O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralTampa de valvulas aluminio no vectra
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

15 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 31
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por jm_vectrab » 30 Abr 2024, 15:54

Buenas pessoal,

Acho que é de praxe o vazamento da tampa de valvulas nos GM... e pelo que vi o correto é trocar a tampa que por ser plastico empena com o tempo/temperatura...

Se for pra colocar paralela prefiro nem mexer... e uma original está 400-500...

Pensei ai em usar a de aluminio dos antigos monza/kadett... deve-se encotnrar por uns 100 mangos em ferro velho e em teoria nunca mais vai vazar hehehe

A questão fica no tubo de respiro do carter que vem naquela mangueira maior, não teria essa conexão pra ela ja q no monza ela vai ali na gaiola, diferente dos motores mais novos que lgia na tampa plastica mesmo...

Alguem já adaptou essa tampa ou bolou algo pra sanar isso do respiro ?

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8401
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por Almeidão » 01 Mai 2024, 14:35

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Buenas pessoal,

Acho que é de praxe o vazamento da tampa de valvulas nos GM... e pelo que vi o correto é trocar a tampa que por ser plastico empena com o tempo/temperatura...

Se for pra colocar paralela prefiro nem mexer... e uma original está 400-500...

Pensei ai em usar a de aluminio dos antigos monza/kadett... deve-se encotnrar por uns 100 mangos em ferro velho e em teoria nunca mais vai vazar hehehe

A questão fica no tubo de respiro do carter que vem naquela mangueira maior, não teria essa conexão pra ela ja q no monza ela vai ali na gaiola, diferente dos motores mais novos que lgia na tampa plastica mesmo...

Alguem já adaptou essa tampa ou bolou algo pra sanar isso do respiro ?

Imagem


Eu não concordo com você não, não é de praxe vazar, a minha não vaza e acredito que sim uma de alumínio pode ser melhor, mas comprar usada já foge de todas as possibilidades de dar certo. Sim, somente a original dá certo 100%, mas o problema delas não está na colocação, e sim quando tiram para mexer em algo e não tem a paciência de esperar o carro esfriar 100% para tirar e pior ainda não as limpam como deveria e apertam demais e muitos usam a mesma junta que estava nela. Para limpar esta peça eu gasto muita querosene, bastante detergente com água e quase um frasco de limpa contato, olha este vídeo abaixo, aliás fiz uns 3 sobre este assunto. Dá uma olhada pelo menos até 5 minutos, só assim entenderás o rasto que fica de olho ali e que o limpa contato na primeira vez não tirou mas com insistência ele vai tirar.

https://www.youtube.com/watch?v=-EGSSv9hvuo
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 31
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por jm_vectrab » 02 Mai 2024, 07:58

vlw almeidao vou dar uma olhada nisso...

eu acredito que a minha tampa esteja empenada já, pois limpei e troquei essa junta 2x mas continua vazando por ali, nao uso e nem quero silicone ali....

vou tentar de novo com uma limpeza melhor, mas duvido que vai resolver algo sem trocar essa tampa... achei a de aluminio uma otima solução se conseguisse adaptar esse respiro do carter

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8401
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por Almeidão » 02 Mai 2024, 09:16

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje vlw almeidao vou dar uma olhada nisso...

eu acredito que a minha tampa esteja empenada já, pois limpei e troquei essa junta 2x mas continua vazando por ali, nao uso e nem quero silicone ali....

vou tentar de novo com uma limpeza melhor, mas duvido que vai resolver algo sem trocar essa tampa... achei a de aluminio uma otima solução se conseguisse adaptar esse respiro do carter


Eu não acho esta de aluminio boa não kakkaka, nem sei como são as mais novas, mas as antigas usavam uma junta de cortiça que era uma porcaria. Tem jeito sim de adpatar ela, você vai usar uma mangueira fazendo volta ali e precisaria de um tubo fino para a parte onde entra a mangueira com a valvula PCV, bem fácil fazer isto com um tubo de metal ou aluminio mesmo e soldar na tampa.
Sobre a de plastico, eu comprei uma parlela e não tive corage de usar, até a tampa do óleo não fecha direito e poderia devolver, mas perdi o prazo e acabei jogando fora, tem que ser original mesmo e comprei uma original aqui na GM da cidade. Tente dar uma limpeza geral nela e depois de limpa e seca, mete limpa contato ali até você olhar ela seca contra a luz e não ver vestigio de óleo seco na canaleta, não precisa esfregar, é jogar o limpa cotato e balançar ou assoprar e por fim usar uma junta original ou Sabó.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4075
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por Ju_Bueno » 03 Mai 2024, 07:51

Compre a junta Taranto em vez da genuína GM (Sabó). Ela é um pouquinho mais alta e vai ajudar na vedação.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8401
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por Almeidão » 12 Mai 2024, 13:02

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Compre a junta Taranto em vez da genuína GM (Sabó). Ela é um pouquinho mais alta e vai ajudar na vedação.


Na tampa original minha bem cuidada tive que mexer al algo e resolvi colocar uma Taranto ontem, achei ela mais dura que original coloquei no meu carro com todos os procedimentos que faço, viajei 140 Km e já está vazando. Voltarei com uma original ou Sabó, elas que dão certo aqui no meu carro.
Percebi que a Taranto é sim mais alta e mais dura, porem por se mais alta ele não veda a volta interna antes de entrar na valeta, bem pra mim a Taranto falhou e meu motor já não está mais sequinho jajajajajajaj
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4075
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por Ju_Bueno » 13 Mai 2024, 08:36

Eita... usei no meu umas 4 ou 5 juntas GM (em uma das vezes com a tampa nova original) e nada de parar de vazar. Da última vez, por recomendação do Chirola, comprei a Taranto. De início foi igual, mas depois que dei um apertozinho a mais nos parafusos melhorou. Digo melhorou pq não resolveu de vez, mas agora, em vez de lambuzar de óleo, está dando apenas uma leve marejada - até que aceitável perto de como ficava antes.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8401
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por Almeidão » Ontem, 08:13

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Eita... usei no meu umas 4 ou 5 juntas GM (em uma das vezes com a tampa nova original) e nada de parar de vazar. Da última vez, por recomendação do Chirola, comprei a Taranto. De início foi igual, mas depois que dei um apertozinho a mais nos parafusos melhorou. Digo melhorou pq não resolveu de vez, mas agora, em vez de lambuzar de óleo, está dando apenas uma leve marejada - até que aceitável perto de como ficava antes.


No meu caso ficou ruim, porque é totalmente seca e com a Taranto molha e é visível o vazamento sendo o óleo passando por cima como todas vazam, aliás é bem raro vazar entre a borracha e o aluminio. Vou colocar uma Sabó outra vez, possa ser que dei azar com esta taranto, mas não irei insistir para descobrir jajajajajaj

Esta Sabó que comprei tem a aparencia inferior a original que eu tinha, então a Sabó também não é original possa ter sido, mas não é hoje.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3410
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por chirola » Ontem, 12:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje mas não irei insistir para descobrir jajajajajaj

pois é , as coisas estão vindo ruim , ja não fabrica coisas como antigamente, antigamente os carros eram algo simples e facilde arrumar e as fabricas ganhabam dinheiro vendendo mais repostos do que carros em si , agora e tudo o contrario os carros são algo dificil de mexer seja pelo espaço ou falta de ferramentas especializadas , alem de serem descartaveis , muito motor novo não vende pistão sobre medida o carro dura o que durar e deu troca ele .
uma pena para quem gosta mesmo de carro mais antigo ou simplesmente não tem como pagar um novo .
ja comente antigamente mais vou repetir eu ja não procuro peças de marca simplesmente compro a mais barata , olho a peça e se eu achar se tem uma cualidade aceitavel compro , a ultima que troque e fique frustrado foi o coxim traseiro do motor , aquele grandão que fica em cima da caixa de direção , car colque um novo original e ja deu o que tinha pra dar acho que ele duro uns 6 meses 100% e depois ele ja não seguraba bem agora esta uma bosta que treme igual ao velho ou ate pior akakakkakakak, paguei carro essa peça mais vou deixar asim mesmo ate desanimei de trocar outra vez

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8401
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por Almeidão » Ontem, 12:43

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje mas não irei insistir para descobrir jajajajajaj

pois é , as coisas estão vindo ruim , ja não fabrica coisas como antigamente, antigamente os carros eram algo simples e facilde arrumar e as fabricas ganhabam dinheiro vendendo mais repostos do que carros em si , agora e tudo o contrario os carros são algo dificil de mexer seja pelo espaço ou falta de ferramentas especializadas , alem de serem descartaveis , muito motor novo não vende pistão sobre medida o carro dura o que durar e deu troca ele .
uma pena para quem gosta mesmo de carro mais antigo ou simplesmente não tem como pagar um novo .
ja comente antigamente mais vou repetir eu ja não procuro peças de marca simplesmente compro a mais barata , olho a peça e se eu achar se tem uma cualidade aceitavel compro , a ultima que troque e fique frustrado foi o coxim traseiro do motor , aquele grandão que fica em cima da caixa de direção , car colque um novo original e ja deu o que tinha pra dar acho que ele duro uns 6 meses 100% e depois ele ja não seguraba bem agora esta uma bosta que treme igual ao velho ou ate pior akakakkakakak, paguei carro essa peça mais vou deixar asim mesmo ate desanimei de trocar outra vez


"simplesmente compro a mais barata" Esta frase e dica está perfeita, hoje pra mim as melhores buchas hidraulicas no Brasil custam R$ 57,00 cada uma e suspeito que a bucha super cara da Axios para ponta dos eixos em torno de R$ 500,00 nao seja melhor que uma simples que custa R$150,00 e acredito ainda que todas quando são maus colocadas a base de martelos etc, já deixam o carro pior do que chegou na oficina.

Sobre a tampa, acho que os fabricantes paralelos poderiam fabricar uma sem junta, bastaria nivelar a valeta onde entra esta junta deixando lisa e ai sim usar uma camada super fina de siliconte e daria super certo e não seria difícil soltar la. Será que serei preciso criar a minha kakakakak
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3410
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por chirola » Ontem, 13:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Será que serei preciso criar a minha kakakakak

almeidão eu não tinha comentado nada aqui mais ja tinha pensado em algo asim , pense em encher a canaleta da tampa e colocar silicone no cabeçote e não usar junta , na minha ideia so colocaba silicone e deixaba secar e a tampa so encostaria nele para vedar .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre a tampa, acho que os fabricantes paralelos poderiam fabricar uma sem junta, bastaria nivelar a valeta onde entra esta junta deixando lisa

se eu não tenho a memoria ruim a do monza e kadette era com junta de rolha e a tmpa era de aluminio e não tinha a valeta para encaixar junta daria ate para achar uma usada e desempenar ela , so corre ela em cima de uma lixa sobre um vidro e faz a pleina da tampa , acho que funcionaria no 8V e acabaria com o problema de vazar a desgrama da tampa de plastico , se não gosta da cor do aluminio so pinta ela de preto fosco ou satinado . deixa ver se acho a foto da tampa do monza e do kadette

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8401
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por Almeidão » Ontem, 14:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Será que serei preciso criar a minha kakakakak

almeidão eu não tinha comentado nada aqui mais ja tinha pensado em algo asim , pense em encher a canaleta da tampa e colocar silicone no cabeçote e não usar junta , na minha ideia so colocaba silicone e deixaba secar e a tampa so encostaria nele para vedar .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre a tampa, acho que os fabricantes paralelos poderiam fabricar uma sem junta, bastaria nivelar a valeta onde entra esta junta deixando lisa

se eu não tenho a memoria ruim a do monza e kadette era com junta de rolha e a tmpa era de aluminio e não tinha a valeta para encaixar junta daria ate para achar uma usada e desempenar ela , so corre ela em cima de uma lixa sobre um vidro e faz a pleina da tampa , acho que funcionaria no 8V e acabaria com o problema de vazar a desgrama da tampa de plastico , se não gosta da cor do aluminio so pinta ela de preto fosco ou satinado . deixa ver se acho a foto da tampa do monza e do kadette


É verdade Chirola, ela usava uma junta de cortiça e basta dar um bom trabalho nela e usar um fio de cola de silicone e ficaria perfeita e o tópico começado por Jm_Vectrab era exatamente sobre esta peça e eu até discordei com ele e talvez nem ele pensou sobre este fio de cola para vedar. Sim, esta tampa seria ideal para fazer isto.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3410
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por chirola » Ontem, 14:22

a tampa do monza não da no vectra por um pequeno detalhe , estaba o repiro do bloco no vectra vai ligado na tampa e no monza e kadette vai ligado na gaiola do comando , uma pena porque poderia ser uma solução

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8401
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por Almeidão » Hoje, 08:34

chirola escreveu:Fuente del Mensaje a tampa do monza não da no vectra por um pequeno detalhe , estaba o repiro do bloco no vectra vai ligado na tampa e no monza e kadette vai ligado na gaiola do comando , uma pena porque poderia ser uma solução


Sim, vi isto teria que adaptar um tubo com solda, vi tambem a tampa do Vectra 94/95 porem ela era vendida sem uma peça por dentro que é tipo uma cangalha e teria que adaptar algo tambem GM 52271301. Resumindo, os fabricantes teriam que começar a fabricar a plastica mesmo para usar assim e iriam vender uma boa quantidade, bastaria mandar uma pra mim que eu colocaria no canal kakakakak.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3410
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de valvulas aluminio no vectra

por chirola » Hoje, 13:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje vi tambem a tampa do Vectra 94/95 porem ela era vendida sem uma peça por dentro que é tipo uma cangalha e teria que adaptar algo tambem

aquele defletor vende por separado ,
uma coisa é fato as tampas de plastico são mas baratas de ser produzidas para as montadoras mais muito carro novo tem o defeito de vazar oleo pelas tampas sem importar a marca , ja vi reclamos de bmw , renault , land rover , peugeot entre outras .
agora etão fabricando os carter emplastico tambem quero ver cuanto dura sem vazar .
no 16v e mais complicado por não ter outra opção so tem um modelo de tampa e é uma merda ,
no meu fusca nunca vazo oleo pelas tampas de valvulas , a junta era de cortizo e o unico que tinha que facer era colocar um fio de cola de motor entre a junta e a tampa , do lado do cabeçote não vaza a menos que este danificado o plano do cabeçote.
o problema é que o aluminio o plastico e a borracha da junta dilatam e contraem de formas e tempos diferentes por isso falo que os carros modernos são descartaveis , o mesmo os farol meu vectra tem seus farol de vidro bem bonitos mais vejo carro 20 anos mais novos com aqueles farol fosco com o plastico resequido e da a impreção de ser mais velho do que meu vectra com seus 27 anos de uso

15 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 117 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 15 Mai 2024, 16:00