vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Sáb Abr 19, 2014 2:41 pm

Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Vectra A - Arrumando o suporte das aletas de ventilação 
Autor Mensagem
Vectra Clube

Mensagem Vectra A - Arrumando o suporte das aletas de ventilação
Seguinte galera, esse how to é pra quem tem paciência e um pouco de habilidade em "artes plásticas", hehehe

As aletas da saida de ar do lado do passageiro no meu carro estavam com o suporte quebrado, só o das aletas horizontais, e como eu não tava nem um pouco afim de procurar isso no ferro velho, resolvi eu mesmo fazer a peça, não tem segredo, eu usei uma chave philips, uma chave de fenda, um estilete, um broca de furar metal com diametro 2 mm, um parquimetro e uma base do barbeador mac 3, hehehe.

Vc tera q fazer uma peça de plástico parecida com essa ai:

Imagem

Primeiro retire essa capa que fica em baixo do porta luvas, pois ela é presa em uns suportes presos a ele, é so girar uns prendedores de plástico com o auxílio de uma chave de fenda, depois retire as duas capas de plástico que ficam nas laterais do porta objetos, use uma chave de fenda para puxá-los para fora, não tem parafuso:

Imagem
Imagem

Puxe o porta objetos para fora, ele é apenas encaixado, é so puxar que sai.
Retire os quatro parafusos que prendem o porta-luvas ao paivel:

Imagem

Puxe o porta luvas um pouco e desencaixe a mangueira do ar condicionado e o conector da lâmpada do porta-luvas:

Imagem

Retire o parafuso que prende a saida de ar ao painel:

Imagem

Agora puxe a saida de ar, com cuidado, ela fica encaixada no painel, mas sai sem problema, observe os encaixes do duto de ar que alimenta essa saida, esles tb são apenas encaixados, e soltam facilmente:

Imagem
Imagem

Agora solte os encaixes do painel da saida de ar, é chato pra cacete, pq tem encaixe dos quatro lados, é preciso uma chave de fenda pra ajudar a retirar, mas não quebra fácil não, se vc não for um troglodita, é claro:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Retire a parte de trás, e retire as aletas verticais, é so puxar:

Imagem

Retire as aletas horizontais, com cuidado para não quebrar os pinos que estão levemente fixados ao painel da saida de ar, com o auxilio de um parquimetro marque a distância entre as aletas, essa distância sera a mesma para os furos na peça de plástico:

Imagem

Depois de confeccionar a peça, encaixe tudo de volta (as aletas horizontais ficam meio soltas mesmo, quem prende elas direito é a parte de trás da saida de ar, veja a ultima foto):

Imagem
Imagem

Bom, é isso.

Qualquer dúvida é so preguntar
meu msn é remifreines@hotmail.com

Abraços.

Seg Jul 04, 2005 7:51 pm
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Vectra Clube

Mensagem 
Ah, so uma dica, ai no parquimetro tá marcando 13 mm, mas é um pouco menos, acho q 12,5 mm de distâncio entre os furos que é o certo, eu esqueci de medir.

Desculpe pelas fotos, eu fiz esse concerto à noite, ai não deu pra caprixar na qualidade das imagens.

Abraços

Seg Jul 04, 2005 7:54 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Outra coisa, essa peça que aparece na foto ta diferente da que eu recomendei fazer, pq essa foi a primeira q eu fiz e quebrou, ai fiz a outra mas tava sem pilha pra tirar a foto.

Abraços

Seg Jul 04, 2005 7:56 pm
Moderador

Mensagem 
Excelente How To Edu...
Se um dia o suporte das paletas de ventilação do meu carro estragar....
TE CHAMO pra consertar pra mim... hehehehe...
To zuando, ficou muito maneiro...
E vamos dar continuidade nos How To...
Que venham os próximos...
Abraços,
Serafim.

Seg Jul 04, 2005 8:04 pm
Vectra Clube

Mensagem how to das aletas de ventilação!!!
maneiro esse how to vai me ser muito útil pois a minha está quebrada desde que eu comprei meu vecão!!! vlw mesmo Remifreines ou Edu... um abraço :mrgreen:

Ter Mar 06, 2007 12:36 pm
Perfil Visitar website do usuário
Recente

Mensagem 
Parceiro! eh o msm esquema para VGLS 97? abraço

Seg Mai 07, 2007 7:21 pm
Perfil Visitar website do usuário
Recente

Mensagem Re: Vectra A - Arrumando o suporte das aletas de ventilação
Eai.. seguinte comigo, o suporte VERTICAL soltou.. e pra colocar ele sem desmontar nada é quase impossivel.. :( esse desmanche aí tbm serve pro suporte vertical? ou tem alguma maneira mais fácil de colocar o suporte nas aletas? abraço...

Imagem
Imagem

Dom Fev 17, 2008 6:24 pm
Perfil YIM Visitar website do usuário
Vectra Clube

Argh! ! Que miséria dificil! Heheeh! ! Voce por acaso saberia dizer se pra remover o botão do pisca alerta que fica nas aletas centrais é essa trabalheira?? Aliás podiam bem montar um HowTo de como arrumar o defeitinho cronico dele nao ficar mais travado, né??

Abraços !

Ter Mar 04, 2008 11:55 pm
Recente

Olá.. eu de novo aqui.. mas n é pra dúvidas :lol: peguei em um fim de semana.. eu e o meu filho.. e desmontamos tudo e conseguimos colocar o suporte das aletas horizontais.. a maior dificuldade encontrada foi desmontar o a própria saida de ar.. onde estão as aletas.. bem chatinha.. e ainda mais nós n tinhamos PC no lugar onde desmontamos.. mas agora ficou show.. funciona direitinho MUITO BOM O HOW TO! :grito: :palmas: PARABÉNS...! abraço!

Imagem
Imagem

Qui Abr 10, 2008 4:40 pm
Perfil YIM Visitar website do usuário
Recente

Essa explicação é espetacular pois o defletor do lado do passageiro simplesmente não existe no mercado!

Contudo, não estou conseguindo visualisar as imagens. Já baixei o nível de segurança do navegador, mas, mesmo assim, não são exibidas!

Grato.

Ter Set 15, 2009 10:09 am
Vectra Clube

Vixe... deu pau nas imagens..

Ter Set 15, 2009 1:31 pm
Vectra Clube

luizhbh escreveu:
Vixe... deu pau nas imagens..

A despeito dos dois ultimos posts, as imagens estão entrando perfeitas, o que é um milagre, em se tratando do photobucket. Então eu resolvi desenterrar, pq quando eu bebo brahma... :lol:

Ter Jan 11, 2011 12:22 am
Vectra Clube

Tá, então eu fiz o serviço.

Desmontei o portaluvas na boa, pq o howto tá perfeito, não tem êrro.

Aquela manga do ar, para refrigerar o portaluvas estava apodrecendo a borracha que cobre a espiral metalica, então trabalhei meio rolo de fita isolante em toda a manga e nem parece, ficou perfeita.

A lampada do portaluvas não acendia. Depois de quebrar a cabeça, testei ela no proprio cabo de força dela, estava ok. O circuito de encaixe e liga desliga eu havia testado ok, mas ainda não funcionava. Não fechava contato quando deveria estando a tampa do pl aberta. Então forcei uma pequena chapinha (bem pequena) que fica bem no meio do contato e ficou 10.
Detalhe, no meu só acende com a tampa aberta (correto) e com a ignição ligada. No momento to meio preguiça de conferir no manual.

(outro detalhe é que a lampada pode ser trocada por dentro do pl, mas como o fio é curto cuidar para não desconectar o mesmo, pq depois só desmontando tudo)

Ter Jan 11, 2011 6:19 pm
Vectra Clube

Agora a parte do difusor.

O problema do meu era nas aletas da frente. Desmontei tudo conforme o howto e foi bem facil, mas sempre com paciencia para não quebrar.

A famosa pecinha, que fixa as aletas já não existia mais para as aletas da frente (horizontais).
Então resolvi desencaixar a pecinha das aletas verticais e usei nas horizontais só por curiosidade, e ficou bom. Então eu já tinha o molde pra segunda peça.

Fiz assim:

Ideal seria usar um plastico preto, mas usei uma tampa lisa de fechar aberturas de tomadas e chaves (espelho). O material é tipo dum pvc e é facil de cortar com tesoura.

Coloquei a pecinha em cima do plastico (branco) e marquei os furos com canetinha hidrocor, depois marquei em volta.

Como não tinha broca na bitola, usei prego quente no alicate. Prego de matajunta fica no tamanho ótimo (creio que é o metodo mais facil). Com uma faca tirei as rebarbas derretidas e com o proprio prego ajustei o tamanho do furo.
Agora o pulo do gato (aquele que eu não ensino pra ninguem). Não é nescessário recortar aquelas sinuosidades que aparecem no desenho da primeira imagem do post. Se cortar reto a peça vai ficar mais forte e bem mais fácil de fazer. Na primeira imagem do post, o desenho não está completo, ou foi intenção do brother fazer assim. A peça original tem cortes para encaixar, então quando pegar na tesoura, muito cuidado neste item, pois é no finalzinho que pode estragar tudo.

Eu deixei a peça nova na parte de tras, pq não caprichei muito no acabamento e ficou mais fácil pra trabalhar.

Então ficou funcional e até bastante robusto, e foi facilimo de fazer. Mas cuidado na hora de desmontar a parte final (soltar a grade das travas) e tambem quando recolocar a grade nos encaixes. Sempre com paciencia. 8)

(edit) um detalhe importante pra quem usar pvc branco (do espelho) que é otimo para marcar com canetinha preta, é pintar a peça com canetinha pq senão vai ficar visivel do lado de fora na cor branca.

Editado pela última vez por freds em Qua Jan 12, 2011 2:05 pm, em um total de 1 vez.

Ter Jan 11, 2011 6:53 pm
Vectra Clube

Agora alguem vai ter que me ajudar.

Olhando na foto, já sem o portaluvas, vê-se um orificio bem no fundo.
Pois é, a manga do ar, no meu carro entava enfiada nesse orificio, e eu ao montar recoloquei-a ali, ainda vedando com silicone, pq a vedação parecia péssima.

Então, ao postar reparei nas fotos que a manga vem da esquerda, inclusive se ve um encaixe.

Alguem com experiencia me confirma isso antes de eu abrir de novo, e se, pq daquele buraco então?

Ter Jan 11, 2011 7:15 pm
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo