com os cidadãos que possuem veículos monocombustiveis.
De que adianta comparar as medias antigas com grid ou concorrentes, se agora novos paradigmas devem ser estabelecidos?
Como ja citaram acima, por isso é quase impossível estabelecer o quanto uma ou outra é eficiente, uma vez que a cada ano o governo decide mudar a composição do produto final recebido pelo povo, ao inves de investir em melhorias que propiciassem veículos e combustíveis mais eficientes e baratos.
Mas como eu disse, e acho que boa parte concorda, o povo em sua maioria é apatico, e pior, quer que os outros sejam também.
Vá de Vectra!
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por larussosan » 05 Fev 2015, 06:53

Thiago Menezes escreveu:Eu só queria saber cada a galera toda que ficou fazendo campanha para o PT nas eleições no Facebook e outros lugares, desapareceram todos, engraçado isso...


Thiago.... o governo quer apenas levantar a Petrobrás a nossas custas.... :62: :62: :62:

Abs!!
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por Andrem21 » 06 Abr 2015, 16:46

Pessoal, vou dar uma dica:
Ao abastecerem com Aditivada, seja qual for a Bandeira, o importante é pedir para o Frentista/Gerente fazer o teste de combustível:
- Hoje, o teor alcoolico da Gasolina está em 27%, a unica que está em 25% é a Gasolina PODIUM.

Bom, vejamos:
- Toda Gasolina é PETROBRAS, independente de vc. abastecer no posto Shell ou Ipiranga, o que vc. tem que ficar atendo é o trabalho do Posto.
Se for BR, os caminhoes que descarregam combustivel no Posto tem que ser Padrão BR, ou seja: Logo da BR, Logo do "De Olho no Combustível".
Se for da Shell, tem que ser caminhão da Shell, e se for Ipiranga, idem.

Não dá para aceitar um Posto BR, como caminhão BRANCO descarregando.
Nem Posto SHELL com caminhão BRANCO descarregando.

Ah, tem mais, gasolina Aditivada da BR (GRID) é verde, peça para ver no teste.
A Shell também tem um aditivo de coloração, não sei que cor é a VPOWER da Shell.

Fica aí a dica.

Um abraço

Felipe DDD
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Re: Nova Gasolina GRID da Petrobras

por Felipe DDD » 06 Abr 2015, 23:56

Vpower nitro é a melhor gasolina para mim, tenho uma Twister 250cc carburada.. ela sente muito mais a diferença de gasolina que o carro, e essa nova Vpower Nitro é a melhor.
V - Vectra CD Auto 1997
X - Focus GLX 1.6 2005
X - Civic LX Auto 2000
X - Kadett SL/E 1.8 EFI 1993
X - Kadett GS 2.0 1990

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