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 Limpando o motor de passo(regulador da lenta) 
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Mensagem Limpando o motor de passo(regulador da lenta)
Pessoal, atendendo a pedidos, segue uma breve demonstração de como limpar o tão falado motor de passo ou regulador da marcha lenta do VCD com motor 2.2 16 válvulas.

Para começarmos, precisaremos de uma chave Torkys(é esse o nome?), uma chave de fendas e uma Phillipes, líquido pra limpeza, flanela, etc.

Começamos pela retirada da mangueira do filtro de ar até a TBI. Isto é simples de fazer. Feito isto, poderemos ver a peça desejada. Vejam a foto abaixo.
Imagem

Retira-se a presilha e solta-se o plug/conector.

Os dois parafusos estarão à mostra, do lado do filtro. Basta soltá-los com a chave Torkys e retirar o regulador.

Observem que se nunca foi removido, haverá uma junta que deverá estar bem ressecada! Se estragar essa junta, não se preocupem, pois quando da reinstalação do regulador, basta usar "cola de junta" e vedar a peça no corpo da TBI, sem problemas!

Imagem
Regulador já removido.
Observem o resultado da tentativa de abrir o regulador(em vermelho)!


Agora, como não há muita coisa a fazer devido a esta peça ser quase blindada(observem a presilha-pino), basta encher os orifícios mostrados e deixar por alguns minutos, até dissolver ou soltar as impurezas. Repete-se o processo de limpeza e observa-se a coloração do líquido inserido.

Imagem
Aqui, é mostrado o percurso que o ar faz, passando pelos orifícios(onde será injetado o líquido de limpeza) no corpo da TBI, de cima da borboleta para a parte inferior da mesma. Vejam a peça metálica no interior do regulador. É esta peça que fecha/abre, controlando a passagem do ar. Com a sujeira, pode travar aleatoriamente e gerar instabilidade na marcha lenta!


Imagem
Nesta imagem, pode-se observar a trava metálica.
Após deixar escorrer o excesso de líquido, basta chacoalhar(balançar com a mão), forçando a secagem do interior. Pode-se ouvir um som de partes móveis no interior do regulador.

Pronto, após uma limpeza e inspeção final, reinstala-se o regulador no local, conecta-se o plug/conector, a mangueira do filtro e o serviço tá pronto!

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Seg Jan 22, 2007 11:45 pm
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PERFEITOOOOOO !!
Era isso que eu tava procurando hehehe, chega do motor dar aquelas baqueadas quando troca de marcha com o AC ligado

Ah, e já que tu perguntou Chacal, o nome da chave é TORX® hehe

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Ter Jan 23, 2007 1:08 am
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How-to nota 10000000000 esse hein Chacal :twisted: :P :P :P acho que vai fazer muito dono de Vectra feliz e muitas oficinas de injeção com queda no faturamento $$ nos próximos meses :mrgreen:

Acho que vou me ariscar nessa árdua tarefa, pensei que tinha que desmontar mais coisas, mas se é só isso tô dentro. Ah , o pessoal das concessionárias usam e falam muito num tal de Car-80 que dizem ser um poderoso desengraxante e desingripante, é um produto spray que eles usam para limpar todo o sistema de injeção, acho que vou procurar isso, que produto vc. usou Chacal ?

Pergunta imbecíl :oops: passa combustível dentro dessa válvula, ou ela apenas é do tipo eletro-magnética , essas coisas :roll:

Abraços e mais uma vez Parabéns Chacal :palmas:
Janderson

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Ter Jan 23, 2007 2:37 am
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Janderson Vcd 2.2 16V escreveu:
How-to nota 10000000000 esse hein Chacal :twisted: :P :P :P acho que vai fazer muito dono de Vectra feliz e muitas oficinas de injeção com queda no faturamento $$ nos próximos meses :mrgreen:

Acho que vou me ariscar nessa árdua tarefa, pensei que tinha que desmontar mais coisas, mas se é só isso tô dentro. Ah , o pessoal das concessionárias usam e falam muito num tal de Car-80 que dizem ser um poderoso desengraxante e desingripante, é um produto spray que eles usam para limpar todo o sistema de injeção, acho que vou procurar isso, que produto vc. usou Chacal ?

Pergunta imbecíl :oops: passa combustível dentro dessa válvula, ou ela apenas é do tipo eletro-magnética , essas coisas :roll:

Abraços e mais uma vez Parabéns Chacal :palmas:
Janderson


oque suja ali amigo, é aquele vapor de óleo, que vem do respiro do motor...princial inimigo da TBI ehhehee...

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Ter Jan 23, 2007 12:00 pm
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Por essa válvula passa apenas AR....é captado acima da borboleta(por isso pega óleo do respiro), passa pelo mecanismo da válvula e sai sob a borboleta....é muito simples, mas muito importante para o funcionamento do motor!

Usei querosene comum!

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Ter Jan 23, 2007 2:41 pm
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vou ver se consigo escanear uma apostila que eu tenho aqui sobre corpo da borboleta & periféricos... da pra entender direitinho como funciona esse atuador da marcha lenta

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Ter Jan 23, 2007 3:23 pm
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Mensagem Re: Limpando o motor de passo(regulador da lenta)
Chacal12 escreveu:
Pronto, após uma limpeza e inspeção final, reinstala-se o regulador no local, conecta-se o plug/conector, a mangueira do filtro e o serviço tá pronto!


Serviço pronto pra daqui a seis meses vc fazer de novo, se bobear até antes :003:

Essa sujeira na TBi é uma praga!!!

Parabéns Chacal, ficou 10 o How-to.

Abraço.

Lott

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Ter Jan 23, 2007 3:31 pm
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complementando o belíssimo how-to do nosso colega Chacal, vou dar uma explicação de leigo...
não consegui nenhum scanner pra digitalizar minhas apostilas, então me enfezei e roubei uma da Bosch :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

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Reparem no item 7 - ATUADOR DA MARCHA LENTA (motor de passo) ele nada mais é do que um "enganador" da borboleta (em vermelho). Quando o cara tira o pé do acelerador a borboleta fecha deixando só uma "fresta" pra entrar pouquíssimo ar pra manter o motor funcionando em marcha-lenta.

Aí quando o compressor do AC é ligado, o mesmo retira potência do motor, que dá uma "baqueada" e diminui a rotação. Como a borboleta é controlada pelo cabo do acelerador, tem que haver outra maneira de admitir mais ar pro motor "respirar" e não "morrer". É aí que entra em ação o atuador da marcha lenta... ela pega a massa de ar que tá antes da borboleta, desvia por fora e joga depois, direto no coletor de admissão.

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Ter Jan 23, 2007 4:23 pm
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Não consegui soltar os parafusos.
Entortei 2 chaves torx e o parafuso não saiu.

Alguém teve tal dificuldade?

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Sex Jan 26, 2007 11:43 am
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Vai numa oficina e pede pro mecânico soltar eles. Os caras têm umas manhas boas ou então, pegue uma chave de primeira....essas de metal mole não dão conta mesmo!

Também pode dar uma pancadas nos parafusos....isso descola a rosca o suficiente pra sair com a chave!

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Sex Jan 26, 2007 2:10 pm
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Eu dei umas pancadas antes, mas aí as chaves já estavam tortas.

Vo comprar uma chave decente e aí tento outra vez.
Se não conseguir, levo ao mecânico amigo meu para ele afrouxar o parafuso pra mim.

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Sex Jan 26, 2007 2:14 pm
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Registrado em: Ter Nov 02, 2004 5:46 pm
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Amigos ,bom topico este,parabens pela paciencia de postar as fotos,Chacal..O que suja é mesmo a borra do oleo.O que posso acrescentar é que dá p/ limpar sem desmontar tambem,desde que seja feito sempre ( para a crosta nao ficar monstro ) :solte a mangueira do ar , ligue o motor e vá jogando spray descarbonizante na lateral direita da TBI,no buraco que passa ar p/ a peça em questao.O motor vai falhar,entao fique dando umas aceleradas com a mao.Se fizer sempre nao vai precisar desmontar nunca.Lembre de completar o serviço limpando as mangueiras de vapor de oleo que saem do cabeçote , a mais importante é a que tem uma valvula dentro,pode travar e desregular a m. lenta.Se for desmontar o motor de passo do lugar,nunca deixe num balde mergulhado em gasolina ou solvente forte,pois dentro tem um motor eletrico,e os O' Ring podem vazar e dar curto.Use spray ou no maximo querosene ou silicone ( este ultimo um bom conservante de borracha ).


Sáb Jan 27, 2007 4:52 am
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Ótima dica Chacal!
Acabei de fazer esse procedimento no meu carro e a lenta ficou super-lisa!
Valeu!

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Sex Mai 25, 2007 3:24 pm
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Nossa era isso que eu precisava fazer no meu!

Geralmente o pessoal(mexânicos), trocam essa "coisinha" que não é barato.

O meu está com esse problema de marcha lenta ruim e já imaginava isso.

Valew Chacal !!!

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Gustavo Maciel (Gmaiúsculo)
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Sex Mai 25, 2007 5:44 pm
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Registrado em: Dom Abr 29, 2007 5:22 pm
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Galera, vcs sabem se desconectando o motor de passo (regulador da lenta) o carro acelera ou morre???????? O meu acelera... só q tá falhando muito meu carro....

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Qua Mai 30, 2007 5:08 pm
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