No intuito de ajudar os futuros ''Vectreiros'' na aquisição de suas naves, este tópico está sendo criado para dar boas dicas para que você fique atento na hora da compra. Quem tiver outras dicas por favor comentem abaixo que vou incluindo na relação *Sistema de Arrefecimento: Analisar o reservatório de expansão, se o mesmo estiver com apenas água ou escuro já é um ponto alarmante. Arrefecimento só com uso de aditivo de qualidade. É bom também verificar a temperatura de trabalho do motor testando os estágios da ventoinha com ou sem ar condicionado ligado.
*Motor: Analisar se apresenta algum barulho fora do normal como por exemplo: Batidas de tuchos, saias de pistão, pinos etc...e também se existem vazamentos pelo motor principalmente na junta da tampa do comando de válvulas, corrigir esses problemas não é nada barato. Outra dica é acelerar bastante o carro quando quente e reparar se vai sair algum tipo de fumaça que não seja vapor e passar a mão na saída do cano de descarga e verificar se existe excesso de água ou óleo, caso exista as situações mencionadas acima ligar o botão de alerta uma possível retifica pode está a caminho. Interessante também se conseguir levantar informações de que tipo de óleo e de quanto em quanto tempo foram feitas as trocas.
*Suspensão: Verifique se existem vazamentos nos amortecedores, caso tenha vai gastar uma boa grana pois irá precisar trocar ao menos os dois do mesmo eixo. Balance o carro nos quatro cantos para ter uma noção geral de como está a ‘’rigidez’’ da suspensão. Verificar também o estado dos pneus se não tem bolhas, rasgões, desgastes irregulares etc.
*Câmbio Manual e Automático: Para o manual verificar se não existe folgas ou dificuldades no engate das marchas. Já no câmbio automático verificar histórico de troca do óleo (de acordo com o manual), caso o óleo tenha aparência de queimado ou não tenha sido feito o procedimento de troca no tempo certo não é recomendável a compra. Existe um teste básico para saber como está o conversor de torque do câmbio: Com o carro na posição D (driver) com o freio de mão puxado e o pé no freio acelere gradativamente o RPM não pode passar de 2500 giros. Ao andar com o carro verificar se em alguma posição da alavanca o câmbio patina ou perde força e também se nas mudanças o câmbio apresenta tranco, se qualquer uma dessas situações ocorrem não é recomendável a compra.
*Parte externa:Verificar os faróis, lanternas, parachoques se são de fato do modelo/ano que deseja adquirir. Caso algum item citado não seja do respectivo modelo ficar atento, pois pode ter ocorrido apenas uma modificação por questões de gosto do proprietário atual ou o carro pode ter sofrido alguma batida. Verificar também alinhamentos das peças, portas, laterais, capo etc.
*Parte interna: Procurar testar todos os equipamentos disponíveis do modelo que deseja comprar como botões e funções do ar condicionado, ar quente e ventilação, chave de seta, Cruise Control, teto solar, regulagem dos faróis, computador de bordo, cilindro da ignição (se o modelo que deseja comprar tiver) etc. Outra situação a se observar é nas ofertas de carros com baixa quilometragem, verificar como estão os desgastes dos pedais, acabamentos e bancos. Verificar também se existem luzes acessas no painel como de luz de anomalia, abs etc. Essas luzes podem ser coisas simples de se resolver, mas também podem está relacionadas a outros problemas mais complexos.
De preferência em levar um profissional que entenda de mecânica de sua confiança para auxiliar melhor na identificação dos problemas e também já de cara ir passando os orçamentos +/- do conserto caso o carro tenha algo para fazer que provavelmente vai ter. Importante também e não agir muito com coração e sim com a razão com uma dosagem boa de cautela e paciência para encontrar a melhor opção para você
Boa sorte!