por Samuel2301Miguel »
03 Jul 2015, 18:54
Boa noite pessoal! O meu VCD 2.2 16V 00/01 comporta da maneira a qual o Almeidão descreveu.
Moro em uma rua com subida muito ingrime. Quando chego no portão de casa após esta subida, geralmente o meu carro ja chega com a ventuinha ligada! Se demoro a abrir o portão por algum motivo, quando entro e desligo o carro, noto que ele está no final do ciclo onde a temperatura já esta caindo! Sendo assim, ao desligar as vezes demora um pouco mais, as vezes um pouco menos! Algo em torno de 2 a 3 min. Dependendo do ponto da subida, ou ponto de acionamento da ventuinha até o carro ser desligado.
Porem quando chego, de um percurso mais rápido ou descendo a rua, coloco ele na garagem e ao desligar as vezes ele liga a ventuinha, percebi que assim ele demora um pouco mais a desligar.
Acredito que seja por um motivo:
Sistema de arrefecimento com motor desligado não está bombeando o liquido, sendo assim, a água refrigerada que sai do radiador não circula pelo motor levando por sua vez, temperaturas mais baixas p/ o motor que também, mesmo estando desligado, demora a baixar a temperatura por não contar também com ventilação natural por impacto do vento quando em movimento.
Enfim, acredito que seja normal! O que se deve observar sempre, é o "top" de temperatura onde se passar dos 90° e persistir, o sistema de arrefecimento não está sendo eficiente.
Uma dúvida pessoal?
Meu carro esta trabalhando sem líquido de arrefecimento. Como devo proceder para colocar o liquido no sistema? Quais os benefícios de se utilizar liquido de arrefecimento ao invés de água?