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GeralBALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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Thiago Menezes
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BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Thiago Menezes » 17 Jan 2014, 09:31

Bom criei esse tópico para ouvir opinião de todos sobre um questionamento que o amigo rgapski fez em outro tópico meu falando sobre realização de balanceamento em carro com câmbio automático e juro que eu nem sabia. O amigo disse que o balanceamento das rodas dianteiras tem que está com o carro ligado na posição ''N'' pois se o mesmo não estiver ligado pode causar problemas ao câmbio por não está levando o óleo ao trabalho quando as rodas estão girando.

Achei que o comentário tem lógica, porém como o meu não estava ligado fiquei meio cabreiro hahahahhaha e gostaria de saber opinião de vocês!
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por fabio.haya » 17 Jan 2014, 10:31

Thiago,

Também estou com essa dúvida.....
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Paty1521 » 17 Jan 2014, 14:40

sabia disso nao.. o meu sempre fiz normal. ate hoje tudo ok!
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Arquiteto » 17 Jan 2014, 14:53

Paty1521 escreveu:sabia disso nao.. o meu sempre fiz normal. ate hoje tudo ok!


x2, apesar que foram so duas vezes que fiz com a roda no carro ...

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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Alcir Andreoni » 17 Jan 2014, 15:25

Qual é a diferença de fazer o balanceamento do carro com o câmbio na posição N e de um carro com câmbio mecânico em ponto morto?

Se você fizer com o carro engatado, nos dois casos, eu acredito que dá problema sim.

Em Neutro, tanto faz...
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Thiago Menezes » 17 Jan 2014, 15:35

Sinceramente, achei interessante o comentário mas não é possível que se fosse algo maléfico para o carro eles não teriam ligado o carro. Pois na oficina que fui levar é grande, conceituada e tem todo o equipamento para fazer alinhamento e balanceamento. :47:
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Thiago Menezes » 17 Jan 2014, 15:39

Alcir Andreoni escreveu:Qual é a diferença de fazer o balanceamento do carro com o câmbio na posição N e de um carro com câmbio mecânico em ponto morto?

Se você fizer com o carro engatado, nos dois casos, eu acredito que dá problema sim.

Em Neutro, tanto faz...


acho que você não entendeu o questionamento Alcir, o problema não é se está em ''N'' e sim se o carro esta ligado na posição ''N'' pois o comentário do amigo dito lá em cima foi de que quando o carro está ligado o óleo circula pelo câmbio e estando desligado não, portanto podendo causar problemas ao câmbio entendeu?
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Alcir Andreoni » 17 Jan 2014, 15:41

thiago.onacto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Qual é a diferença de fazer o balanceamento do carro com o câmbio na posição N e de um carro com câmbio mecânico em ponto morto?

Se você fizer com o carro engatado, nos dois casos, eu acredito que dá problema sim.

Em Neutro, tanto faz...


acho que você não entendeu o questionamento Alcir, o problema não é se está em ''N'' e sim se o carro esta ligado na posição ''N'' pois o comentário do amigo dito lá em cima foi de que quando o carro está ligado o óleo circula pelo câmbio e estando desligado não, portanto podendo causar problemas ao câmbio entendeu?

De novo vai a pergunta.

Se o carro está em N, ligado ou não, e o carro mecânico está em ponto morto, qual a diferença?
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Thiago Menezes » 17 Jan 2014, 15:47

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Qual é a diferença de fazer o balanceamento do carro com o câmbio na posição N e de um carro com câmbio mecânico em ponto morto?

Se você fizer com o carro engatado, nos dois casos, eu acredito que dá problema sim.

Em Neutro, tanto faz...


acho que você não entendeu o questionamento Alcir, o problema não é se está em ''N'' e sim se o carro esta ligado na posição ''N'' pois o comentário do amigo dito lá em cima foi de que quando o carro está ligado o óleo circula pelo câmbio e estando desligado não, portanto podendo causar problemas ao câmbio entendeu?

De novo vai a pergunta.

Se o carro está em N, ligado ou não, e o carro mecânico está em ponto morto, qual a diferença?


Amigo não sei a diferença, por isso vim aqui colocar o questionamento ué se eu soubesse não tinha criado o tópico hahahahahhaha

Eu não sei se no mecânico da ou não problema, eu comentei pois o meu é automático e fiquei pensativo no que ele disse, até porque perguntas só nos trazem mais dúvidas, ficaria grato se tivessem explicação técnica sobre o fato.
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Alcir Andreoni » 17 Jan 2014, 15:50

Imagine a seguinte situação, no seu carro.

Se você colocar ele em N numa descida, o que acontece?

Fazer o balanceamento do carro com ele em D, não acho que seja aconselhável, muito menos desligado. Em P, pior ainda.

Agora em N, tanto faz ligado como desligado.

Como você faz para conferir o ponto do carro quando troca a correia dentada?
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Thiago Menezes » 17 Jan 2014, 15:58

Alcir Andreoni escreveu:Imagine a seguinte situação, no seu carro.

Se você colocar ele em N numa descida, o que acontece?

Fazer o balanceamento do carro com ele em D, não acho que seja aconselhável, muito menos desligado. Em P, pior ainda.

Agora em N, tanto faz ligado como desligado.

Como você faz para conferir o ponto do carro quando troca a correia dentada?


Com certeza Alcir, pode ter certeza que nunca passou pela minha cabeça deixar o carro em D ou em P para fazer balanceamento, até porque seja alinhamento, balanceamento, troca de óleo o carro fica desengrenado.

Agora no "N'' neutro, que seria o ponto morto no mecânico não sei se teria diferença fazer ligado ou desligado, se precisaria de óleo circulando no câmbio ou não, eu nunca pensei nisso.
Quando estou fazendo uma descida o carro está ligado.

Não sei como se faz conferência de ponto do carro quando troca a correia, pois pela falta de sorte nunca acompanhei uma troca, pois sempre estive trabalhando nas épocas de trocas dos meus carros e meu pai fazia o favor de acompanhar pra mim :40:
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Alcir Andreoni » 17 Jan 2014, 16:03

thiago.onacto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Imagine a seguinte situação, no seu carro.

Se você colocar ele em N numa descida, o que acontece?

Fazer o balanceamento do carro com ele em D, não acho que seja aconselhável, muito menos desligado. Em P, pior ainda.

Agora em N, tanto faz ligado como desligado.

Como você faz para conferir o ponto do carro quando troca a correia dentada?


Com certeza Alcir, pode ter certeza que nunca passou pela minha cabeça deixar o carro em D ou em P para fazer balanceamento, até porque seja alinhamento, balanceamento, troca de óleo o carro fica desengrenado.

Agora no "N'' neutro, que seria o ponto morto no mecânico não sei se teria diferença fazer ligado ou desligado, se precisaria de óleo circulando no câmbio ou não, eu nunca pensei nisso.
Quando estou fazendo uma descida o carro está ligado.

Não sei como se faz conferência de ponto do carro quando troca a correia, pois pela falta de sorte nunca acompanhei uma troca, pois sempre estive trabalhando nas épocas de trocas dos meus carros e meu pai fazer o favor de acompanhar pra mim :40:

A conferência do ponto se faz com o câmbio em D, com o carro desligado. No carro mecânico com o câmbio engatado. A rotação que se faz é muito pouca então não afeta o câmbio. Já um balanceamento, onde a roda chega à altas velocidades, pode prejudicar o câmbio sim.

Com o câmbio em N todas as engrenagens estão soltas então pode fazer o alinhamento. Não é o câmbio que vai fazer a rotação das rodas e sim a máquina de alinhamento.

Tanto faz ligado, como desligado. Desde que esteja em N ou em ponto morto.
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Ricardo Crispim » 17 Jan 2014, 16:06

Como eu tô meio burrim hoje e meio lento, deixa entender o questionamento.
O balanceamento ao qual voces estão se referindo é aquele em que não se retira a roda e faz no local ou o normal, aquele onde se retira a roda leva na máquina e faz-se o balanceamento e recoloca ela no carro?

Forte abraço!!!!

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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Alcir Andreoni » 17 Jan 2014, 16:15

Ricardo Crispim escreveu:Como eu tô meio burrim hoje e meio lento, deixa entender o questionamento.
O balanceamento ao qual voces estão se referindo é aquele em que não se retira a roda e faz no local ou o normal, aquele onde se retira a roda leva na máquina e faz-se o balanceamento e recoloca ela no carro?

Forte abraço!!!!

É o que não tira a roda do carro. Faz no local.
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Thiago Menezes » 17 Jan 2014, 16:22

Ricardo Crispim escreveu:Como eu tô meio burrim hoje e meio lento, deixa entender o questionamento.
O balanceamento ao qual voces estão se referindo é aquele em que não se retira a roda e faz no local ou o normal, aquele onde se retira a roda leva na máquina e faz-se o balanceamento e recoloca ela no carro?

Forte abraço!!!!


Bom, no meu caso o balanceamento foi feito no carro sem tirar a roda, pois se tivesse tirado a roda eu nem teria dito nada já que a rotação não seria na carro.

O meu foi feito na máquina com a roda no carro, o mecânico levantava uma roda por vez no macaco e realizava o balanceamento.
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Thiago Menezes » 17 Jan 2014, 16:26

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Imagine a seguinte situação, no seu carro.

Se você colocar ele em N numa descida, o que acontece?

Fazer o balanceamento do carro com ele em D, não acho que seja aconselhável, muito menos desligado. Em P, pior ainda.

Agora em N, tanto faz ligado como desligado.

Como você faz para conferir o ponto do carro quando troca a correia dentada?


Com certeza Alcir, pode ter certeza que nunca passou pela minha cabeça deixar o carro em D ou em P para fazer balanceamento, até porque seja alinhamento, balanceamento, troca de óleo o carro fica desengrenado.

Agora no "N'' neutro, que seria o ponto morto no mecânico não sei se teria diferença fazer ligado ou desligado, se precisaria de óleo circulando no câmbio ou não, eu nunca pensei nisso.
Quando estou fazendo uma descida o carro está ligado.

Não sei como se faz conferência de ponto do carro quando troca a correia, pois pela falta de sorte nunca acompanhei uma troca, pois sempre estive trabalhando nas épocas de trocas dos meus carros e meu pai fazer o favor de acompanhar pra mim :40:

A conferência do ponto se faz com o câmbio em D, com o carro desligado. No carro mecânico com o câmbio engatado. A rotação que se faz é muito pouca então não afeta o câmbio. Já um balanceamento, onde a roda chega à altas velocidades, pode prejudicar o câmbio sim.

Com o câmbio em N todas as engrenagens estão soltas então pode fazer o alinhamento. Não é o câmbio que vai fazer a rotação das rodas e sim a máquina de alinhamento.

Tanto faz ligado, como desligado. Desde que esteja em N ou em ponto morto.


Então Alcir, eu sempre pensei dessa forma até porque nunca tive carro automático e agora que tenho e o amigo acabou comentando eu acabei ficando na dúvida, mas seu raciocínio é exatamente o que eu sempre pensei, na época carro mecânico no ponto morto totalmente desengrenado não afeta em nada, agora as vezes fico na dúvida se o N é o ponto morto do automático, se realmente é e realizada a mesma função que o ponto morto pra mim ta claro que não há problema.
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Levinthal » 17 Jan 2014, 16:47

Não sei quanto que a roda gira ao fazer balanceamento com elas no carro, mas acho que não é indicado este procedimento para carro com câmbio automático, pois uma vez li que o eixo de tração do carro (frente no nosso caso) não pode girar sem que o câmbio o faça, porque acaba o danificando.

Se a informação realmente confere ou não, não sei, vamos esperar resposta dos mais confiáveis. :P

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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Thiago Menezes » 17 Jan 2014, 16:59

Levinthal escreveu:Não sei quanto que a roda gira ao fazer balanceamento com elas no carro, mas acho que não é indicado este procedimento para carro com câmbio automático, pois uma vez li que o eixo de tração do carro (frente no nosso caso) não pode girar sem que o câmbio o faça, porque acaba o danificando.

Se a informação realmente confere ou não, não sei, vamos esperar resposta dos mais confiáveis. :P

Abs.


Pois é amigo, essas dúvidas que ficam sondando a gente, a velocidade que atingi é alta! Eu nunca tive carro automático, o pensamento do Alcir é valido pois é assim que eu penso mas no caso eu tinha carro manual, agora automático não posso dar certeza sem comprovação entende? As vezes nós achamos coisas e são realmente, mas as vezes podem não ser.

Estou esperando mais informações, mas qualquer coisa na próxima vez com certeza vou fazer com o carro ligado.
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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Levinthal » 17 Jan 2014, 17:07

Thiago,
acho que não sofro muito desse mal, pois acho que aqui na minha cidade ninguém deve saber - e ter máquina - pra fazer tal procedimento. Não se é pra rir ou pra chorar, rsrs.

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Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Thiago Menezes » 17 Jan 2014, 19:56

Levinthal escreveu:Thiago,
acho que não sofro muito desse mal, pois acho que aqui na minha cidade ninguém deve saber - e ter máquina - pra fazer tal procedimento. Não se é pra rir ou pra chorar, rsrs.

Abs.


Entendo, aqui na minha cidade levei a primeira vez correndo pois precisava do carro em uma mini oficina perto do trampo, só que o cara nem fez balanceamento com máquina pois não tinha, na verdade só alinhou :13:

Mas aí fui em uma outra oficina especializada e mais conceituada e lá eles usaram a máquina, fazendo uma roda por vez mas acho que seria melhor tirando a roda e fazendo na máquina pois não ia existir essa dúvida que levantei.
Mas como eu disse, estou esperando aí os mais entendidos no assunto se pronunciarem, mas de qualquer forma na próxima vez para não ariscar faço com o carro ligado :88:
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