Olá Galera,
Me chamo Douglas Deroza, e venho aqui contar a história do Vectra que adquiri recentemente.
Trabalho com Informática a 19 anos, mas entre uma empresa e outra, sempre fui aprendendo e trabalhando com outras coisas.
Trabalhei em loja de Som Automotivo, Loja de Instalação de Rastreador e etc.
Mas sempre tive uma paixão mesmo por motores, não sei acho o ronco, o cheiro do combustível, ou mesmo a magia de uma cominação de peças e componentes mecânicos e elétricos conseguirem desenvolver uma força e velocidade para uma plataforma com mais de 1 Tonelada, sair do lugar e chegar a velocidades impressionantes.
Pois Bem,
Estava eu em um Domingo pela manhã, na garagem da casa da minha mãe montando um som em um Renault Logan de um amigo (Que por sinal acho q os parafusos daquele carro não vão ficar muito tempo ali com 2 E2K de 800w RMS).
Quando de repente vejo um guincho parando próximo ao portão do vizinho do outro lado da rua com um Vectra extremamente sujoooooooooooo e com uma batidinha na frente e os pneus arriados.......
Na hora confesso que não me chamou muita atenção pois não sabia do que se tratava, única coisa que reparei e que era um GLS então na hora já imaginei que era um exemplar completo mas abandonado e pronto para virar peça de reposição.
Quando para minha surpresa meu Vizinho da casa do lado aparece no meu portão e me fala "Ai mano olha a caranga q achei jogada na garagem de uma amiga parado a 1 ano." Nesse momento meu coração se encheu de esperança, ai ele pediu minha ajuda para colocar o carro no quintal dele e etc.
Então rapidamente comecei a saber mais sobre o carro, pois esse meu vizinho já fizemos rolo em outros carros.
Ai me contou a historia, que a dona tinha comprado para o namorado e ai ele andou com o carro e usou quase ate acabar, ai com os pneus totalmente careca, acabou batendo e ai encostou e estava lá a 1 ano sem funcionar nem nda, e agora ela separou dele e não queria mais saber do carro, ai pediu para ele dar um jeito de vender ou picar ou sei la o q faria.
Nesse momento confesso q meus olhos brilharam mas com um pouco de receio, então já perguntei quanto ela queira no carro e o que funcionava e o que não. Ele ligou para ela e para minha surpresa disse que ate o ultimo dia em q o motor foi ligado, TUDO funcionava.
Ai veio a melhor noticia, disse q não queria nada no carro, que apenas era para pagar os débitos e transferir do nome.
No outro dia ele me passou o Renavam e consultei os débitos e tem pouco mais de 4 mil entre IPVA e multas.
Então conversei com ele quanto ele queira já q ela tinha praticamente dado o carro pra e ele etc, ai ele me disse para apenas pagar os custos do guincho q ele gastou e o estacionamento q estava jogado o carro, tudo deu 1500, ainda no fim das contas dei um celular mais 500 na mão e já era.
Única coisa que combinamos é q só tiraria o carro do quintal dele quando pagar os débitos e transferir.
Então marcamos um dia e fui realmente ver o estado do carro, ele cobriu com uma capa e deixou lá, então com frio na barriga descobri o Vecão. Foi como se um sorriso vindo dele c abrisse para mim por ter salvado ele.
Analise tudo, vi a batida na frente e constatei q e algo muito superficial não afetou em nada a estrutura, só arrumar os faróis e pintar o para-choque e o bico do capo.
Como tenho bastante conhecimento de mecânica e o quintal dele é muito grande e sem problemas, tratei de me preparar para fazer ele funcionar.
Destravei o motor, coloquei um pouco de óleo novo, lubrifiquei os pistões e rodei na mão para imaginar o estado, aparentemente tudo normal.........
Só o q odiei foi achar um cilindro enormeeeeee de kit gás no porta malas, não tenho nada contra quem usa mas eu pessoalmente tenho pavor.....
Achei a chave e já virei para a gasolina, testei bomba de combustível, coloquei gasolina, verifiquei agua e para minha surpresa estava boa e com aditivo, descolorido mas ainda estava ali, tanto q as mangueiras e junções de metal não tem nenhuma corrosão.
Coloquei uma bateria, respirei fundo e mandei ver na partida.
Para minha surpresa, pegou na primeira, falhando e a luz da injeção acesa mas funcionou, batendo um pouco de tucho e bemmmm desregulado.
Deixei esquentar, ligar o ventilador umas 3 vezes sem acelerar pois ainda estava com o óleo velho no motor, após isso dei algumas aceleradas e o barulho dos tuchos diminuiu bastante e para minha surpresa, não saiu nenhuma mas nenhuma fumaça de nda do escapamento, o motor esta com 186 mil km.
Por dentro esta muito sujo e ate com alguns mofos no carpete mas realmente tudo funciona, só o ar condicionado que acredito q seja o gás q pode ter vazado ou evaporado pelo tempo parado.
Falta algumas peças plásticas e acabamentos q com uma dedicação da para resolver.
Então desliguei, cobri novamente e fui as compras........
Óleo, filtro, velas, cabos de vela, correia dentada, tensionador, correia Poli-V, Retentor do comando, Car80, Juntas de TBI e etc.
Tirei os bicos e mandei dar uma limpada e trocar as peneiras (q não existia mais, só tinha o esqueleto de plástico)
Sábado de Sol, dedicação e mãos a Obra. Tirei um pouco de Óleo e coloquei um flush e mandei ver por 20 minutos, retirei o óleo velho q mais parecia uma graxa derretida e preta, coloquei o óleo novo e funcionei por mais uns 30 minutos e desliguei e deixei esfriar.
Troquei as correias e esticadores e tirei um mega vazamento de óleo no retentor do comando.
Coloquei o motor no ponto e dei uma limpeza geral porque estava tudo muito lambuzado de óleo devido aos vazamentos, inclusive ate a correia de acessórios estava totalmente contaminada.
Mas notei um absurdo ocasionado pelo Mexânico anterior, ele apertou tanto os parafusos do cárter q cuspiu a junta para fora e ali também existe um vazamento enorme de óleo. Mas como ja era de tarde não tinha mais onde comprar a junta e nem tempo para trocar pois não tem iluminação no quintal e não ia conseguir trocar.
Limpei TBI e tudo mais com CAR80 e etc, e quando começou a cair a noite, funcionei ele novamente.
Nossa como mudou o carro, barulho mais baixo, os tuchos batendo muitoooo menos e funcionamento mais uniforme, a luz da injeção continua acesa e a rotação de vez em quando oscila e aumenta, creio que seja o sensor de rotação q esteja ruim, comprei um scanner Bluetooth e estou esperando chegar para analisar e trocar o q precisa.
Ai vou comprar a junta do cárter e trocar e acho q vou aproveitar e tirar o pescador e dar uma limpada geral.
Depois coloco umas fotos, precisa pintar em alguns lugares e arrumar algumas coisas mais estou muito feliz com meu Vecao.
Por enquanto é isso, desculpem o tamanho do texto.
Forte Abraço